Escolhas diferentes nas duas corridas austríacas

Texto e fotos: Pirelli

Porque escolhemos os pneus

  • Para a segunda e terceira pernas da primeira sequência de três finais de semana de corrida no ano, na Áustria, a Pirelli fez duas nomeações de pneus diferentes para a mesma pista, como foi o caso no ano passado em Silverstone.
  • Para a primeira corrida no Red Bull Ring, o GP da Estíria, o C2 será o P Zero White Hard, o C3 será o P Zero Yellow Médio e o C4 será o P Zero Red Soft.
  • No GP da Áustria, realizado no fim de semana seguinte em uma traçado idêntico, o P Zero White Hard será o C3, o P Zero Yellow Médio será o C4 e o P Zero Red Soft será o C5, a combinação mais macia na linha da Pirelli.
  • Essas duas nomeações foram feitas para criar um diferencial entre as duas corridas, proporcionando variação estratégica com a introdução de compostos mais macios para o segundo fim de semana.
  • O Red Bull Ring é uma pista compacta e como uma montanha-russa, com uma volta frenética e bastante curta caracterizada por uma curva após a outra e várias mudanças na elevação. Apesar disso, não é especialmente exigente com os pneus, o que possibilita o uso dos compostos mais macios.

Características da pista

  • O traçado de 4,3 quilômetros e dez curvas significa que o tráfego é muitas vezes um problema. Este é um fator importante na corrida e na estratégia de classificação. Por causa da volta curta e fluída, as diferenças de desempenho entre os compostos tendem a ser bem pequenas. A maioria das curvas são para a direita, mas as duas mais exigentes são para a esquerda, isso significa que os pneus menos forçados entram nelas relativamente frios a cada vez.
  • Na primeira corrida consecutiva no mesmo circuito neste ano significa que as equipes terão muitos dados e oportunidade para maximizar o potencial dos pneus, principalmente no segundo fim de semana. Como resultado, as equipes vão se concentrar nos pneus C5 mais macios para se prepararem para o GP da Áustria.
  • No passado esta foi uma corrida de parada única, exceto nas ocasiões em que o Safety Car fez com que os pilotos tivessem um pit stop "de graça". Este deve ser o caso novamente no GP da Estíria, mas a nomeação mais macia, uma semana depois, pode forçar as equipes para uma estratégia de duas paradas.

Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: Mais uma vez, depois do ano passado, a Áustria acolhe uma corrida consecutiva, o que significa que as equipes têm muitos dados sobre esta pista e experiência recente de como lidar com seus desafios e táticas particulares. No entanto, ter duas nomeações de pneus diferentes é a primeira vez para o Red Bull Ring, então será interessante ver como as equipes se familiarizarão com os pneus C5 mais macios para o segundo fim de semana de corrida e como a nova seleção influencia a estratégia no sentido de criar oportunidades diferentes em comparação com o anterior GP da Estíria.