Referência em suspensão no País, a Cofap, que está desenvolvendo uma grande variedade de projetos para as montadoras, possui em seu portfólio uma extensa linha de amortecedores com as mais diversas tecnologias

Texto e fotos: SD&PRESS Consultoria

Destaque dentro da gama da marca, os amortecedores Power Shock, no mercado há 12 anos, foram desenvolvidos exclusivamente para alguns modelos da linha Fiat, com aplicações para Palio, Palio Adventure, Strada, Grand Siena, Uno e Mobi. O principal diferencial dos amortecedores Power Shock consiste em um dispositivo adicional contida em seu interior, confeccionado em material especial, que entra em ação durante as curvas mais acentuadas, limitando a inclinação da carroceria (rolling) e proporcionando mais estabilidade e melhor dirigibilidade ao automóvel, com mais segurança para motoristas e passageiros.

Na verdade, os amortecedores Power Shock foram desenvolvidos pensando no conforto e na segurança dos passageiros, uma vez que alguns dos modelos mencionados não possuem as barras estabilizadoras. Nesses casos, os amortecedores Power Shock compensam com vantagens aquele componente. E nos modelos Adventure, que possuem maior altura em relação ao solo e, consequentemente, um centro de gravidade mais elevado, o que prejudica a estabilidade em curvas, foi possível manter um diâmetro reduzido da barra estabilizadora, sempre pensando no conforto e segurança, lembrando que esse componente tem ação contínua na suspensão e, quanto maior o seu diâmetro, mais “dura” fica a suspensão. Assim, em curvas mais acentuadas, os amortecedores Power Shock entram em ação, trabalhando em conjunto com a barra estabilizadora no sentido de limitar a inclinação do carro. Resumindo, dependendo da aplicação, os amortecedores Power Shock podem substituir a barra estabilizadora ou, com ela, melhorar a estabilidade do carro em curvas acentuadas, porém, proporcionando muito conforto, filtrando perfeitamente as ondulações e avarias do pavimento.
Mas a Cofap faz um alerta! Os amortecedores Power Shock possuem características de montagem que os diferenciam dos outros amortecedores destinados à mesma família de veículos e, por isso, devem ser substituídos sempre por outro com a mesma tecnologia. A sua substituição por amortecedores sem a mola interna pode comprometer a dirigibilidade, colocando em risco a segurança do veículo e seus ocupantes, já que a função primordial do sistema Power Shock é limitar a inclinação excessiva do carro em curvas, conforme o projeto original das montadoras para as quais esse tipo de tecnologia foi adotada. Por isso, é importante que mecânicos e consumidores estejam atentos na hora da troca para evitar transtornos.