• Emplacamento de veĂ­culos de produĂ§Ă£o nacional das associadas, em novembro, teve desempenho expressivo de 83,2%;
  • Falta de produtos em novembro impacta licenciamento de importadoras associadas Ă  entidade;
  • No acumulado dos onze meses do ano, entre importados e nacionais, desempenho Ă© negativo de 23,9%.

Texto e fotos: Abeifa

As onze marcas filiadas tiveram licenciamento de 4.405 unidades, das quais 1.818 importadas e 2.587 veĂ­culos de produĂ§Ă£o nacional, anotaram em novembro Ăºltimo aumento em suas vendas de 18,5% ante outubro de 2022, quando foram comercializadas 3.717 unidades. Comparado a novembro de 2021, a reduĂ§Ă£o Ă© de 23,8%, 4.405 unidades contra 5.782 veĂ­culos. Na importaĂ§Ă£o, as 1.818 unidades vendidas significaram queda de 21,1% ante as 2.305 unidades de outubro de 2022 e reduĂ§Ă£o tambĂ©m de 3% ante novembro de 2021; enquanto na produĂ§Ă£o nacional – com 2.587 unidades – a alta nas vendas foi de 83,2% ante as 1.412 unidades do mĂªs anterior, mas reduĂ§Ă£o 33,8% em relaĂ§Ă£o a novembro de 2021 (3.908 unidades).

Com esse desempenho de novembro, as marcas associadas Ă  Abeifa anotaram no acumulado do ano 51.066 unidades licenciadas, 23,9% inferior Ă s vendas dos onze meses do ano passado, que representaram 67.126 unidades.

Participações
Em novembro Ăºltimo, com 4.405 unidades licenciadas (importados + produĂ§Ă£o nacional), a participaĂ§Ă£o das associadas Ă  Abeifa foi de 2,3% do mercado total de autos e comerciais leves (191.944 unidades). Se consideradas somente as 1.818 unidades importadas, as associadas Ă  entidade responderam por apenas 0,9% do mercado interno brasileiro, enquanto as unidades nacionais, com 2.587 veĂ­culos, significaram marketshare de 1,34%.

Se considerado o acumulado de janeiro a novembro, as associadas Ă  Abeifa respondem por 2,9%: 51.066 unidades ante o mercado interno brasileiro de 1.755.332 veĂ­culos.