A melhor Pickup de 2021 no prĂªmio Abiauto mostra que nĂ£o estĂ¡ aĂ para brincadeira, Ă© boa na cidade, no campo e na estrada
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Stellantis
Montadora de carros no Brasil Ă© assim, ou acerta na mosca ou erra feio. A Stellantis anda com a mira muito boa nos Ăºltimos anos, seus modelos enchem os olhos sem esvaziar os bolsos, estĂ£o sempre na vanguarda tecnolĂ³gica e começam a abrir anos-luz da concorrĂªncia direta, ou seja, fez a fama e deitou na cama, os outros correm atrĂ¡s.
Como quem fica parado Ă© poste, eu aproveitei para avaliar durante uma semana aquela que nasceu com a estrela do sucesso estampada na testa, a Pickup Toro Volcano Ă© um desses veĂculos que quando vocĂª começa a andar pensa em rodar o mundo. Na verdade ela inovou com o conceito de Sport Utility Pick-up (SUP), combina conforto e dirigibilidade de um SUV com força, robustez e praticidade da Pickup e isso faz dela um exemplar Ăºnico na categoria.
Ela ficou com uma cara bonitona, a Toro Volcano traz um desenho mais moderno na dianteira com um novo capĂ´, grade, rodas e bullbar integrado ao para-choque. A melhor novidade ficou com a parte mecĂ¢nica, ela estreia o motor turbo Flex com potencia de 185 cv, torque de 270 Nm e cĂ¢mbio automĂ¡tico de 6 marchas, tem como opĂ§Ă£o ser 4x2 ou 4x4.
Desfilar pela cidade, sim, chama muito a atenĂ§Ă£o por onde passa e Ă© muito prazeroso, ela ganhou o interior completamente renovado, mesmo com seu tamanho generoso, para quem dirige, fica a impressĂ£o de estar conduzindo um sedĂ£ de porte mĂ©dio. A Toro Volcano estava abastecida com etanol, prejudica um pouco a autonomia, mas garante uma pegada mais forte. Andando por ruas e avenidas, dĂ¡ pra perceber que o cĂ¢mbio nĂ£o faz muitas trocas, praticamente roda em 4ª marcha e rotações baixas.
A versĂ£o cabine dupla garante conforto a todos os passageiros em qualquer lugar, as medidas generosas de altura e largura internas sĂ£o um ponto muito forte. Andei por varias vias de velocidades variĂ¡veis, com trĂªs pessoas a bordo e ar-condicionado ligado e fiz a mĂ©dia, segundo o computador de bordo, de 7,4 km/l, bem acima do que a montadora divulga.
Um grande investimento na Toro Volcano foi em tecnologia, a novidade Ă© o Sistema Avançado de AssistĂªncia ao Condutor (ADAS) que apresenta frenagem autĂ´noma de emergĂªncia, aviso de mudança de faixa e comutaĂ§Ă£o automĂ¡tica dos farĂ³is, que sĂ£o de Full LED, internamente o novo painel de instrumentos Ă© 100% digital com tela TFT.
Usando no fim de semana, nada melhor que pegar uma estrada moderna para sentir como ela se comporta em situaĂ§Ă£o de velocidade mais elevada. A Rodovia dos Bandeirantes tem todos os elementos necessĂ¡rios para que carros modernos rodem com segurança e em velocidade compatĂvel com seu desempenho. Com mĂ¡xima de 120 km/h, a Toro Volcano nĂ£o demora a atingir a velocidade programada, mesmo sem usar o Cruise Control, as rotações sĂ£o baixas, a 6ª marcha dificilmente sai do visor e as retomadas de velocidade ou ultrapassagens pelas vĂ¡rias faixas nĂ£o tem o menor problema.
Some-se, ao Ă³timo conforto durante uma viagem com velocidade mais alta, o baixo nĂvel de ruĂdo externo, o isolamento acĂºstico dentro da cabine permite conversas entre todos sem precisar gritar, a modernidade do carregador de Smartphone sem fio e as informações da central multimĂdia de 10,1” sĂ£o quesitos de modelos e versões mais caras. O consumo de etanol na rodovia fica em Ă³timos 8,8 km/l, segundo o computador de bordo, levando trĂªs pessoas, ar-condicionado ligado, alguma bagagem e velocidade mĂ©dia de 110 km/h.
A Toro Volcano pode demorar de 90 a 150 dias para ser entregue, a montadora nĂ£o divulga o preço inicial por causa desse tempo todo, mas ela jĂ¡ estĂ¡ nas 520 concessionĂ¡rias da marca para poder agendar um Test Drive, tem oferta para produtor rural e microempresĂ¡rio, vĂ¡rios opcionais, acessĂ³rios, pacote de serviços, consorcio FIAT, garantia de 3 anos e o principal, vocĂª vai embarcar com quem nasceu pra ser sucesso, aproveite!
Ficha Técnica
FIAT Toro Volcano Turbo 270 Flex AT6
Motor
PosiĂ§Ă£o: Transversal dianteiro
NĂºmero de cilindros: 4 em linha
DiĂ¢metro x curso: 70 x 86,5 mm
Cilindrada total: 1.332 cm³
Taxa de compressĂ£o: 10,5:1
AspiraĂ§Ă£o: Turbocompressor
PotĂªncia mĂ¡xima (ABNT): 180 cv (gasolina) /
185 cv (etanol) a 5.750 rpm
Torque mĂ¡ximo (ABNT): 27,5 kgfm a 1.750 rpm
Nº de vĂ¡lvulas por cilindro: 4
Eixo de comando de vĂ¡lvulas: 1 no cabeçote
AlimentaĂ§Ă£o
IgniĂ§Ă£o: Vitesco, eletrĂ´nica digital
incorporada ao sistema de injeĂ§Ă£o
InjeĂ§Ă£o eletrĂ´nica: Vitesco, direta
CombustĂvel: Gasolina/etanol
TransmissĂ£o
CĂ¢mbio automĂ¡tico: seis marchas Ă frente e
uma à ré
Relações de transmissĂ£o:
1ª – 4,459
2ª – 2,508
3ª – 1,556
4ª – 1,142
5ª – 0,852
6ª – 0,672
RĂ© – 3,185
Diferencial – 4,067
TraĂ§Ă£o: Dianteira
Sistema de freios
Comando: A pedal e transmissĂ£o hidrĂ¡ulica com
ABS/ESC de série
Dianteiro: A disco ventilado (diĂ¢metro de 305
mm) com pinça flutuante
Traseiro: A tambor (diĂ¢metro de 254 mm) com
sapata autocentrante e regulagem automĂ¡tica de jogo
SuspensĂ£o dianteira
Tipo: McPherson com rodas independentes, braços
oscilantes inferiores com geometria triangular e barra estabilizadora
Amortecedores: HidrĂ¡ulicos e pressurizados
Elemento elĂ¡stico: Molas helicoidais
SuspensĂ£o traseira
Tipo: Multilink com rodas independentes,
links transversais e longitudinais e barra estabilizadora
Amortecedores: HidrĂ¡ulicos e pressurizados
Elemento elĂ¡stico: Molas helicoidais
DireĂ§Ă£o
Tipo: ElĂ©trica com pinhĂ£o e cremalheira
DiĂ¢metro mĂnimo de curva: 12,2 m
Rodas
Medida: 6,5” x 18” – liga de alumĂnio
Pneus: 225/60 R18
Peso do veĂculo
Em ordem de marcha: 1.705 kg
Capacidade de carga: 670 kg
Carga mĂ¡xima rebocĂ¡vel: 400 kg
Dimensões externas e capacidades
Comprimento do veĂculo: 4.945 mm
Largura do veĂculo: 1.845 mm
Altura do veĂculo: 1.739 mm
DistĂ¢ncia entre-eixos: 2.990 mm
Bitola dianteira: 1.547 mm
Bitola traseira: 1.575 mm
Altura livre do solo entre os eixos: 259,7 mm
Ă‚ngulo de entrada: 25,7°
Ă‚ngulo de saĂda: 28,4°
Ă‚ngulo de rampa: 21,7°
Volume da caçamba: 937 litros
Tanque de combustĂvel: 55 litros
Desempenho
Velocidade mĂ¡xima: 195,5 km/h (gasolina) /
197,5 km/h (etanol)
0 a 100 km/h: 11,2 s (gasolina) / 11 s
(etanol)
Consumo
Ciclo urbano: 9,4 km/l (gasolina) / 6,5 km/l
(etanol)
Ciclo estrada: 10,8 km/l (gasolina) / 8 km/l
(etanol)

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