EAD capacita para o mercado de retificação de motores e prepara segunda etapa de Programa de Capacitação, o curso será sobre montagem de motores da linha leve, média e pesada

Texto e fotos: CONAREM

O curso de formação de retificadores de motores idealizado pelo CONAREM, feito parceria com o SENAI-SP, já contabilizou mais de 11 mil inscritos por todo o Brasil. Só no estado de São Paulo são mais de 7 mil alunos.

O curso, online e gratuito, possui 7 módulos: Características Técnicas de Motores a Combustão Interna; Metrologia Aplicada a Motores de Combustão Interna; Técnicas de Retífica de Biela de Motores a Combustão Interna; Técnicas de Retífica de Bloco de Motores a Combustão Interna; Técnicas de Retífica de Virabrequim de Motores a Combustão Interna; Técnicas de Retífica de Volante de Motores a Combustão Interna e Técnicas de Retífica de Cabeçote de Motores a Combustão Interna. Segundo José Arnaldo Laguna, presidente do CONAREM, este EAD é a peça mais importante e faz parte da terceira fase da campanha setorial criada pela entidade, que tem como objetivo atrair mão de obra para este mercado de trabalho, mostrando os benefícios da carreira de um retificador de motores. A iniciativa ressalta a importância dos motores para movimentar a economia e o papel essencial das retíficas para mantê-los funcionando. Nesse contexto, retificador e retífica são fundamentais para garantir a manutenção da frota circulante que reúne máquinas agrícolas, equipamentos motorizados, barcos, aeronaves, motores estacionários e locomotivas.

Está em desenvolvimento pelo SENAI-SP mais uma etapa de curso para a área de retificação de motores, idealizado pelo CONAREM. Utilizando a plataforma de EAD Ensino a Distância, essa capacitação será sobre a montagem de motores, uma competência técnica essencial para se trabalhar em uma empresa que deseja prestar serviços para motores à combustão interna, quer seja uma retífica, oficina, frotista ou até uma concessionária de veículos. A formação adequada traz diversas vantagens para o profissional como eficiência, segurança e atualização tecnológica. A previsão de lançamento do novo curso é para o início do segundo semestre.