Gasolina Petrobras Podium carbono neutro terá compensação de suas emissões operacionais e de uso pelos consumidores por meio de créditos de carbono

Texto e fotos: Vibra

A compensação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) geradas em todo o ciclo de vida da gasolina, desde a origem até o uso, por meio de créditos de carbono gerados por ações de preservação florestal de biomas nacionais, será feita pela Petrobras, fornecedora do combustível.

A disponibilização da nova gasolina fortalece a linha de produtos da companhia e reforça sua liderança no setor, na composição de soluções para uma economia de baixo carbono capazes de atender a demanda da transição energética e ajudar na descarbonização de seus clientes.

Neutralizando emissões em todas as etapas do ciclo de vida do combustível
Segundo a Petrobras, a neutralização, via aquisição e aposentadoria de créditos de carbono, tem o objetivo de compensar as emissões de GEE. A Petrobras mensurou os GEEs emitidos em todo o ciclo de vida do produto pela metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) do “berço à roda”. Isso inclui as emissões de fontes controladas diretamente pela empresa e, também, as fontes indiretas de emissões no uso do produto. Embora o combustível seja fóssil e, portanto, emita GEEs durante sua produção e uso, as emissões são compensadas antes da venda ao consumidor. O usuário final vai comprar uma gasolina neutra em carbono, abastecer, rodar com seu veículo, e as emissões geradas já vão ter sido compensadas. Dessa forma, a Petrobras garante a compensação das emissões em toda a cadeia de produção de petróleo, refino, distribuição e consumo da nova Gasolina Petrobras Podium.
A Gasolina Petrobras Podium, lançada em 2002, sempre foi referência no mercado por estar à frente em tecnologia e inovação. Além da compensação de emissões de GEE e da redução no teor de enxofre, a Podium manteve todos os seus diferenciais: altíssima octanagem RON 102 e teor de enxofre abaixo de 20 ppm (partes por milhão). Trata-se da melhor octanagem de fábrica, obtida com as mais nobres correntes dos avançados processos de refino. Soma-se a isso a tecnologia de aditivação da Vibra, chamada Tecno 3, que garante limpeza, proteção e economia. A nova Gasolina Petrobras Podium, desenvolvida no Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), traz consigo esse histórico de pioneirismo e passa, agora, a ser a única carbono neutro, mantendo o máximo desempenho. Produzida, atualmente, na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão (SP), a nova Gasolina Petrobras Podium está disponível exclusivamente nos Postos Petrobras selecionados das principais cidades do país.