Compostos P Zero mais macios fazem estreia em GPs de 2021

Texto e fotos: Pirelli

Porque escolhemos os pneus

  • O composto Pirelli mais macio da gama (chamado de "C5", que significa Composto 5) faz sua estreia em 2021. Com os pneus mais macios da gama sendo indicados pela primeira vez este ano, o P Zero White Hard em Mônaco será o C3, o P Zero Yellow Médio será o C4 e o P Zero Red Soft será o C5.
  • Mônaco não é apenas a volta mais curta do ano com a velocidade média mais baixa, mas também tem a curva mais lenta do ano. Para lidar com isso, as equipes usam um pacote de alta pressão aerodinâmica, com asas dianteira e traseira específicas para equilibrar os níveis de downforce. Também há apêndices aerodinâmicos feitos sob medida, bem como ajustes no volante para prover o esterço necessário para fazer a curva Fairmont.
  • Uma curva vem rapidamente após a outra em Mônaco, tornando relativamente fácil aquecer o pneu, especialmente os compostos mais macios, e colocá-los em sua janela operacional ideal.

Características da pista

  • Por ser um circuito de rua, a pista tende a ser extremamente "verde" e escorregadia do início ao fim da semana, com rápida evolução. Como o fim de semana dessa corrida assume um formato incomum, sem a Fórmula 1 acelerando na sexta-feira, e a pista aberta ao tráfego normal à noite (e na maior parte da sexta-feira), a superfície pode, muitas vezes, "reiniciar" antes do sábado. Mônaco tem um dos níveis mais baixos de macro rugosidade da temporada.
  • Por causa das baixas cargas de energia que passam pelos pneus, Mônaco é tradicionalmente uma corrida de uma parada, e há uma janela de pit stop bastante ampla na qual essa parada pode ser feita.
  • Em 2019, quando a corrida foi realizada pela última vez, Lewis Hamilton venceu com uma estratégia de Soft para Médio após fazer uma parada precoce sob o safety car na volta 11, administrando o composto de forma brilhante até o fim. Os outros dois pilotos no pódio também pararam sob o safety car, mas optaram por pneus Hard.

Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: Mônaco é único, mas sua ausência no calendário desde 2019 apenas enfatiza suas características específicas e nos deixa ainda mais satisfeitos por voltar lá. A aderência mecânica é a chave para o sucesso, assim como a classificação e a estratégia, com a reconhecida dificuldade de ultrapassagem. Isso coloca um foco na posição de pista, com os pilotos tendo que extrair o máximo do pneu C5 mais macio na classificação. A estratégia tende a ser reativa, com as equipes fazendo suas paradas no momento que lhes dão máxima vantagem na pista, graças também a uma ampla janela de pit stop resultante do baixo desgaste e degradação dos pneus.