Market share atinge marca histórica de 5%, impulsionado por montadoras chinesas

Texto e fotos: ABVE

Por larga margem, agosto bateu o novo recorde mensal de vendas de veículos leves eletrificados no Brasil, com 9.351 emplacamentos - 25% acima do recorde anterior de julho (7.462) e 120% sobre agosto de 2022 (4.249).

O mercado brasileiro de veículos eletrificados (HEV + PHEV + BEV) manteve o mesmo ritmo intenso de vendas do primeiro semestre e se aproxima da marca histórica de 10 mil unidades num único mês, em oito meses de 2023, o Brasil emplacou 49.052 eletrificados leves, praticamente o mesmo número de todo o ano anterior (49.245 em 2022) – que já tinha sido recorde, o total da frota de eletrificados leves em circulação no Brasil chegou a 175.491 veículos (janeiro 2012 a agosto 2023).

Market Share
A participação de mercado dos eletrificados também teve considerável crescimento e em agosto atingiu a marca histórica de 4,75% do total de emplacamentos de veículos leves no mercado doméstico no mesmo período (196.878 - Fenabrave). Em julho este percentual foi de 3,5%, e na comparação com agosto de 2022 (2,19%) a participação de mercado dos eletrificados mais do que dobrou. O mercado de veículos eletrificados no Brasil ainda é considerado incipiente perto do mercado dos países europeus e asiáticos, mas tem crescido continuamente. Há uma década, de janeiro a agosto de 2013, o Brasil tinha vendido apenas 321 veículos e em 2023 vendeu 49.052 no mesmo período - um aumento astronômico de 15.181%.

Plug-in
Outro destaque de agosto são os veículos elétricos plug-in (BEV + PHEV), cujas baterias podem ser recarregadas por fonte externa. Pela primeira vez na série histórica da ABVE os plug-in superaram os eletrificados não plug-in, com 52% das vendas, contra 48%. O crescimento dos últimos meses foi fortemente impulsionado pelas marcas chinesas, desde maio, o mercado de veículos eletrificados está aquecido e em franca expansão. Nos oitos primeiros meses de 2023, o Brasil emplacou 49.052 veículos eletrificados, um aumento de 76% em relação ao mesmo período de 2022 (27.812). Se a comparação com os primeiros oito meses de 2020, esse aumento é de 167%.

Evolução
A evolução do mercado de eletrificados vem se desenhando no Brasil, conjugando investimentos em instalação de eletropostos, novos modelos disponíveis e novas montadoras atuando no mercado, esse amadurecimento pode ser percebido pela gradativa evolução do consumidor de veículos elétricos rumo aos veículos plug-in, que têm recarga externa das baterias e mais autonomia no modo elétrico. A participação dos plug-in (BEV e PHEV) sobre o total de vendas de eletrificados foi de 52% em agosto (4.874 veículos), um pouco mais do que a soma dos HEV e HEV flex, com 48% (4.477 veículos).