Fórmula 1 terá corrida sprint de classificação pela primeira vez com a Pirelli como patrocinadora principal

Texto e fotos: Pirelli

Porque escolhemos os pneus

  • A história da Fórmula 1 será escrita em Silverstone, na Inglaterra, neste fim de semana, com a Pirelli como patrocinadora principal. Pela primeira vez, haverá uma corrida sprint de classificação no sábado para definir o grid de largada para o GP no domingo. Os pneus indicados são os mesmos do GP da Inglaterra do ano passado: C1 como P Zero White Hard, C2 como P Zero Yellow Médio e C3 como P Zero Red Soft. Os compostos mais duros foram selecionados devido às famosas exigências do circuito.
  • As alocações são diferentes para os fins de semana que recebem uma corrida sprint de classificação. Haverá 12 conjuntos de pneus P Zero slick em vez de 13, dois conjuntos de P Zero White Hard, quatro conjuntos de P Zero Yellow Médio e seis conjuntos de P Zero Red Soft. Além disso, até seis conjuntos de Cinturato Green Intermediate e três conjuntos de Cinturato Blue Full Wets para chuva.
  • Na classificação de sexta-feira, apenas o pneu macio pode ser usado, mas não haverá obrigação de começar o GP com o composto que o tempo mais rápido foi estabelecido no Q2. Na corrida sprint de classificação de sábado, os pilotos terão a liberdade de escolha, sem parada obrigatória nos boxes. As regras de pneus para o GP de domingo permanecem inalteradas, exceto pelo fato de cada piloto ter a liberdade de escolher os pneus para a largada.
  • A nova construção dos pneus traseiros que foi testada durante os treinos livres na Áustria fará a sua estreia em corrida em Silverstone. Estes pneus, com uma estrutura mais robusta, mas sem peso extra e incorporando alguns dos elementos já previstos para os de 18 polegadas do próximo ano, serão utilizados a partir de agora até o fim da temporada.

Características da pista

  • Silverstone é conhecido como um circuito de alta velocidade e alta energia. As famosas curvas Maggots e Becketts, em particular, impõem grandes forças aos pneus, causadas pelo pico de aceleração lateral superior a 5g enquanto os pilotos fazem as curvas sem tirar o pé do acelerador.
  • O GP da Inglaterra do ano passado foi vencido com uma estratégia Médio/Hard e parada única, a mesma tática escolhida pelos três finalistas do pódio, Max Verstappen, o segundo colocado, fez uma parada a mais para colocar os pneus Soft e conquistar o ponto extra pela volta mais rápida.

Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: Há muitas coisas novas pela frente durante o fim de semana de Silverstone, em primeiro lugar, a introdução da corrida sprint de classificação, a primeira das três programadas para este ano, que irá alterar completamente a dinâmica e o ritmo do fim de semana, além de ter um importante efeito na forma como os pneus são usados. Será fascinante ver diferentes formas como as equipes interpretam estes novos regulamentos e os aproveitam ao máximo. Também estamos apresentando a nova construção de pneus traseiros que foi testada com sucesso na Áustria com feedback positivo. Quanto à Silverstone, continua a ser um dos maiores testes do ano para os pneus, graças a todas as suas curvas rápidas, o que significa que algum grau de gestão é sempre essencial. Outro fator chave é, claro, o clima britânico, notoriamente variável nesta época do ano.