O modelo de trabalho da pickup mais famosa do Brasil consegue aliar conforto, economia e desempenho na versĂ£o com cabine simples
Texto: Eduardo
Abbas
Fotos: Stellantis
Quando se fala em carro de trabalho, geralmente se pensa naquele modelo sem direĂ§Ă£o hidrĂ¡ulica ou elĂ©trica, retrovisor em um lado apenas, vidros manuais, banco de espuma rĂgida, buraco no painel para se colocar um rĂ¡dio, porta-luvas sem tampa, tapetes de borracha, motor limitado, cĂ¢mbio com poucas marchas e a fria e solitĂ¡ria cabine simples. Quer saber, ainda existem alguns modelos com esses “acessĂ³rios”, mas quando vocĂª compara com os modelos que a Stellantis apresenta atravĂ©s da Fiat, podemos acreditar que o ser humano ainda tem jeito!
Durante 15 dias eu tive o prazer de avaliar a versĂ£o de entrada, se Ă© que podemos chamar assim, pois vem tĂ£o recheada que mais parece que erraram na entrega do carro de tanta coisa boa embarcada. A Strada Endurace CS Ă© uma dessas pickups pequenas que mais parece um carro de passeio, principalmente por usar soluções de mecĂ¢nica, segurança e acabamento que os modelos SedĂ£ e Hatch possuem.
A parte mecĂ¢nica tem o Ă³timo motor 1.4 Fire de 88cv, torque de 12,5 kgfm com etanol e 85cv, torque de 12,4 kgfm com gasolina, cĂ¢mbio manual de cinco marchas e os sempre importantes apĂªndices eletrĂ´nicos, como controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, controle de traĂ§Ă£o avançado E-Locker (TC+), ABS Off-Road, entre outros.
A Strada Endurace CS estava abastecida com gasolina, isso melhora o consumo e atrapalha um pouco o desempenho, mas Ă© algo quase imperceptĂvel, a qualidade mecĂ¢nica faz esse tipo de comparaĂ§Ă£o quase nĂ£o existir, esses dados servem para se tentar equalizar o custo por litro de cada combustĂvel e ajudar nas contas. Andando na cidade jĂ¡ se percebe a grande melhora no isolamento acĂºstico, tanto de ruĂdos externos quanto dos componentes mecĂ¢nicos. O rodar Ă© macio, a posiĂ§Ă£o de dirigir muito boa e o acesso aos diversos equipamentos ficam no volante ou muito prĂ³ximos das mĂ£os.
As dimensões da Strada Endurace CS sĂ£o perfeitas para ruas e avenidas apertadas, o bom torque fornecido pelo motor permite rodar grande parte do percurso em quarta marcha, na cabine pequena, o ar-condicionado refrigera em poucos minutos mesmo em temperaturas externas bem altas. Andando com um passageiro, fiz a mĂ©dia, segundo dados do computador de bordo, de 12,3 km/l, as ruas estavam ligeiramente vazias e a velocidade limite das avenidas era logo atingida. Este teste foi feito durante a liberaĂ§Ă£o de restriĂ§Ă£o da pandemia.
O conforto que a pickup proporciona Ă© o mesmo de um carro mĂ©dio, novas molas, amortecedores e geometria, nova travessa de suspensĂ£o, barra estabilizadora na dianteira e novo eixo traseiro dĂ£o a caracterĂstica de carro moderno e bem construĂdo. Ela ficou mais alta em relaĂ§Ă£o ao solo (214 mm) e permite maior vĂ£o de carga na caçamba de 1.354 litros e capacidade de 720 kg.
Fiz um rĂ¡pido bate-volta atĂ© Itapecerica da Serra, cidade da grande SĂ£o Paulo, para uma avaliaĂ§Ă£o em rodovia e usufruir de todos os melhoramentos eletrĂ´nicos que a Strada Endurace CS oferece. Começando com os farĂ³is de LED com luzes DRL e alguns equipamentos opcionais como alarme, travas e vidros elĂ©tricos, fechadura elĂ©trica na caçamba, central multimĂdia Uconnect 7”, display digital de 3,5 polegadas no painel de instrumentos, alto-falantes, duas portas USB, controles de Ă¡udio no volante parcialmente em couro, cĂ¢mera de rĂ© e sensor de estacionamento.
O desempenho na rodovia Ă© impressionante, a retomada de velocidade em estrada nem precisa de reduĂ§Ă£o de marcha, isso se deve ao fato de estar sem carga e ser um veĂculo muito mais leve que um automĂ³vel de passeio. Com duas pessoas a bordo, ar-condicionado ligado e o pĂ© apertando suavemente o acelerador, fiz a mĂ©dia, segundo dados do computador de bordo, de 13,1 km/l, um valor bem superior que o divulgado pela montadora.
A Strada Endurace CS tem preço inicial sugerido de R$79.909, cinco cores para escolher, pacotes de opcionais, acessĂ³rios e serviços, trĂªs anos de garantia, financiamento e consĂ³rcio, RevisĂ£o Sob Medida, Carro por assinatura no Flua!, AssistĂªncia 24 Horas, estĂ¡ nas concessionĂ¡rias Fiat para se agendar um Test Drive e saber que, o bom fruto nunca sai de perto da Ă¡rvore.
Ficha TĂ©cnica
Motor
PosiĂ§Ă£o:
Transversal dianteiro
NĂºmero
de cilindros: 4 em linha
DiĂ¢metro
x curso: 72 x 84 mm
Cilindrada
total: 1.368,3 cm³
Taxa
de compressĂ£o: 12,35:1
PotĂªncia
mĂ¡xima (ABNT): 85 cv (gasolina)/ 88 cv (etanol) a 5.750 rpm
Torque
mĂ¡ximo (ABNT): 12,4 kgfm (gasolina)/ 12,5 kgfm (etanol) a 3.500 rpm
Nº
de vĂ¡lvulas por cilindro: 2 no cabeçote
Eixo
de comando de vĂ¡lvulas: 1 no cabeçote
AlimentaĂ§Ă£o
IgniĂ§Ă£o: Magneti
Marelli, eletrĂ´nica digital incorporada ao sistema de injeĂ§Ă£o
InjeĂ§Ă£o eletrĂ´nica:
Magneti Marelli
CombustĂvel:
Gasolina/Etanol
TransmissĂ£o
CĂ¢mbio manual: cinco
marchas à frente e uma à ré
Relações de transmissĂ£o:
1ª – 4,273
2ª – 2,429
3ª – 1,444
4ª – 1,029
5ª – 0,795
RĂ© – 4,200
Diferencial – 4,600
TraĂ§Ă£o: Dianteira com
juntas homocinéticas
Sistema de freios
Comando: A pedal e
transmissĂ£o hidrĂ¡ulica com ESC
Dianteiro: A disco
ventilado (diĂ¢metro de 257 mm) com pinça flutuante
Traseiro:
A tambor (diĂ¢metro de 228,6 mm) com sapata autocentrante e regulagem automĂ¡tica
de jogo
SuspensĂ£o dianteira
Tipo: McPherson com
rodas independentes e barra estabilizadora
Amortecedores:
HidrĂ¡ulicos, telescĂ³picos de duplo efeito
Elemento elĂ¡stico: Molas
helicoidais
SuspensĂ£o traseira
Tipo: Eixo rĂgido
Amortecedores:
HidrĂ¡ulicos de duplo efeito
Elemento elĂ¡stico: Molas
parabĂ³licas longitudinais
DireĂ§Ă£o
Tipo: HidrĂ¡ulica com
pinhĂ£o e cremalheira
DiĂ¢metro mĂnimo de
curva: 10,7 m
Rodas
Medida: 6” x 15”
Pneus: 195/65 R15
Peso do veĂculo
Em ordem de marcha:
1.078 kg
Capacidade de carga: 720
kg
Carga mĂ¡xima rebocĂ¡vel
(reboque sem freio): 400 kg
Dimensões externas e
capacidade
Comprimento do veĂculo:
4.474 mm
Largura do veĂculo:
1.732 mm
Altura do veĂculo: 1.608
mm
DistĂ¢ncia entre-eixos:
2.737 mm
Bitola dianteira: 1.457
mm
Bitola traseira: 1.480 mm
Altura mĂnima do solo:
208 mm
Ă‚ngulo de entrada: 23,4°
Ă‚ngulo de saĂda: 26,7°
Ă‚ngulo de rampa: 20,8°
Volume da caçamba: 1.354
litros
Tanque de combustĂvel:
55 litros
Desempenho
Velocidade mĂ¡xima: 156
km/h (gasolina)/ 157,5 km/h (etanol)
0 a 100 km/h: 13,4 s
(gasolina)/ 12,3 s (etanol)
Consumo
Ciclo urbano: 11,8 km/l
(gasolina)/ 8,3 km/l (etanol)
Ciclo estrada: 12,4 km/l
(gasolina)/ 8,8 km/l (etanol)
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