Hamilton conquista a primeira pole para corrida sprint de classificação com o P Zero Red Soft C3
Texto e fotos: Pirelli
Resumo dos pneus da sexta-feira
- Lewis Hamilton, fez história ao conquistar a pole position para a primeira corrida Sprint de classificação realizada na Fórmula 1. O inglês estabeleceu o melhor tempo de 1min26s134 com o pneu P Zero Red Soft C3 à frente de Max Verstappen.
- Hamilton também conquistou o Prêmio Pirelli Speed King, que substitui o Prêmio Pirelli Pole Position em eventos com corrida Sprint de classificação, quem vencer a corrida de meia hora de amanhã largará na pole position do GP de domingo.
- A classificação de hoje ocorreu muito mais tarde do que o habitual, às 18h00 (14h00 no horário de Brasília), com 25º de temperatura ambiente e 38º de temperatura da pista, que diminuía gradualmente à medida que a noite avançava.
- Todos os pilotos usaram pneus P Zero Red Soft para a sessão de classificação de hoje do início ao fim, de acordo com as regras de pneus revisadas para corridas Sprint de classificação. No entanto, os pilotos podem começar a corrida de amanhã e o GP de domingo com qualquer composto que quiserem entre os três nomeados para o fim de semana.
- A sessão de treinos livres de uma hora de duração ocorreu nas condições mais quentes da tarde, os pilotos tiveram oportunidade de usar também os outros compostos nomeados. Verstappen foi o mais rápido no FP1, 0s4 mais rápido do que a sessão equivalente do ano passado. A pole position foi mais lenta do que no ano passado, mas isso também foi afetado pelos mapas do motor sendo corrigidos para a corrida Sprint de classificação de amanhã
- O formato revisado torna mais difícil de estabelecer as diferenças de desempenho entre os compostos, mas com base nos dados do FP1, há uma estimativa até agora de cerca de 0s6 entre o P Zero White Hard C1 e o P Zero Yellow Médio C2 e também entre o Médio e o Soft C3.
Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "Demorou muito para que as equipes se acostumassem com o novo formato que influenciou na forma de como usar os pneus, tendo em vista a corrida Sprint de classificação de meia hora que irão disputar sem pit stop. Considerando a severidade deste circuito, há uma decisão importante a ser feita sobre largar com pneus Médios, que deve ser a escolha mais popular, ou Soft, tendo em mente os pneus obrigatórios que serão necessários para o GP de domingo. Como resultado, há um conjunto bastante complexo de parâmetros para as equipes levarem em consideração, sem experiência anterior para recorrer. E é por isso que muitas usaram todos os três compostos no FP1 para reunir o máximo de informações. A classificação foi obviamente muito mais direta do que o normal, com todos usando pneus Soft do início ao fim, culminando em uma luta pelo tempo mais rápido que foi extremamente disputada em uma das pistas mais exigentes para os pneus no ano".





0 Comentários