O suspense policial retrata o atual momento de loucura que o mundo vive
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Diamond Films
Não tem justificativa nem explicação, mas a cada novo dia do Século XXI aparece um maluco tentando acabar com seus semelhantes pelos motivos mais banais. Grande parte deles vive em um país que funciona, talvez a América não seja hoje o que representou na metade final do milênio passado, mesmo assim é melhor que muitos rincões onde a qualidade de vida e o respeito ao semelhante quase não existem.
Nesse colapso de civilidade, o que vale é a sua opinião em detrimento da dos outros, nunca vivemos um período de gente tão mal educada e que acha que as coisas se resolvem com violência. O longa que estréia hoje nos cinemas brasileiros retrata esse momento, em Sede Assassina (FilmNation Entertainment, RainMaker Films, Diamond Films) o lado selvagem dos chamados humanos aflora de maneira descontrolada e injustificada.
Escrito, produzido, dirigido e editado pelo argentino Damián Szifron, o filme tem muitas referencias latinas para um problema americano, a polícia e o FBI fazem uma caçada para identificar e capturar um Serial Killer. Para isso, o investigador chefe Lammark (Ben Mendelsohn) recruta a policial Eleanor (Shailene Woodley, que também assina a produção), ela luta contra demônios do passado e pode ser capaz de entender a mente do assassino.
Existem pontos interessantes no longa, as cenas de ação são bem dirigidas, as situações tensas são bem exploradas, mas o lado artístico tem atuações quase lineares, os atores agem mais pelo instinto do que pelas mãos do diretor. Pode ser pelo excesso de funções que Szifron acumula, isso fez com que o roteiro tenha alguns pecados, a estória pula e fica para a montagem apresentar soluções, que são muito convencionais.
A fotografia de Javier Julia tem muita simplicidade, o equipamento Arri Alexa Mini com lentes Zeiss Master Anamorphic, Master Prime e Angenieux permitiria que fosse mais ousada, não compromete o produto, mas deixa um gosto de quero mais por ter cenários naturais lindos.
Com um orçamento relativamente baixo de US$ 22 milhões, Sede Assassina já está em cartaz nos EUA desde abril onde os 119 minutos são aconselhados para maiores de 16 anos, vale a pena ser conferido para conhecer a atual loucura que acomete os humanos, os animais racionais são muito mais selvagens e sem propósito que as chamadas feras.
0 Comentários