Focada na qualidade de seus produtos e no atendimento, indĂºstria gaĂºcha Ă© reconhecida como a soluĂ§Ă£o no mercado de reposiĂ§Ă£o de autopeças

Texto e fotos: Viemar Automotive

ExceĂ§Ă£o Ă  regra no problemĂ¡tico cenĂ¡rio econĂ´mico brasileiro, a Viemar Automotive fechou 2020 com 27% de aumento de vendas e 20% de aumento do seu quadro de funcionĂ¡rios, com o objetivo de atender a demanda atual e futura demonstrada pelo mercado. Os resultados decorrem dos investimentos que a indĂºstria gaĂºcha – especialista em peças de reposiĂ§Ă£o para veĂ­culos nacionais e importados – vem fazendo ao longo dos Ăºltimos anos, a despeito da pandemia de covid-19 que paralisou ou desacelerou muitos setores. Em fevereiro de 2021, a empresa completou 25 anos de atividade e manteve seus investimentos direcionados para a preparaĂ§Ă£o de uma nova planta industrial, em um terreno de 150 mil m², na cidade de ViamĂ£o (RS), que deve entrar em operaĂ§Ă£o no inĂ­cio de 2022.

Nessas duas dĂ©cadas e meia, a Viemar Automotive cresceu investindo na criaĂ§Ă£o, implantaĂ§Ă£o e modernizaĂ§Ă£o de processos industriais, administrativos e comerciais, e simultaneamente focando na ampliaĂ§Ă£o do seu portfĂ³lio. Reconhecida como vanguardista no lançamento de novos produtos, a empresa se orienta pela convicĂ§Ă£o de que o mercado demanda soluções completas, destacando-se tambĂ©m pelo pioneiro programa de garantia de 70 quilĂ´metros ou dois anos de uso para as linhas de terminais de direĂ§Ă£o, articulações axiais, pivĂ´s de suspensĂ£o e pinças de freio. A histĂ³ria da empresa começou em 1985, quando o fundador e presidente Fabio Toniolo Vieira, o mais novo de quatro irmĂ£os, todos inseridos no mercado de autopeças, resolveu mudar para o Rio Grande do Sul e se tornar distribuidor dos produtos da empresa de sua famĂ­lia.

Desde entĂ£o, a Viemar se consolidou com uma sede prĂ³pria de 700 m², em 2001, na cidade de Canoas (RS),  e, em 2008, inaugurou sua segunda fĂ¡brica, com quatro mil m², que mais tarde seria duplicada. Dali em diante, o crescimento foi contĂ­nuo. Ainda em 2007, a indĂºstria conquistou a certificaĂ§Ă£o IS0 9001:2000 e, em 2014, recebeu a certificaĂ§Ă£o do INMETRO, mesmo ano em que foi criado o NĂºcleo de Engenharia Motorsport para desenvolver e testar seus produtos nas pistas de competições automotivas. Hoje, a marca Ă© fornecedora tĂ©cnica das principais categorias do automobilismo nacional, como Stock Car, Stock Light, ImpĂ©rio Endurance Brasil e Mercedes Benz Challenge, entre outras. A explicaĂ§Ă£o de Fabio Toniolo sobre o sucesso da empresa justifica-se pela histĂ³ria de expansĂ£o da marca: “NĂ³s temos a confiança dos clientes, nĂ³s temos a confiança dos consumidores dos produtos e, na verdade, quando vocĂª tem essa confiança, a possibilidade de crescer se torna maior”. PorĂ©m, ele lembra que muitas vezes nĂ£o se percebe que isso estĂ¡ acontecendo e ressalta outro fator fundamental para a Viemar ser bem-sucedida: o fator humano: “Olhar hoje e achar que vocĂª fez... NĂ£o, nĂ£o fez. SĂ£o muitos colaboradores, senĂ£o nem chegarĂ­amos aqui. O empreendedor quer sempre empreender, mas se nĂ£o tiver o colaborador que dĂ¡ o retorno esperado, nĂ£o acontece. O sucesso nĂ£o estĂ¡ na mĂ£o de um, dois ou t rĂªs. EstĂ¡ na mĂ£o de 100%, em todas as Ă¡reas. É a equipe como um todo que nos leva atĂ© onde estamos. NinguĂ©m fez. Foi uma equipe bastante grande que fez”.

Essa convicĂ§Ă£o orienta toda a atuaĂ§Ă£o da Viemar para enfrentar esse tempo difĂ­cil de pandemia. “2020 foi um ano desafiador para a economia mundial e para a Viemar nĂ£o foi diferente, tivemos que reinventar processos e negĂ³cios”, explica JosĂ© Salis, diretor comercial e de engenharia da Viemar Automotive. “Preparamos a empresa para este novo cenĂ¡rio, criando, por exemplo, modelos de execuĂ§Ă£o comercial focados na busca por resultado, contemplando toda a cadeia em que atuamos, oferecendo os produtos Viemar com um posicionamento competitivo de preços, atrelado ao nosso patamar diferenciado de qualidade. Reforçamos, nos mercados em que atuamos, a nossa soluĂ§Ă£o em portfĂ³lio e o modelo de geraĂ§Ă£o de demanda como grandes diferenciais da marca. Foi u m ano muito especial para nĂ³s. Conseguimos crescer e, ao mesmo tempo, cuidar do nosso maior ativo: as pessoas! Aqui, entendemos que a nossa gente Ă© a nossa força e, com toda a motivaĂ§Ă£o e engajamento, construĂ­mos mais um ano de consolidaĂ§Ă£o da marca, ganho de market share e crescimento de peças vendidas, fabricadas e entregues para os nossos clientes”.