Hamilton é o mais rápido com o composto P Zero Red Soft C5

Texto e fotos: Pirelli

Diferença entre os compostos

Resumo dos pneus da sexta-feira

  • Lewis Hamilton, foi o mais rápido nos treinos livres, estabelecendo o melhor tempo do dia no FP2, enquanto Max Verstappen foi o mais rápido no FP1. Em ambas as ocasiões, o pneu P Zero Red Soft foi usado para definir o tempo mais rápido. Ao contrário do fim de semana passado, desta vez o pneu Red Soft é o C5, um degrau mais macio do que a indicação da semana anterior. O C3 e o C4, usados ​​como Médio e Soft no último fim de semana estão de volta à ação no GP da Áustria como Hard e Médio, respectivamente.
  • Em comparação com o fim de semana passado, as temperaturas foram mais amenas, com algumas gotas de chuva à tarde. No início da sessão FP2, que deve representar as condições de classificação e corrida, a temperatura ambiente registrou 22º e a temperatura da pista 31º, 10º a menos que na semana passada.
  • Apesar do circuito ter sido usado no fim de semana passado, a chuva recente tornou as condições semelhantes a dos treinos livres da semana anterior e houve uma evolução boa da pista durante o dia. No entanto, os pilotos e as equipes já estavam familiarizados com ela, ajudando a tornar as duas sessões um pouco mais rápidas do que na semana passada.
  • Cada piloto também teve dois jogos de um novo pneu protótipo, sem marcações, para testar durante esta sexta-feira. Este pneu protótipo, em composto C4, apresenta uma nova construção traseira que está sendo avaliada para introdução a partir do GP da Inglaterra, incorporando elementos dos pneus 2022 de 18 polegadas. Verstappen estabeleceu o tempo mais rápido com o pneu protótipo (1m05s558) durante o FP2.
  • Há uma diferença estimada de cerca de 0s7 entre Soft e Médio, enquanto a diferença entre Médio e Hard é de cerca de 0s5 (com base na corrida do último fim de semana).

Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "Haviam duas prioridades principais para as equipes hoje: avaliar o composto macio na versão C5, que nunca foi à Áustria antes e experimentar o novo pneu protótipo, em composto C4 médio, nas condições mais representativas para as equipes. Estamos recolhendo todas as informações que necessitamos sobre este novo pneu traseiro de construção mais robusta e iremos analisar os dados com vista à sua utilização a partir de Silverstone. O feedback que recebemos dos pilotos até agora é positivo e indica ser bastante semelhante ao pneu existente, que era exatamente o nosso objetivo, manter o mesmo nível de desempenho com um aumento de robustez. Como esperado com compostos mais macios, tivemos granulação nos pneus Soft em particular, o que sugere que podemos ver algumas estratégias bem diferentes em comparação com o fim de semana passado, era essa a ideia em mudar a nomeação para o segundo fim de semana de corrida aqui".