A nova geraĂ§Ă£o do compacto da montadora japonesa agrada o consumidor com Ă³timo custo/beneficio, foi com ele que descobri o Cantinho PortuguĂªs

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Honda

EvoluĂ§Ă£o, essa Ă© a palavra de ordem desde a aurora dos tempos. Diariamente os humanos aprendem, melhoram, crescem, atingem objetivos e patamares que, certamente, nossos ancestrais nunca imaginaram. SĂ³ para citar como exemplo, se uma pessoa dormisse no começo do sĂ©culo e acordasse agora, nĂ£o iria acreditar no que aconteceu com os telefones. E com os carros entĂ£o?

Mesmo para quem nĂ£o ficou fora do ar esse tempo todo, o modelo que eu avaliei durante uma semana surpreendeu, nessa quinta geraĂ§Ă£o do City foi feita uma renovaĂ§Ă£o completa do sedĂ£. O New City Touring Ă© o topo de linha, ele ficou mais bonito, espaçoso, eficiente e Ă© o primeiro automĂ³vel fabricado no Brasil a ter o Honda SENSING, um pacote de equipamentos de segurança e assistĂªncia Ă  conduĂ§Ă£o.

Por fora ele ganhou um design com muitos vincos, farĂ³is e as lanternas full LED e os de neblina tambĂ©m em LED. As rodas sĂ£o de liga leve com aro de 16 polegadas, ele Ă© 53 mm mais largo e 94 mm mais comprido, com isso o porta-malas ficou com volume de 519 litros.

A parte mecĂ¢nica Ă© nova, ele Ă© equipado com motor FLEX todo em alumĂ­nio, o quatro cilindros aspirado Ă© 1.5 litros 16V DI DOHCi-VTEC, injeĂ§Ă£o direta de combustĂ­vel e dois comandos de vĂ¡lvulas no cabeçote, potĂªncia de 126 cv e torque de 15,8 Nm, cĂ¢mbio CVT de sete marchas, Paddle Shifts e duas novidades: o Step-shift que atua em conduĂ§Ă£o esportiva coordenando as trocas nos pontos fixos das marchas e o EDDB (Early Down-shift During Braking) que atua em descidas, ao pisar no freio para conter a velocidade, o CVT aplica maior aĂ§Ă£o do freio-motor.

Dirigir o New City Touring por ruas e avenidas da cidade de SĂ£o Paulo Ă© um enorme prazer, ele Ă© muito Ă¡gil no transito caĂ³tico que a cidade começa a ter novamente apĂ³s quase dois anos do lockdown que parou o mundo. Ele nĂ£o Ă© largo como um SUV, ao contrario, tem um estilo slim que chama muito a atenĂ§Ă£o e facilita na hora de fazer manobras, seja em vaga apertada de estacionamento ou subir rampa com curva, essas que encontramos em shoppings mais antigos e adaptados a indĂºstria automotiva da Ă©poca.

É muito econĂ´mico, este estava abastecido com gasolina comum, com isso ele ganha mais autonomia que fica prĂ³xima de um carro com motorizaĂ§Ă£o menor. Segundo dados do computador de bordo, fiz a mĂ©dia de 13,8 km/l, um nĂºmero impressionante, Ă©ramos duas pessoas a bordo, ar- condicionado ligado e transito pesado, foi nessas condições que, passando na porta, descobri um restaurante tĂ­pico portuguĂªs cujos donos vieram de lĂ¡, Ă© o Ă³timo Cantinho PortuguĂªs.

O casal de lusitanos desembarcou na capital paulista sem esquecer as origens e comandam o melhor restaurante tĂ­pico da cidade. O JoĂ£o Correia de SĂ¡ Ă© engenheiro, sua paixĂ£o Ă© cozinhar e ter comida boa e farta Ă  mesa, ClĂ¡udia Correia de SĂ¡ Ă© a esposa e Chef de Cozinha, Ă© ela que coloca o coraĂ§Ă£o e a alma em cada prato finamente elaborado hĂ¡ 6 anos no restaurante de rua em um dos bairros mais nobres da cidade, Ă© nele onde os clientes podem entrar e fazer uma viagem visual e gastronĂ´mica para Portugal.

Eu jĂ¡ contei a historia deles no portal, vocĂª pode conferir AQUI, mas desta vez vou falar do almoço espetacular que a Chef preparou para nĂ³s. A entrada Ă© totalmente feita em casa, dos saborosos PĂ£es “pesados” tipicamente portugueses, a Alheira, que Ă© um enchido tĂ­pico da culinĂ¡ria portuguesa (parece uma linguiça) cujos ingredientes e quantidade secretos sĂ£o manipulados na cozinha do restaurante, aliĂ¡s, nem tente descobrir a receita. E, por fim, os tambĂ©m exclusivos Bolinhos de Bacalhau.

A culinĂ¡ria portuguesa Ă© muito variada, usa elementos da Terra e do Mar que se tornam uma preciosa harmonia nas mĂ£os de quem cozinha com amor. É claro que vocĂª pode comer tudo que tem no cardĂ¡pio, mas, e sempre existe um mas, como estou em dieta restritiva por conta de um tratamento, resolvemos, por indicaĂ§Ă£o do JoĂ£o, optar pelos pratos do mar. Fui entĂ£o apresentado Ă s espetaculares AmĂªijoas Ă  BulhĂ£o Pato, um prato tĂ­pico cuja origem Ă© da regiĂ£o de Estremadura e o Polvo Ă  Lagareiro, que Ă© cozido e, em seguida, grelhado, regado com azeite quente, acompanhado de batatas a murro.

A ClĂ¡udia Ă© uma Chef de mĂ£o cheia, mas a paixĂ£o na cozinha sĂ£o os doces. A ideia do restaurante partiu dela que sempre sonhou em ter um lugar para divulgar suas qualidades de exĂ­mia boleira. E coloque eximia nisso, encerramos a farra gastronĂ´mica com alguns de seus quitutes, claro que em porções mĂ­nimas, a vontade era de comer os doces inteiros! Ela nos presenteou com seu Rocambole de Laranja, Bolo de Chocolate Belga sem glĂºten, FarĂ³fias com doces de ovos e a nĂ£o menos espetacular Torta de Natas.

Depois do saboroso e engordativo almoço, hora de voltar Ă  realidade e continuar a avaliaĂ§Ă£o do New City Touring, agora em rodovia. SaĂ­ de Moema, bairro da zona centro sul de SĂ£o Paulo, segui entĂ£o em direĂ§Ă£o ao Rodoanel MĂ¡rio Covas, uma pista moderna com velocidade limite de 100 km/h. Dirigir em condições mais extremas revela que o conforto interno Ă© superior, os bancos usam a nova tecnologia antifadiga para melhorar o suporte do corpo, o isolamento acĂºstico mantĂ©m barulhos e ruĂ­dos fora do habitĂ¡culo que tĂªm muita eletrĂ´nica embarcada: botĂ£o de partida do motor, sistema SmartEntry, ar-condicionado digital, central multimĂ­dia touchscreen de 8” com cĂ¢mera de rĂ© multivisĂ£o.

O que mais chama atenĂ§Ă£o Ă© o Honda SENSING, pacote de tecnologias de segurança e assistĂªncia ao motorista que sĂ³ Ă© encontrado em modelos importados e de categoria superior. Seu funcionamento Ă© baseado nas imagens captadas por uma cĂ¢mera de visĂ£o ampla e de longa distĂ¢ncia, instalada na parte central superior do para-brisa e apresenta cinco funções:

  • ACC – Controle de cruzeiro adaptativo – Auxilia manter distĂ¢ncia segura em relaĂ§Ă£o ao veĂ­culo Ă  frente;
  • CMBS - Sistema de frenagem para mitigaĂ§Ă£o de colisĂ£o – Aciona o freio ao detectar uma possĂ­vel colisĂ£o frontal, capaz de detectar e identificar pedestres e veĂ­culos que estejam no mesmo sentido ou no oposto;
  • LKAS - Sistema de assistĂªncia de permanĂªncia em faixa - Detecta as faixas de rodagem e ajusta a direĂ§Ă£o mantendo o veĂ­culo centralizado nas linhas de marcaĂ§Ă£o;
  • RDM - Sistema para mitigaĂ§Ă£o de evasĂ£o de pista - Detecta a saĂ­da da pista e ajusta a direĂ§Ă£o com o objetivo de evitar acidentes;
  • AHB - Ajuste automĂ¡tico de farol – ComutaĂ§Ă£o noturna automĂ¡tica dos fachos baixo e alto dos farĂ³is de acordo com a situaĂ§Ă£o.

O New City Touring traz tambĂ©m muitos dispositivos de segurança, como o VSA, HSA, ESS, alerta de baixa pressĂ£o dos pneus, LaneWatch no espelho retrovisor do lado do passageiro, tudo isso garante uma viagem tranquila, segura e muito econĂ´mica. Fiz o percurso entre a Via Anchieta e Rodovia Raposo Tavares, ida e volta, com mĂ©dia de consumo, segundo dados do computador de bordo, de 14,7 km/l, uma medida muito boa e que proporciona uma autonomia alta, o tanque tem capacidade para 44 litros.

O New City Touring tem preço inicial sugerido a partir de R$ 127.800 com frete incluso, sĂ£o 6 cores para escolher, 3 anos de garantia sem limite de quilometragem, assistĂªncia 24 horas por 2 anos, acessĂ³rios da marca, agendamento de Test Drive e sim, vocĂª pode acreditar que a evoluĂ§Ă£o da mobilidade passa pela marca japonesa, desde sempre!

Ficha TĂ©cnica

  • NOVO Motor em AlumĂ­nio 1.5L DOHC i-VTEC com InjeĂ§Ă£o Direta
  • PotĂªncia (Gasolina - Etanol) 126 cv / 6200 rpm
  • Torque (Gasolina) 15,5/ 4600 rpm (G)
  • Torque (Etanol) 15,8 / 4600 rpm (E)
  • TransmissĂ£o automĂ¡tica do tipo CVT com Paddle Shifts
  • TraĂ§Ă£o dianteira
  • SuspensĂ£o dianteira MacPherson
  • SuspensĂ£o traseira Barra de torĂ§Ă£o
  • Rodas Liga leve - aro 16''
  • Pneus 185/55R16
  • Estepe temporĂ¡rio T135 / 80 D15
  • DistĂ¢ncia entre eixos (mm) 2.600
  • Comprimento (mm) 4.549
  • Altura (mm) 1.477
  • Largura (mm) 1.748
  • Peso em ordem de marcha (kg) 1.170
  • Volume porta-malas (litros) 519
  • Tanque de combustĂ­vel (litros) 44
  • Estrutura de deformaĂ§Ă£o progressiva ACE (Advanced Compatibility Engineering)
  • Alarme de segurança com imobilizador ECU
  • Freios com sistemas ABS e EBD (Anti-Lock Braking System / Electronic Brake Distribution)
  • EBA (Emergency Brake Assist)
  • Assistente de estabilidade e traĂ§Ă£o - VSA (Vehicle Stability Assist)
  • Assistente de partidas em aclive - HSA (Hill Start Assist)
  • ESS (Emergency Stop Signal - Sistema de luzes de emergĂªncia)
  • Airbags frontais, laterais e de cortina (6 airbags)
  • Cinto de segurança de 3 pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Cinto de segurança dianteiro com sistema de tensionamento
  • Lembrete de afivelamento dos cintos dianteiros e traseiros
  • Trava infantil nas portas traseiras
  • Sistema ISOFIX de fixaĂ§Ă£o para cadeirinhas infantis
  • CĂ¢mera de rĂ© multivisĂ£o com linhas dinĂ¢micas (trĂªs vistas)
  • Alerta de pressĂ£o dos pneus
  • Sistema Honda LaneWatch - Assistente para reduĂ§Ă£o de ponto cego
  • Lanternas traseiras em LED
  • Antena tipo TubarĂ£o
  • Limpador de para-brisa com funĂ§Ă£o intermitente com ajuste de velocidade
  • Espelhos retrovisores na cor do veĂ­culo com indicadores em LED e rebatimento elĂ©trico, com rebatimento automĂ¡tico
  • Conjuntos Ă³ptico e DRL Full LED
  • FarĂ³is com acendimento automĂ¡tico (sensor crepuscular)
  • Sensores de estacionamento com aviso sonoro Dianteiros e Traseiros
  • BotĂ£o de travamento das portas (motorista e passageiro) com travamento automĂ¡tico de velocidade
  • Vidros elĂ©tricos com a funĂ§Ă£o de subida automĂ¡tica dos vidros com "um toque" em todas as portas com anti esmagamento
  • Piloto automĂ¡tico (Cruise Control) Adaptativo
  • Alavanca de seta com One-Touch (pisca trĂªs vezes com um toque)
  • Coluna de direĂ§Ă£o com ajuste de altura e profundidade
  • Banco traseiro com apoio de braço central e porta-copos
  • Porta-revistas no banco passageiro e motorista
  • Desligamento automĂ¡tico dos farĂ³is apĂ³s 15 segundos
  • Tomada 12 Volts Dianteira e Traseira
  • Jogo de tapetes com trava antiescorregamento (carpete)
  • Ar-condicionado Digital AutomĂ¡tico com ventilaĂ§Ă£o para os ocupantes traseiros
  • Espelho retrovisor fotocrĂ´mico
  • BotĂ£o de partida do motor (START/STOP)
  • Banco traseiro Bipartido (60/40)
  • Volante e alavanca do cĂ¢mbio revestidos em couro*
  • Revestimento dos bancos de Couro na cor Preta ou Cinza Claro*
  • Bancos com Estabilizador Corporal - Maior conforto e ergonomia
  • Interface para smartphones Apple CarPlay e Android Auto™ com Voice Tag
  • Alto-falantes de 20W cada - 8 alto-falantes
  • MultimĂ­dia 8” touchscreen com interface sem fio para smartphones com Apple CarPlay e Android Auto™ com Voice Tag, cĂ¢mera de rĂ© e USB
  • Controle de Ă¡udio no volante
  • Painel digital TFT 7" de alta resoluĂ§Ă£o (Thin-Film Transistor)
  • Chave com funĂ§Ă£o Smart Entry de destravamento e travamento das portas por sensor de aproximaĂ§Ă£o, abertura do porta-malas, abertura e fechamento dos vidros e partida com controle remoto.
  • Auto High Beam (AHB) - Sistema de assistĂªncia automĂ¡tica de farol alto e baixo, que se ajusta de acordo com a situaĂ§Ă£o.
  • ACC (Adaptive Cruise Control) - Sistema que auxilia o motorista a manter uma distĂ¢ncia segura em relaĂ§Ă£o ao veĂ­culo detectado a sua frente.
  • CMBS (Collision Mitigation Braking System) - Sistema de acionamento de freios ao detectar uma possĂ­vel colisĂ£o frontal com o objetivo de mitigar acidentes.
  • LKAS (Lane Keeping Assist System) - Sistema que detecta as faixas de rodagem e ajusta a direĂ§Ă£o com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veĂ­culo centralizado nas linhas de marcaĂ§Ă£o.
  • RDM (Road Departure Mitigation System) - Sistema que detecta a saĂ­da da pista e ajusta a direĂ§Ă£o com o objetivo de evitar a sua evasĂ£o e possĂ­veis acidentes.