Com três paradas e sorte de campeão, Verstappen ganha a corrida e assume a liderança do campeonato

Texto e fotos: Pirelli

Melhores Momentos do pneu na corrida

  • Max Verstappen usou a estratégia de três paradas para sair do segundo lugar na largada para a vitória e assumir a liderança do campeonato. Ele alternou entre o pneu P Zero Vermelho Soft, que iniciou a corrida e terminou com o P Zero Yellow Medium.
  • Seu companheiro Sergio Perez e George Russell terminaram no pódio, ambos usaram uma estratégia diferente de três paradas, Soft-Medium-Medium-Soft.
  • Quase todos optaram por largar com o P Zero Red Soft, a exceção foi Lewis Hamilton que escolheu o P Zero Yellow Medium. Caindo para o fim do pelotão após um contato na primeira volta, Hamilton pensou em desistir, mas ouviu o conselho da equipe e continuou na corrida, acabou terminando em quarto lugar com a estratégia de três paradas, a primeira foi logo na primeira volta, depois vieram mais duas.

  • Valtteri Bottas foi o mais bem colocado com duas paradas, chegando em P6, apenas quatro pilotos pararam duas vezes e com três estratégias diferentes.
  • As temperaturas foram as mais altas de todo o fim de semana, chegando a 51º na pista, mesmo nessas condições difíceis, os pilotos preferiram os compostos Soft e Medium.

Como se comportou cada composto

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Este foi certamente um dos maiores testes que os nossos novos pneus de 18" enfrentaram durante o ano, graças a um circuito de alta energia com alta degradação e temperaturas da pista que ultrapassou os 50º. Podemos dizer que eles lidaram muito bem com o desafio e o que torna o desempenho ainda mais impressionante é que os pilotos se concentraram apenas nos pneus mais macios indicados aqui. Em particular, o pneu Soft foi uma revelação, foi escolhido por quase todos para a largada e muitos deles rodaram com ele durante a maior parte da corrida. Houve grande variedade de estratégias, com pilotos dispostos a ultrapassar os limites e fazer três paradas, aumentando o espetáculo de uma corrida muito disputada, isso porque esses carros facilitam as ultrapassagens. Parabéns à Red Bull pela dobradinha, agora passamos para um desafio muito diferente em Mônaco já no próximo fim de semana".

Campeonato