Russell é o mais rápido no treino que teve também testes de pneus para 2023

Texto e fotos: Pirelli

O que aprendemos

  • O programa de testes para os pneus de 2023 está completo, as equipes agora esperam para ter contato na sessão que vai acontecer depois do GP de Abu Dhabi quando será conhecida a definitiva. Como foi o caso em Austin no fim de semana passado, a sessão FP2 foi de 90 minutos para realizar o teste, houve um atraso de 20 minutos devido a uma bandeira vermelha e reparos na pista.
  • O tempo mais rápido do dia foi registrado com os pneus Red Soft de George Russell que marcou 1m19,970s no FP2.

  • As condições meteorológicas foram ensolaradas no início da tarde e depois nubladas no FP2, atingindo 28º ambiente e 42º na pista durante a primeira parte da sessão, antes de diminuir significativamente na segunda metade para 34º. A previsão permanece mista no fim de semana, com possibilidade de chuva.
  • As equipes usaram seus pneus alocados durante o FP1, que durou os 60 minutos normais. Carlos Sainz foi o mais rápido com o Red Soft com o tempo de 1m20.707s.

  • Havia uma pista 'verde' que oferecia aderência razoável, com algum grau de evolução. Como os pneus do fim de semana foram usados na maior parte no FP1, as equipes coletarão dados para finalizar suas estratégias no FP3. As indicações até agora sugerem uma diferença de desempenho estimada de aproximadamente 1,0s entre o White Hard e o Yellow Medium e quase 0,6s entre o Medium e o Soft.

Simone Berra - Engenheiro Chefe: "Foi um dia agitado na Cidade do México, com as equipes correndo para coletar dados para a corrida no FP1 e, em seguida, completar nosso teste de pneus no FP2, que se concentrou nos compostos mais macios depois de avaliar os mais duros em Austin. As interrupções por bandeira vermelha, principalmente a primeira, significaram que algumas equipes não conseguiram concluir o programa, mesmo assim coletamos uma quantidade útil de informações para analisar. Vimos uma evolução na pista que estava em melhores condições do que prevíamos, oferecendo aderência razoável desde o início. Do ponto de vista da corrida deste fim de semana, estão faltando dados em relação ao habitual, o que significa que o trabalho feito no FP3 será muito importante. Os pilotos usaram principalmente os pneus duros e macios, tivemos um pouco de derrapagem no duro, mas contivemos a degradação no macio, isso significa que ele deve pode ser um interessante pneu de corrida".