Sempre atenta às demandas do mercado de motocicletas, a Marelli Cofap Aftermarket lança 11 códigos de relés para modelos de marcas como Honda, Yamaha, Suzuki e outras

Texto e fotos: SD&PRESS Consultoria

A função do relé, de maneira geral, é permitir a abertura e fechamento de um circuito elétrico, ou seja, bloquear ou não o fluxo de corrente elétrica; e a marca Magneti Marelli oferece três tipos de relés para o mercado de reposição de motopeças: partida, pisca e carga. Os relés de partida são responsáveis por receber o sinal elétrico proveniente do interruptor de partida do motor. Esse sinal elétrico alimenta imediatamente o motor elétrico de partida, através de cabos apropriados para a corrente elétrica do sistema de partida, que ultrapassa 60 ampères, uma corrente elétrica bem alta, sem causar centelhamento e carbonização do interruptor.

Os relés de partida têm um tempo de vida útil de aproximadamente 50 mil ciclos de comutação (acionamento do motor de partida) em condições normais de uso. Quando detectada alguma anormalidade no relé de partida, é imprescindível avaliar as condições do motor de partida também, para verificar se não há algum desgaste excessivo que esteja comprometendo a vida útil do relé. Ao realizar a substituição de um relé de partida por um novo, é necessário verificar e limpar os terminais dos cabos de bateria, motor de partida e conector da fiação principal. Os relés de pisca têm a função de acionar as lâmpadas de pisca através do comando do condutor. Sendo assim, esse componente é importante na medida em que a seta indica a intenção de deslocamento do veículo por parte do condutor, alertando e orientando os demais motoristas e pedestres. Já os relés de carga distribuem a tensão da bateria para os componentes elétricos da motocicleta, assegurando adequada carga à bateria e o equilíbrio elétrico do sistema.