Com o pneu Soft C4, Verstappen dita o ritmo em Paul Ricard

Texto e fotos: Pirelli

Diferença entre os compostos

Resumo dos pneus da sexta-feira

  • Max Verstappen ditou o ritmo durante os treinos livres de hoje para o GP da França, seguido por Valtteri Bottas e Lewis Hamilton. Bottas foi o mais rápido na sessão da manhã, antes que Verstappen fosse ainda mais rápido à tarde. Em ambas as ocasiões, foi usado o pneu P Zero Red Soft, o composto C4.
  • As equipes usaram os compostos P Zero White Hard e P Zero Red Soft pela manhã, o P Zero Yellow Médio foi usado na primeira parte do FP2, seguido pelo composto Soft enquanto as equipes se concentraram nas simulações de classificação.
  • A pista estava razoavelmente 'verde' e escorregadia pela manhã, graças também ao asfalto novo em algumas partes, mas foi emborrachando progressivamente ao longo da tarde para proporcionar uma boa aderência.
  • As condições meteorológicas foram secas e quentes ao longo do dia, com o FP2 em andamento com 31º ambiente e 49º no asfalto. Esperam-se condições um pouco mais frescas para a classificação e possibilidade de temperaturas ainda mais baixas para a corrida, com previsão de chuva na manhã de domingo.
  • Com os compostos Soft e Médio sendo usados por várias voltas hoje, os intervalos entre eles são os esperados, 0s6 entre Soft e Médio e 0s5 entre Médio e Hard. Isso significa que os compostos Médio e Soft podem desempenhar um papel importante na classificação de amanhã.

Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "Os treinos livres foram mais ou menos como esperávamos. O tempo do FP2 foi mais lento do que a sessão equivalente em 2019, principalmente devido aos ventos mais fortes de hoje e em parte por causa do recapeamento parcial da pista. Vimos que os compostos Médio e Soft são razoavelmente próximos, o que deve colocá-los para jogo na classificação de amanhã e também ter um grande efeito na estratégia de corrida. As equipes foram capazes de reunir muitos dados bons sobre os compostos Soft e Médio, em particular com diferentes cargas de combustível, enquanto o Hard foi usado menos extensivamente e principalmente na parte da manhã. Portanto, será interessante ver como tudo isso se traduz em cálculo de estratégia e diferentes abordagens para a classificação, que deve ser realizada novamente em condições quentes e secas".