Verstappen vence com duas paradas e estratégia Médio-Hard-Médio
Texto e fotos: Pirelli
Melhores Momentos
- Max Verstappen venceu o GP da França graças a uma estratégia incomum de duas paradas, indo do P Zero Yellow Médio para P Zero White Hard e novamente para o Médio. Ele foi o único do pelotão da frente a parar duas vezes, reassumindo a liderança da corrida a apenas uma volta antes da bandeira quadriculada.
- Lewis Hamilton assumiu a ponta após a primeira curva, mas quando Verstappen fez seu segundo pitstop, ele optou pela parada única com estratégia Médio-Hard, a mesma feita pela maioria dos pilotos. Outro que parou duas vezes foi Charles Leclerc que chegou em 16º.
- A maioria dos pilotos, incluindo os 10 primeiros do grid, optaram por largar com o pneu Médio. Os da Aston Martin, da Alfa Romeo, mais Esteban Ocon e Nikita Mazepin, foram os únicos a largar com o pneu Hard, ninguém usou o Soft durante a corrida.
- Com os oito primeiros colocados largando com pneus Médios, Sebastian Vettel foi o melhor colocado que executou uma estratégia alternativa, ele fez 37 voltas com o Hard antes de mudar para o Médio e terminar em nono, logo a frente de seu companheiro de equipe que fez o mesmo plano de corrida.
- As temperaturas estavam consideravelmente mais baixas do que nos dias anteriores, a chuva na manhã de domingo secou a tempo para a corrida, mas limpou a superfície de borracha residual. A temperatura ambiente permaneceu em torno de 27º, a temperatura da pista caiu para 37º, quase 15º mais frio do que os treinos livres e classificação.
Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "Esta corrida se transformou em uma batalha estratégica intensa e emocionante, com uma série de fatores desconhecidos, como temperaturas mais amenas da pista, a chuva desta manhã que reiniciou a pista e o vento que continuou a pegar alguns pilotos. Esses aspectos também contribuíram para o aumento do granulação frontal-esquerda, que era fundamental hoje. Como resultado, embora uma parada fosse o esperado, também havia a possibilidade de duas paradas, que a Red Bull e Max Verstappen escolheram decisivamente. As margens eram muito bem equilibradas, como todos puderam ver, entre um padrão duplo e um único, e foi necessário muito empenho para fazer com que qualquer uma das estratégias funcionasse. Parabéns a Max Verstappen e Red Bull por uma primorosa estratégica hoje, que manteve todos em suspense até a última volta".





0 Comentários