Com estande de 2.800 metros quadrados, fabricante expõe os modelos que atendema nova lei de emissões Proconve P8, o novo trem de força Super e seu amplo portfólio de serviços

Texto e fotos: Scania

A Scania, líder na transição para um sistema de transporte mais sustentável, traz diversas novidades para a Fenatran 2022 – 23º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga, uma das mais importantes feiras de transporte do mundo. Em seu estande, com 12 caminhões, a fabricante apresenta os destaques Euro 6 da linha 2023 de caminhões, da gama Super, que recebem o novo e mais eficiente trem de força da história da marca, da família fora de estrada XT, semipesados, opções a gás e as soluções de Serviços e Serviços Financeiros. As primeiras entregas dos novos produtos vão começar a partir de fevereiro de 2023. Além disso, a Scania Locação inicia o aluguel de veículos da fabricante na feira.

Além disso, os clientes serão apresentados ao portfólio da Scania Locação, que inicia suas operações a partir da Fenatran, atendendo em cobertura nacional. Estarão contemplados os caminhões da nova linha P8/Euro 6, os movidos a gás natural e/ou biometano e da gama Super.A solução completa vai ofertar o produto corretamente especificado para a necessidade do cliente e suas tecnologias, e apoio dos Serviços Financeiros Scania. No estande, há uma área dedicada da nova empresa com equipe para tirar dúvidas e fazer negócios. O espaço Scania tem 2.800 metros quadrados. No centro do estande, uma Estação de Disponibilidade mostra de qual forma as soluções Scania aumentam o tempo do veículo rodando. Há ainda a área exclusiva de negócios da Scania Locação e dois espaçospara celebrar os 65 anos da marca, completados em julho, com ativações, brindes e caminhões históricos.
No total serão 12 caminhões expostos.Da gama rodoviária Super estão o R 560 6X4, R 500 6X2, R 460 6X2 e G 420 6x2; P 360 8X2 e P 280 6X2 (semipesado); P 370 4X2 (novo pesado de entrada para a operação regional); Da linha fora estrada XT estão expostos os modelos G 560 6X4 Super (cana-de-açúcar e madeira) e R 660 V8 10X4 (mineração); P 340 4X2 e R 410 6X2 (ambos movidos a gás natural e/ou biometano. E, o impressionante 770 S V8 6X4na primeira exposição no Brasil do caminhão mais potente do mundo (que estará disponível na linha 2023. Está exposto ainda um motor de geração de energia movido a gás, que comprova a versatilidade dos negócios da empresa. Na área externa do São Paulo Expo, haverá o tradicional Fenatran Experience, onde os visitantes podem sentir toda a inovação, conectividade e segurança dos produtos. A Scania dispõe de três veículos para o test drive gratuito: R460 6x2 Super, R560 6x4 Super e umP 340 4x2, este movido a gás. Os visitantes e clientes podem conhecer os modelos e elementos que permitem ganhos importantes do ponto de vista da eficiência energética, por meio dos motores Euro 6 (até 2% de economia de diesel) e da gama Super (até 8% de redução de consumo e novo trem de força), em comparação com a atual linha Euro 5. Além dolançamento de potências e duas novas gerações de caixas de câmbio (G25 e G33). Ainda foram acrescentados ingredientes essenciais de sustentabilidade e segurança no reforço do sistema ADAS 2.0(Advanced Driver Assistance Systems), no novo freio de liberação de compressão(CRB) – de maior potência de frenagem (que pode ser somado ao Scania Retarder) – e na estreia do eixo traseiro RB885 6x4, agora tendo o cardan no formato reto, ainda mais robusto e confiável.
Por falar em segurança, a Scania aproveita a Fenatran para informar o incremento dos pacotes disponíveis. A linha de caminhões rodoviários passa a ser equipada de série com ESP, AEB, LDW e a nova tecnologia Driver Attention Support. O Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP) atua na correção da trajetória e estabiliza o veículo em curvas muito rápidas ou no desvio brusco de rota. As outras três tecnologias fazem parte do ADAS 2.0. O AEB é a frenagem de emergência avançada e o LDW avisa o motorista quando o caminhão sai de forma involuntária da faixa de rolagem e invade o espaço ao lado. Umas das novidades que entram para a linha Euro 6 é o Driver Attention Support. Ele vai auxiliar de forma prática no monitoramento do nível de atenção do motorista e avisa, por meio de alertas acústicos e visuais,quando deve ser feita uma pausa na direção. Para fechar esse ciclo virtuoso, serão reforçados os benefícios das Soluções Scania dentro do conceito de garantia da disponibilidade, como o aumento dos intervalos de troca e de manutenção, os Serviços Conectados, o Scania FIT, o treinamento de motoristas e o apoio total da rede de concessionárias, cada vez mais digitalizada.