Torque excessivo ou insuficiente pode levar à soltura da roda, representando um sério risco para a segurança do veículo e de seus ocupantes

Texto e fotos: MLP Assessoria

Esta semana, o vídeo do capotamento provocado por uma roda que se soltou de uma caminhonete causando um acidente – sem vítimas - em uma movimentada estrada em Los Angeles, nos Estados Unidos, viralizou. Apesar da causa do desprendimento não ter sido esclarecida, o fato chamou a atenção para a importância de se realizar sempre com muito cuidado o correto aperto das rodas.

Embora aparentemente simples, a troca de pneus em um automóvel exige que um procedimento seja seguido: instalação da roda e subsequente aperto dos parafusos. A chave de rodas que é fornecida junto com as ferramentas do veículo é projetada para permitir a aplicação de um torque suficiente para que o parafuso seja apertado de forma adequada. Além de conferir o aperto das rodas, antes de pegar a estrada nesse feriado prolongado de Páscoa não deixe de verificar a calibragem – inclusive do estepe - bem como o alinhamento do conjunto roda, direção e suspensão; o estado das válvulas e dos sulcos.