Estudo permitiu à companhia lançar produtos voltados às principais exigências do mercado frotista

Texto e fotos: Arval

A Arval, empresa de gerenciamento de frotas de veículos que integra o BNP Paribas, em parceira com o Instituto Kantar, acaba de lançar a pesquisa 2020/2021 FLEET BAROMETER, que além de apontar as principais tendências em mobilidade em todo o planeta, serviu para que a Arval desenvolvesse novos produtos voltados aos frotistas brasileiros.

O lançamento do Smart Aproach – consultoria para aplicação de métodos para uma frota verde, com estabelecimento de metas de sustentabilidade – entrega aos frotistas opções de melhorias em sua frota, como um todo, visando o interesse das empresas em temas voltados à sustentabilidade num mundo pós-pandemia e, também, pautado pela Conferência do Clima, em que grande parte dos países se comprometeu a ser carbon free até 2030, enquanto outros optaram por uma meta até 2050. O produto disponibiliza avaliações para implementação de uma frota carbon free, de carros elétricos e híbridos, car sharing etc. “Somente nos últimos dois meses quatro empresas globais, nossas clientes, pediram que Arval se certificasse no desenvolvimento das práticas de responsabilidade social das empresas a partir de sua influência nas cadeias de suprimentos mundiais, visando implementar processos voltados à sustentabilidade em suas frotas e na eletrificação dos veículos”, reforça Max Fernandes.

Outro produto da Arval é o Carbon Free, que estabelece uma parceria com a Geoflorestas, para aplicação de uma solução de compensação de emissão de carbono. Neste caso, a empresa cliente da Arval, que emite 100g/km de CO2, tem uma projeção realizada pela locadora de quantos quilômetros os carros rodam e com isso, a Arval paga pelo plantio de mudas equivalentes. Esta opção é mais acessível que a troca da frota por elétricos e auxilia na compensação dos impactos ambientais, utilizando a frota atual, ajudando o cliente a atender as suas metas de sustentabilidade. “Neste caso, a Arval atua como facilitador para que seus clientes alcancem seus objetivos de RSC, como metas de emissões na redução de carbono”, explica Max Fernandes, diretor de Marketing da Arval. Outra aposta da Arval e que já é uma realidade em alguns países, principalmente na Europa e nos EUA, é o desenvolvimento da eletrificação das frotas. No Brasil ainda há bastante questionamentos sobre o futuro da eletrificação de veículos e, com o enfoque em sustentabilidade, rentabilidade e eficiência, a Arval já conta com uma frota de carros elétricos. Na proposta feita ao cliente está inclusa toda a infraestrutura de carregamento do veículo, instalada nos escritórios e casa dos motoristas.
Porém, quando o assunto é carro elétrico, custo, autonomia e desempenho são sempre alvos de discussões. “Observamos e acompanhamos quase sempre as mesmas notícias sobre esse assunto, e entendemos que hoje no Brasil ninguém é referência ou proprietário desse universo (mobilidade e sustentabilidade). Mais do que auxiliar nossos clientes nesse momento de transição, precisamos estar no topo da lista sob o assunto, mostrando a importância da adesão a este tipo de veículo e aos benefícios socioambientais que ele oferece”, complementa Max.