O luxuoso SUV é um dos carros mais desejados do Brasil
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Stellantis
Desde que chegou ao nosso país com seus veículos de ótima qualidade e linhas agradáveis aos olhos dos brasileiros, a divisão Jeep da montadora coleciona prêmios e conquistas de mercado, mesmo com todas as crises e intempéries que passamos nos últimos anos. Outro motivo é o fato de o Diesel poder ser usado como combustível de automóveis particulares, antigamente era restrito ao transporte público e de carga, por ser considerado muito poluente para cidades, ainda bem que isso acabou.
Durante uma semana eu pude avaliar esse carrão, sem exagero, em ruas e avenidas da cidade de São Paulo e em uma breve passagem por rodovia, Commander Limited Diesel é um desses carros que a gente não quer, mas precisa devolver pra a montadora depois de usar com muito gosto.
É um SUV pra lá de bonito, tem linhas elegantes principalmente na dianteira onde o grupo óptico chama muito a atenção, suas linhas laterais e na traseira fazem dele um dos melhores desenhos que a indústria automotiva já produziu.
A utilização da plataforma Small Wide garante maior rigidez e absorção de impactos, tem novas suspensões dianteira e traseira que fazem com que o NVH (Ruído, Vibração e Aspereza), seja muito baixo nas mais diversas condições de piso, no asfalto e na terra. Ele é equipado com uma evolução do motor turbo Diesel TD380 (novo mapa de calibração, novo volante motor, novo conversor de torque, nova turbina) de 2.0 litros, quatro cilindros, 170 cv de potência e 380 Nm de torque, tração 4x4 com reduzida, câmbio automático de 9 velocidades, seletor de terreno (Sand/Mud, Snow e Auto) e HDC (Hill Descent Control).
O Commander Limited Diesel é um ótimo para se usar na cidade, mesmo com seu tamanho generoso, que na verdade irrita os motoqueiros que insistem em passar entre os carros em faixas onde isso é impossível. Manobras em vagas de estacionamento e agilidade no transito pesado, são duas de suas melhores características, outra é o consumo, segundo o computador de bordo, a média na cidade ficou em ótimos 10,6 km/l, com o ar-condicionado ligado e três pessoas a bordo.
Na estrada a conversa é muito séria, seu desempenho é muito bom, o conforto que os passageiros e motorista tem é de carro grande de luxo, as retomadas de velocidade são seguras e sempre muito rápidas, o consumo, que girou em torno de 13,4 km/l com três ocupantes e ar-condicionado ligado faz dele um modelo muito econômico e, com a autonomia, viagens longas quase não precisam de abastecimento no meio do caminho.
O Commander Limited Diesel tem um acabamento muito requintado e muitos recursos eletrônicos. São três fileiras de assentos, sete lugares e porta-malas com 1.760 litros com todos os bancos rebaixados (661 litros com cinco ocupantes e 233 litros sete). A eletrônica embarcada apresenta o cluster Full Digital personalizável de 10,25”, central multimídia com tela touch de 10,1”, navegação, espelhamento Apple Carplay e Android Auto, carregador de smartphones sem cabo, portas USB nas fileiras de assentos, rebatimento automático dos retrovisores, Keyless Enter ‘N Go, ar-condicionado Dual Zone, banco do motorista com ajuste elétrico, teto solar panorâmico só para citar alguns itens.
Na parte de segurança, o ADAS, Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista, garantem muita tranquilidade para quem dirige, são utilizadas tecnologias de direção autônoma como o controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática, detecção de ponto cego e de tráfego cruzado, alerta de mudança de faixa, frenagem de emergência para pedestres, ciclistas ou motociclistas, detector de fadiga, reconhecimento de placas de velocidade, comutação automática de faróis e o ótimo park assist.
O Commander Limited Diesel tem preço sugerido de R$ 299.308,00, são 6 cores para escolher, pacote de acessórios, opcionais e serviços, Garantia Adicional Jeep, Revisão Sob Medida Jeep, financiamento da marca, três anos de garantia e as concessionárias da marca já te esperam pra um Test Drive daquele que, certamente, é um sonho que será facilmente realizável.
Ficha Técnica
Motor
- Posição: Transversal dianteiro
- Número de cilindros: 4 em linha
- Diâmetro x curso: 83 x 90,4 mm
- Cilindrada total: 1.956 cm³
- Taxa de compressão: 16,5:1
- Aspiração: Turbocompressor
- Potência máxima (ABNT): 170 cv a 3.750 rpm
- Torque máximo (ABNT): 38,7 kgfm (380 Nm) a 1.750 rpm
- Nº de válvulas por cilindro: 4
- Eixo comando de válvulas: 2 no cabeçote
Alimentação
- Injeção eletrônica: Bosch Multijet II ++, direta
- Combustível: Diesel
Transmissão
- Câmbio automático: nove marchas à frente e uma à ré
- Diferencial (relação final) – 4,334
- Tração: Integral
Sistema de freios
- Comando: A pedal e transmissão hidráulica com ABS/ESC
- Dianteiro: A disco ventilado (diâmetro de 305 mm) com pinça flutuante
- Traseiro: A disco sólido (diâmetro de 320 mm) com pinça flutuante
Suspensão dianteira
- Tipo: McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores com geometria triangular e barra estabilizadora
- Amortecedores: Hidráulicos e pressurizados
- Elemento elástico: Molas helicoidais
Suspensão traseira
- Tipo: McPherson com rodas independentes, links transversais/laterais e barra estabilizadora
- Amortecedores: Hidráulicos e pressurizados
- Elemento elástico: Molas helicoidais
Direção
- Tipo: Elétrica com pinhão e cremalheira
- Diâmetro mínimo de curva: 11,8 m
Rodas
- Medidas: 7,5” x 18” – liga de alumínio
- Pneus: 235/55 R18
Peso do veículo
- Em ordem de marcha: 1.885 kg
- Capacidade de carga: 540 kg
Dimensões externas/capacidades
- Comprimento: 4.769 mm
- Largura da carroceria: 1.859 mm
- Altura do veículo: 1.702 mm
- Distância entre eixos: 2.794 mm
- Bitola dianteira: 1.572 mm
- Bitola traseira: 1.589 mm
- Altura mínima do solo entre os eixos: 212 mm
- Ângulo de entrada: 26,1°
- Ângulo de saída: 24,3°
- Ângulo de rampa: 21,7°
- Volume do porta-malas: 661 litros (5 pass.)/ 233 litros (7 pass.)/ 1.760 litros (2 pass.)
- Tanque de combustível: 61 litros
Desempenho
- Velocidade máxima: 197 km/h
- 0 a 100 km/h: 11,6 s
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