Verstappen faz a pole para a corrida Sprint e os pneus de chuva de 18 polegadas estreiam

Texto e fotos: Pirelli

O caminho para a pole

  • Max Verstappen foi o mais rápido durante a qualificação em Imola, realizada na tarde desta sexta-feira, já que este é um fim de semana de corrida Sprint, o tempo da pole foi marcado com o pneu Cinturato Green intermediate. Os novos pneus de chuva de 18", o Cinturato Green intermediate e o Cinturato Blue Wet Weather foram usados ​​hoje pela primeira vez num fim de semana de corrida.
  • A qualificação, que contou com pelo menos uma bandeira vermelha em cada uma das sessões, foi precedida por apenas uma hora de treino livre no início da tarde e que foi liderado por Charles Leclerc, ele larga em segundo, atrás de Verstappen, na Sprint de amanhã.

  • A condição foi fria e molhada ao longo do dia, o grid foi definido com temperatura de 12º ambiente e 14º na pista. Os treinos livres foram no molhado, com pneus para chuva pesada que foram usados ​​no início da sessão, quando ela parou, perto da qualificação, alguns pilotos ainda tentaram usar os P ​​Zero Red Soft no Q1, outros optaram pelo intermediário. A chuva voltou a cair antes do Q3, com isso, a disputa entre dos 10 primeiros foi feita com os intermediários.
  • Verstappen recebeu o prêmio Pirelli Pole Position, o primeiro do ano e o 14º da carreira, do CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali. Imola é a cidade natal de Domenicali, que já foi chefe de equipe da Ferrari e CEO da Lamborghini antes de assumir a Fórmula 1.
  • Com a ação de hoje sendo no molhado e tendo apenas um treino com composto liso, fica impossível ler as diferenças de desempenho entre os pneus.

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Este foi o primeiro teste real para nós dos novos pneus Cinturato de 18" para piso molhado que nunca foram testados antes em condições tão frias quanto as de hoje, essa informação é muito valiosa para nós. No geral, os pneus de chuva pesada e os intermediários tiveram um bom desempenho. Alguns pilotos comentaram sobre o aquecimento, mas isso é esperado nessas baixas temperaturas. O aspecto mais difícil de hoje foi definitivamente escolher o pneu certo na hora certa entre o molhado, o intermediário e o slick, e estabelecer o ponto de cruzamento, o momento exato para alternar entre eles, foi fundamental. De acordo com as regras para a sexta-feira chuvosa, os pilotos terão um conjunto extra de intermediários. O que ainda nos falta são dados sobre o desempenho em pista seca, veremos o que o treino livre de amanhã nos traz, talvez saibamos mais sobre isso antes da Sprint".