Os três compostos do meio da gama para a rápida pista de Jeddah

Texto e fotos: Pirelli

Os pneus e a pista

  • Menos de quatro meses após a primeira visita, a Fórmula 1 está de volta à Arábia Saudita. A Pirelli mais uma vez escolheu os compostos do meio da gama, C2 como P Zero White Hard, C3 como P Zero Yellow Medium e C4 como P Zero Red Soft. Desta vez é a nova família de carros e pneus, as equipes experimentam pela primeira vez o composto C4 na competição deste ano.
  • A escolha foi feita em função das características da pista de Jeddah, as temperaturas esperadas, bem como os dados recolhidos na corrida de 2021. A superfície oferece um bom nível de aderência, com pontuação três em cinco na classificação da Pirelli e níveis razoavelmente contidos de abrasão do asfalto, com pontuação de dois em cinco na classificação da Pirelli, o que deve levar a desgaste e degradação moderados. A severidade das cargas e velocidades é média, com o estresse geral dos pneus pontuando três em cinco. Devido ao layout de fluxo rápido, a pista não é particularmente exigente em termos de tração e frenagem, marcando dois em cinco na classificação da Pirelli. Espera-se um alto grau de evolução da pista no fim de semana, graças ao programa de corridas de apoio.

  • O circuito de rua mais rápido da F1 mudou um pouco desde sua estreia no calendário no ano passado, como resultado de modificações solicitadas pelo órgão regulador após alguns incidentes na pista da última vez. Estes consistem principalmente em abrir as linhas de visão através das curvas, movendo as barreiras mais para trás, enquanto a curva final (Curva 27) foi alargada pela remoção de uma arquibancada, o que pode tornar a volta um pouco mais rápida. A curva 13 ainda apresenta 12 graus de inclinação, ajudando o fluxo rápido do circuito que o torna a segunda volta mais rápida do ano no geral, depois de Monza.
  • O GP da Arábia Saudita, de 50 voltas, é a segunda corrida noturna consecutiva no calendário, isso significa que as temperaturas da pista podem ser diferentes entre as sessões, como foi o caso no Bahrein, com o FP2 e a qualificação mais representativos das condições de corrida.

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: Jeddah marca um desafio completamente diferente em comparação com o GP do Bahrein, devido a diversas características da pista, tanto em termos de layout quanto de asfalto. O piloto também usará uma variedade de compostos mais macios neste fim de semana para lidar com as demandas específicas da pista, que é quase tão rápida quanto Monza. As equipes vão para Jeddah sem experiência com esses pneus e carros no circuito, as condições podem ser um pouco diferentes da última vez, com a corrida agora sendo realizada em uma época diferente do ano e com algumas modificações na pista. Os compostos indicados são os mesmos de 2021, mas sua composição mudou completamente, como resultado, as equipes terão muito trabalho a fazer para assimilar o máximo de dados possível durante os treinos livres, especialmente no FP2, que será a única sessão relevante, sendo realizada no mesmo horário da qualificação e da corrida.