- ReferĂªncia em seu segmento, DBX707 eleva a Aston Martin ao auge do desempenho de um SUV;
- Motor V8 de 4 litros com calibraĂ§Ă£o desenvolvida especificamente para esta versĂ£o gera 707 cv de potĂªncia e 900 Nm de torque;
- Conjunto abrangente de atualizações de motor, transmissĂ£o, suspensĂ£o e freio;
- Destaques incluem a nova caixa de cĂ¢mbio de embreagem Ăºmida de 9 velocidades e freios de carbono de 420 mm.
Texto e fotos: UK Motors
O novo Aston Martin DBX707 Ă© um SUV como nenhum outro. Ele eleva a Aston Martin ao auge do segmento com uma combinaĂ§Ă£o Ăºnica de desempenho empolgante, dinĂ¢mica suprema, estilo inconfundĂvel e luxo absoluto. Projetado com abundĂ¢ncia de carĂ¡ter e extrema capacidade, o DBX707 Ă© o SUV definitivo em todos os aspectos.
O mais rĂ¡pido. O mais potente. A melhor dirigibilidade. TrĂªs elogios para os quais o DBX707 foi concebido para receber. NĂ£o perseguindo cegamente referĂªncias, mas alcançado em seus prĂ³prios termos e de sua prĂ³pria maneira - inimitĂ¡vel. Para a Aston Martin, isso significava garantir que houvesse nuances por trĂ¡s dos nĂºmeros - ou seja, potĂªncia e ritmo incomparĂ¡veis, combinados com precisĂ£o excepcional, comportamento dinĂ¢mico e engajamento genuĂnos para uma experiĂªncia de direĂ§Ă£o viciante e excepcionalmente impressionante. Um sabre em um segmento de marretas. Tomando o design amplamente aclamado do DBX, a dinĂ¢mica e o carĂ¡ter agradĂ¡vel ao motorista como ponto de partida, o DBX707 se baseia brilhantemente nesses atributos autenticamente esportivos. Cada Ă¡rea do carro foi aprimorada para aumentar o desempenho, intensificar o prazer de dirigir e ampliar sua presença na estrada. Tobias Moers, CEO da Aston Martin, diz a respeito do DBX707: “Desde sua primeira introduĂ§Ă£o, o DBX representou os valores dinĂ¢micos e de design da Aston Martin de uma maneira que comprova que nem todos os SUVs precisam estar em conformidade com os mesmos compromissos. Com o DBX707, ultrapassamos os limites em todas as Ă¡reas para criar um carro que define novos padrões de desempenho e conveniĂªncia. O carro mais rĂ¡pido, mais potente, com melhor manuseio e mais envolvente de seu tipo. Ele impulsiona a Aston Martin ao auge do desempenho de SUV”.
A equipe de engenharia da Aston Martin extraiu todo o potencial do motor V8 biturbo de 4 litros do DBX. Liderado pelo chefe de engenharia de powertrain da Aston Martin, Ralph Illenberger, o motor do DBX707 agora possui turbocompressores de rolamentos de esferas e calibraĂ§Ă£o sob medida para liberar mais potĂªncia e torque. Outra novidade no SUV de alto desempenho da Aston Martin Ă© uma transmissĂ£o automĂ¡tica de 9 velocidades com “embreagem Ăºmida”. Capaz de gerenciar cargas de torque muito maiores em comparaĂ§Ă£o com um conversor de torque automĂ¡tico regular, esta transmissĂ£o de alto desempenho permite pleno aproveitamento dos 707 cv e do torque de 900 Nm (aumentos de 157 cv e 200 Nm em relaĂ§Ă£o o DBX). A adoĂ§Ă£o da nova transmissĂ£o de embreagem Ăºmida traz mais benefĂcios. A mais evidente Ă© que as mudanças de marcha sĂ£o muito mais rĂ¡pidas em comparaĂ§Ă£o com a transmissĂ£o com conversor de torque. A sensaĂ§Ă£o da mudança Ă© mais imediata e direta, o que dĂ¡ ao motorista uma maior sensaĂ§Ă£o de controle e capacidade de resposta. A capacidade de aceleraĂ§Ă£o tambĂ©m foi aprimorada, o que contribui para o DBX707 ir de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos. Diz o chefe de Powertrain da Aston Martin, Ralph Illenberger: “Com este novo modelo excepcional, desbloqueamos verdadeiramente o potencial do DBX para criar um SUV de alto desempenho a ser batido no mundo. Os enormes ganhos que encontramos em potĂªncia e torque demonstram nĂ£o apenas a proeza inerente do V8 biturbo de 4 litros, mas tambĂ©m o apetite e a capacidade da Aston Martin de encontrar soluções de engenharia sem concessões. A combinaĂ§Ă£o deste magnĂfico motor com uma nova transmissĂ£o de 9 velocidades com ‘embreagem Ăºmida’ estĂ¡ no centro das formidĂ¡veis capacidades e do carĂ¡ter inesquecĂvel do DBX707”.
Integrando o conjunto de aprimoramentos de desempenho do DBX707 estĂ¡ a instalaĂ§Ă£o de freios de cerĂ¢mica de carbono (CCB, Carbon Ceramic Brakes) como equipamento de sĂ©rie. Medindo 420 mm na frente e 390 mm na traseira, esses discos CCB possuem pinças de 6 pistões e resultam em uma reduĂ§Ă£o de 40,5 kg no peso nĂ£o suspenso. As revisões no dimensionamento hidrĂ¡ulico do sistema de frenagem e no ajuste do booster melhoram a sensaĂ§Ă£o do pedal e a resposta de frenagem para maior precisĂ£o e confiança do motorista. O resfriamento aprimorado dos freios foi obtido pela obtenĂ§Ă£o de ar tanto da entrada de esfriamento principal quanto do piso, com pastilhas de freio de alto desempenho que proporcionam excelente consistĂªncia de atrito em uma ampla faixa de temperatura. As rodas e pneus sĂ£o de 22 polegadas como equipamento de sĂ©rie (opções de design Sport e Ribbon). Uma roda de liga leve opcional de 23 polegadas Ă© oferecida com opĂ§Ă£o nas cores preto texturizado ou preto acetinado com detalhes diamantados. A adoĂ§Ă£o de uma roda de 23 polegadas tambĂ©m traz benefĂcios dinĂ¢micos, com o pneu de maior diĂ¢metro oferecendo melhores resposta de direĂ§Ă£o, controle primĂ¡rio e tempos de volta em circuitos fechados. O DBX707 tambĂ©m apresenta uma nova versĂ£o do diferencial traseiro de deslizamento limitado eletrĂ´nico (e-diff). Reforçado para lidar com os 900 Nm de torque, ele apresenta uma relaĂ§Ă£o de transmissĂ£o final mais curta de 3,27 em comparaĂ§Ă£o com os 3,07 do DBX V8. Isso ajuda a capacidade de aceleraĂ§Ă£o do DBX707 nas marchas mais baixas e melhora as respostas, mantendo a eficiĂªncia e o refinamento de cruzeiro oferecidos pela transmissĂ£o de 9 velocidades.
A distribuiĂ§Ă£o de torque da frente para trĂ¡s permanece totalmente automĂ¡tica, com a capacidade de enviar atĂ© 100% do torque para o eixo traseiro sob demanda. A calibraĂ§Ă£o cuidadosa do e-diff garante que o DBX707 tenha agilidade nas curvas e proporcione a sensaĂ§Ă£o e o carĂ¡ter dinĂ¢mico de um verdadeiro carro esportivo. Ela integra a tecnologia de chassis e powertrain para encontrar o melhor equilĂbrio de manuseio e busca manter a combinaĂ§Ă£o ideal de traĂ§Ă£o e agilidade em todos os momentos. A chave para a dirigibilidade excepcional do DBX707 Ă© seu sistema de suspensĂ£o a ar. Mantendo a arquitetura bĂ¡sica e as cĂ¢maras de ar de volume triplo do DBX V8 (jĂ¡ considerado o SUV de melhor dirigibilidade do mercado), o DBX707 apresenta uma regulagem de chassi dedicada e otimizada para suas demandas e objetivos. A respeito da suspensĂ£o, o DBX707 apresenta novas vĂ¡lvulas de amortecimento e recalibraĂ§Ă£o da comutaĂ§Ă£o dinĂ¢mica do volume das molas para melhorar o controle da carroceria e a resposta da direĂ§Ă£o. O sistema de direĂ§Ă£o assistida eletrĂ´nica tambĂ©m foi ajustado para aprimorar a sensaĂ§Ă£o ao volante e ajudar o motorista a criar uma imagem mais clara do aumento das cargas nas curvas e da aderĂªncia disponĂvel. Combinado com um gerenciamento mais rĂgido de heave (movimento vertical sobre solavancos e cristas ou em compressões), pitch (quando o carro mergulha em frenagem ou levanta a frente em aceleraĂ§Ă£o) e rolagem da carroceria, o DBX707 oferece ao motorista uma capacidade mais fĂ¡cil de ajustar o comportamento do carro com o acionamento natural do pedal ou das intervenções no volante. Outras alterações detalhadas foram feitas no sistema eARC (Electronic Active RollControl), com parĂ¢metros revisados que aumentam a sensaĂ§Ă£o de agilidade e melhoram o equilĂbrio dinĂ¢mico do carro.
Para destacar as credenciais focadas no motorista do DBX707, tambĂ©m foram feitas alterações e aprimoramentos nos modos de conduĂ§Ă£o dinĂ¢mica. O “Race Start” estĂ¡ disponĂvel nos modos GT Sport e Sport+ para maximizar a aceleraĂ§Ă£o a partir da imobilidade e mostrar verdadeiramente o desempenho aprimorado. A lĂ³gica ativa revisada na caixa de transferĂªncia do sistema de traĂ§Ă£o nas quatro rodas alcança maior harmonia e controle preciso entre a linha de transmissĂ£o e o sistema ESP, para uma experiĂªncia de direĂ§Ă£o mais natural, semelhante Ă de um carro esportivo. Drummond Jacoy, chefe de engenharia e aquisiĂ§Ă£o de veĂculos da Aston Martin, acrescenta: “Criar o SUV definitivo apresentou desafios formidĂ¡veis para nossa equipe de engenharia. Muitas vezes, essa classe de carro Ă© caracterizada por uma obsessĂ£o violenta pela força bruta. Com o DBX707, nosso objetivo era combinar um desempenho imenso com controle e precisĂ£o impecĂ¡veis, combinados com um carĂ¡ter esportivo autĂªntico, essencial em todos os modelos Aston Martin. Para essa finalidade, aplicamos uma abordagem intransigente a todas as Ă¡reas do veĂculo. Motor, transmissĂ£o, suspensĂ£o, freios, sistemas eletrĂ´nicos e aerodinĂ¢mica foram todos submetidos a aprimoramentos extensivos e ajustes meticulosos. O resultado Ă© um carro que estabelece novos padrões e distingue ainda mais o DBX de seus rivais de classe”. No espĂrito de colocar o motorista no controle, o DBX707 apresenta um console inferior revisado contendo novos interruptores de seleĂ§Ă£o de modo de direĂ§Ă£o. Agora, em vez de ter que entrar em um submenu dentro do sistema de infoentretenimento, o motorista tem controle imediato, e na ponta dos dedos, dos principais modos dinĂ¢micos e configurações. Estes incluem botões dedicados para o modo de suspensĂ£o, ESP, modo de seleĂ§Ă£o manual de marchas (que agora mantĂ©m o manual como um carro esportivo, em vez de voltar ao automĂ¡tico) e interruptor de escapamento ativo, que abre as vĂ¡lvulas do novo sistema de escapamento esportivo com tubo de escape quĂ¡druplo sem a necessidade de estar no modo de conduĂ§Ă£o Sport. Em acordo com as extensas atualizações de engenharia, o exterior e o interior do DBX707 receberam uma reformulaĂ§Ă£o igualmente completa. O resultado Ă© espetacular - abertamente esportivo, mas com o estilo e atenĂ§Ă£o aos detalhes pelos quais a Aston Martin Ă© justamente celebrada. O novo tratamento frontal faz com que o DBX receba uma grade frontal maior, um novo design de DRL (farĂ³is de rodagem diurna, na sigla em inglĂªs), novas entradas de ar e dutos de resfriamento de freio, alĂ©m de um novo perfil de divisor frontal. A grade cromada acetinada (ampliada para aumentar significativamente o fluxo de ar de refrigeraĂ§Ă£o para o V8 de alto desempenho e para a nova transmissĂ£o de 9 velocidades) possui palhetas duplas, com as seis barras horizontais agora divididas para criar mais interesse visual e tornar esta versĂ£o topo de linha imediatamente identificĂ¡vel.
Os contornos das janelas em cromado acetinado escuro e as novas lĂ¢minas do capĂ´ com persianas combinam perfeitamente com a grade frontal e o divisor em preto brilhante, continuando ao longo dos flancos com as soleiras laterais em preto brilhante, que agora apresentam um perfil mais profundo e esculpido. O DBX707 tambĂ©m dĂ¡ as boas-vindas Ă adiĂ§Ă£o de portas de fechamento suave, aprimorando ainda mais as credenciais de luxo do SUV. O tratamento traseiro Ă© igualmente dramĂ¡tico. Aprimorando tanto a forma estĂ©tica quanto a funĂ§Ă£o aerodinĂ¢mica, um novo spoiler foi adicionado Ă asa do teto para reduzir o efeito de levantamento e aumentar a estabilidade em alta velocidade, com um difusor traseiro duplo significativamente ampliado subindo para atender ao novo sistema de escape quĂ¡druplo de grande diĂ¢metro. Com acabamento em preto acetinado para complementar o tratamento em preto brilhante do difusor, o novo escapamento foi ajustado para oferecer uma assinatura sonora Ăºnica. Completando a extremidade traseira, um novo para-choque traseiro com aberturas de painel integradas acentuam o aspecto musculoso do DBX707. Marek Reichman, chefe de criaĂ§Ă£o da Aston Martin, acrescenta: “A chave para o DNA de design do DBX707 Ă© capturar a confiança que vem de sua supremacia dinĂ¢mica. Quando vocĂª Ă© o SUV alfa, nĂ£o precisa se esforçar muito. Portanto, nos concentramos nas Ă¡reas do design que tornariam o DBX707 instantaneamente reconhecĂvel como sendo a versĂ£o de maior desempenho. Naturalmente, a funĂ§Ă£o Ă© o condutor de algumas das mudanças, mais notavelmente a maior abertura da grade, o spoiler traseiro e as rodas opcionais de 23 polegadas. Em outros lugares, como as soleiras laterais e o para-choque traseiro, expressamos o imenso desempenho do DBX707 de maneiras que criam um postura agressiva e maior musculatura. O resultado Ă© um design que exala potĂªncia, mantendo nosso compromisso com linhas puras e proporções perfeitas. O DBX707 Ă© uma verdadeira fera de desempenho, mas mantĂ©m a beleza e a elegĂ¢ncia que vocĂª espera de um Aston Martin”. O tema desportivo continua no interior com os bancos Sport de sĂ©rie (os bancos Comfort estĂ£o disponĂveis como opĂ§Ă£o gratuita). Todas as opções de bancos vĂªm com ajuste elĂ©trico de 16 posições e aquecimento na frente e atrĂ¡s como equipamento de sĂ©rie. Existem trĂªs opções de ambientes internos: a de sĂ©rie, Accelerate, que apresenta uma mistura de couro e Alcantara; e as opcionais Inspire Comfort e Inspire Sport, que apresentam couro Semi-Aniline completo com emblemas Aston Martin bordados nos apoios de cabeça, faixa contrastante no centro do assento e padrĂ£o de perfuraĂ§Ă£o no encosto e na almofada da base. Como no exterior, o interior do DBX707 apresenta um acabamento cromado escuro para o painel como padrĂ£o. Cromo brilhante e a fibra de carbono podem ser especificados como opĂ§Ă£o. O folheado Piano Black Ă© padrĂ£o com acabamentos de folheado de fibra de carbono ou metal bronze disponĂveis como opĂ§Ă£o. Para os clientes que procuram aprimorar ainda mais a natureza exclusiva do DBX707 e criar algo verdadeiramente Ăºnico, o Q by Aston Martin, o serviço sob medida da marca, oferece o mĂ¡ximo em personalizaĂ§Ă£o. Com uma ampla gama de opções, desde grĂ¡ficos exclusivos atĂ© carbonos coloridos e materiais personalizados no interior e no exterior, cada carro “Q by Aston Martin – Comission” pode ultrapassar os limites do desejo e ser totalmente adaptado ao cliente. Como versĂ£o principal da linha DBX, o DBX707 estĂ¡ pronto para continuar as conquistas multipremiadas do primeiro SUV da Aston Martin, que alcançou mais de 3.000 vendas em seu primeiro ano de produĂ§Ă£o e recebeu uma sĂ©rie de elogios. Estes incluem o “Melhor SUV de Luxo” no GQ Car Awards, o prĂªmio “Super SUV do Ano” da Top Gear e vitĂ³rias consecutivas na categoria “Melhor Super SUV de luxo” no PR Arabia National Auto Award. A produĂ§Ă£o do DBX707 deve começar no primeiro trimestre de 2022, com o começo das entregas estando programado para o inĂcio do segundo trimestre de 2022 (para o Brasil, em prazo a ser confirmado).

0 ComentĂ¡rios