Último final de semana sprint da temporada em Interlagos

Texto e fotos: Pirelli

Os pneus e a pista

  • Os três compostos escolhidos para o GP do Brasil são C2 como White Hard, C3 como Yellow Medium e C4 como Red Soft.
  • A Mercedes venceu o maior número de corridas em Interlagos desde que o GP do Brasil adotou o nome da cidade, com Lewis Hamilton e George Russell vencendo em 2021 e 2022, respectivamente.
  • Interlagos recebeu 39 GPs do campeonato mundial no total, com a Ferrari vencendo 10 vezes e Michael Schumacher sendo o piloto mais bem sucedido com quatro vitórias.
  • O GP do Brasil também já foi realizado no circuito de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, 10 vezes.
  • Kevin Magnussen deu à Haas sua primeira pole position no ano passado, aproveitando ao máximo seus pneus de composto macio na chuva, no início do Q3. Foi também a primeira (e até agora única) pole do dinamarquês, terminando com a oitava posição na corrida sprint do dia seguinte.

Mario Isola – Diretor de Motorsport: "O autódromo de Interlagos, em São Paulo, é conhecido por proporcionar corridas emocionantes. A volta tem apenas 4.309 quilômetros, tornando-se uma das mais curtas do ano, apenas Mônaco e Cidade do México são mais curtas. Ele também é executado no sentido anti-horário e situado em uma encosta, o que lhe dá um caráter único. Os pilotos enfrentam uma descida íngreme após a primeira curva, seguida por uma longa subida com várias curvas sinuosas e, em seguida, uma longa reta que leva de volta à linha de chegada. A pista tem 15 curvas, cinco à direita e nove para a esquerda, com várias mudanças de direção. Interlagos tem um pouco de tudo, com curvas de baixa e média velocidade, e os carros rodando em um nível bastante elevado de pressão aerodinâmica. As forças que atuam sobre os pneus são razoavelmente equilibradas entre laterais e longitudinais. O asfalto em si tem um alto nível de rugosidade, típico de pistas permanentes com uma longa história por trás. A degradação é principalmente térmica, por isso os compostos C2, C3 e C4 foram escolhidos. Uma estratégia com duas paradas é o mais provável, enquanto uma parada exigiria bastante gerenciamento de pneus afetando o ritmo de corrida. O Safety Car tem sido acionado com frequência durante o GP, introduzindo outra variável fundamental, também vimos que as condições climáticas podem variar rápida e amplamente nesta época do ano. Interlagos também sediará a última etapa sprint da temporada, dando às equipes e pilotos outra chance de avaliar o comportamento dos pneus em longos stints. Desde que as corridas sprint chegaram na temporada 2021, Interlagos sempre foi uma delas, um sinal claro de que esse é o tipo de pista que se adapta muito bem a esse formato".