O SUV de verdade, agora na versĂ£o hĂ­brida, começa a incomodar os concorrentes sem opĂ§Ă£o elĂ©trica

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Toyota

Muito jĂ¡ se falou sobre o uso de carros elĂ©tricos no Brasil, eles chegam, marcam territĂ³rio e atĂ© levam os mais desavisados a criar leis esdrĂºxulas que tentam obrigar os consumidores a usar algo que precisa mais estudo e infraestrutura, pautar apenas pela vontade Ă© no mĂ­nimo burrice. A America Latina Ă© um lugar onde os carros hĂ­bridos farĂ£o mais sucesso que os elĂ©tricos, atĂ© porque nĂ£o temos tanta energia e tomadas para carregar as baterias.


Com olhos sempre atentos ao mercado, a Toyota resolveu transformar seu SUV de maior sucesso no mundo no hĂ­brido que jĂ¡ balança a concorrĂªncia. Durante uma semana eu pude desfrutar de toda a comodidade e tecnologia que o RAV4 SX Hybrid oferece para quem resolve encarar o futuro dos automĂ³veis de frente.


Houve uma mudança radical no desenho na 5ª geraĂ§Ă£o, seu design Ă© chamado "Cross Octagon", porque representa dois octĂ³gonos cruzados em 90 graus. O novo RAV4 SX Hybrid Ă© mais baixo, mais Ă¡gil e mais estĂ¡vel, a largura do carro e a distĂ¢ncia entre-eixos foram aumentadas, isso melhora o conforto a bordo, as rodas de liga leve de 18 polegadas e o teto solar panorĂ¢mico aumentam o padrĂ£o de beleza e acabamento.



Produzido nas fĂ¡bricas de Takaoka e Nagakusa no JapĂ£o, o RAV4 SX Hybrid traz um sistema mecĂ¢nico totalmente novo, combina baixo consumo de combustĂ­vel e excelente potĂªncia de acordo com o estilo de conduĂ§Ă£o. O sistema Ă© composto por quatro motores (um a gasolina + trĂªs elĂ©tricos) que funcionam juntos, fornecendo uma potĂªncia total de 222 cv, o propulsor Ă© um 2.5L DOHC de 4 cilindros e 16V e no sistema elĂ©trico os motores sĂ£o alimentados por uma bateria de nĂ­quel-hidreto metĂ¡lico II, com isso, a autonomia pode chegar a 1.000 km com um Ăºnico tanque de gasolina de 55 litros.



Ainda na parte mecĂ¢nica, o RAV4 SX Hybrid tem um novo tipo de transmissĂ£o automĂ¡tica HEV Transaxle de 7 velocidades, quatro modos de conduĂ§Ă£o (Normal, ECO, EV (100% elĂ©trico) e Sport), trocas de marcha no volante, e o novo sistema inteligente de traĂ§Ă£o 4X4 AWD, as rodas traseiras sĂ£o acionadas por um dos motores elĂ©tricos que estĂ¡ localizado no eixo traseiro, tambĂ©m incorpora a funĂ§Ă£o AUTO LSD, tem direĂ§Ă£o eletricamente assistida (EPS), freios a disco e suspensĂ£o independente.



Andando pela cidade, onde ele Ă© muito mais eficiente, o RAV4 SX Hybrid impõe respeito nas ruas e avenidas pelo tamanho e desempenho. Grande parte do percurso que eu utilizei em meus compromissos diĂ¡rios e sem medo de ser multado (em SĂ£o Paulo os carros hĂ­bridos estĂ£o livres do rodĂ­zio municipal), percorri usando os motores elĂ©tricos, o Ă  combustĂ£o ligava apenas em algumas situações (subidas mais Ă­ngremes) ou quando a bateria precisava ser carregada. O consumo realmente espanta, por se tratar de um carro com dimensões generosas, pesado e ainda levando mais dois passageiros, fiz a mĂ©dia de 16,7 km/l, segundo dados do computador de bordo.


Com toda essa tecnologia de mobilidade, o RAV4 SX Hybrid nĂ£o deixou barato tambĂ©m o conforto e a segurança. O interior foi completamente renovado com modernos equipamentos de conforto, tecnologia e conectividade, no painel a tela Ă© colorida de TFT 7 polegadas e permite ao motorista escolher um aspecto analĂ³gico ou digital, o volante possui comandos de Ă¡udio, telefone, alerta de mudança de faixa e controle de velocidade cruzeiro adaptativo, controle de estabilidade (VSC), controle de traĂ§Ă£o (TRC), ABS com EBD, frenagem de emergĂªncia (BA), arranque em subida (HAC), freio de estacionamento elĂ©trico com funĂ§Ă£o de auto-hold e farĂ³is de neblina dianteiros e traseiros.


Ele tem ar-condicionado integrado digital Dual Zone com sistema S-Flow, Sistema Smart Entry, Push Start Button, abertura e fechamento elĂ©trico da tampa do porta-malas de 580 litros com sensor de movimento, sistema multimĂ­dia com tela de 7”, espelhamento Mirror Link e DVD Player, CD-R/RW, MP3, WMA e AAC, rĂ¡dio AM/FM, Bluetooth e seis alto-falantes, cĂ¢mera de rĂ©, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema de carregamento sem fio para smartphones, bancos ventilados, o do motorista com regulagem elĂ©trica e memĂ³ria.


Na estrada o RAV4 SX Hybrid Ă© uma delĂ­cia, um automĂ³vel totalmente nas mĂ£os do condutor, seguro nas curvas e eficiente nas retas, tem um Cruise Control que economiza combustĂ­vel e fornece respostas muito rĂ¡pidas em situações de ultrapassagem. Com uma climatizaĂ§Ă£o perfeita e todo o barulho do mundo lĂ¡ fora, comprovei na rodovia Regis Bittencourt o desempenho surpreendente, na viagem atĂ© Miracatu, o consumo mĂ©dio, segundo dados do computador de bordo, ficou em Ă³timos 14,2 km/l.


O RAV4 SX Hybrid tem preço sugerido de R$ 195.990, estĂ¡ no Ciclo Toyota, tem sete cores para escolher, 3 anos de garantia, revisões com preço fechado, assistĂªncia 24 horas, vĂ¡rios acessĂ³rios originais e a certeza que vocĂª estĂ¡ comprando um SUV que tem o luxo de um sedĂ£, o consumo de carro popular e a agilidade de um fora de estrada, sem precisar ficar procurando uma tomada por aĂ­.


Ficha TĂ©cnica

MotorizaĂ§Ă£o

Versões SX Hybrid e S Hybrid

Motor
2.5L DOHC 4 Cilindros , 16V (VVT-iE VVT-i)

CombustĂ­vel
Gasolina
Motor a
PotĂªncia (cv/rpm)
178CV @ 5700 rpm
Torque (kgf.m/rpm)
22.5 / 3.600
CombustĂ£o
Cilindrada (cm3)
2487


DiĂ¢metro x curso do pistĂ£o (mm)
87,5 X 103,4

Taxa de compressĂ£o
14,0 +- 0,3

Motor
THS II (Com 3 motores elétricos)
Motor Elétrico
PotĂªncia (cv/rpm)
120 CV

Torque (kgf.m/rpm)
20,6
PotĂªncia Combinada

222 CV
TransmissĂ£o


Tipo/especificaĂ§Ă£o

HEV Transaxle (Com TransmissĂ£o variĂ¡vel contĂ­nua)
SuspensĂ£o


Dianteira

McPherson, com barras estabilizadoras

(Com controle de torque dinĂ¢mico- sistema AWD)


Traseira

Wishbone, com barras estabilizadoras

(Com controle de torque dinĂ¢mico- sistema AWD)


TraĂ§Ă£o


Tipo

AWD com seletor de terreno LSD
DireĂ§Ă£o


Tipo

Eletroassistida Progressiva (EPS)
Freios


Dianteiros

Discos ventilados com ABS, EBD e BAS
Traseiros

Discos sĂ³lidos com ABS, EBD, BAS
Pneus e Rodas


Pneus

225 / 60 R18
Rodas

Liga Leve 18"

(estepe tipo TemporĂ¡rio reforçado 165/80)


Dimensões e Capacidades

Comprimento (mm)

4.600
Largura (sem os espelhos retrovisores externos) (mm)
1.855
Altura (mm)

1.685
Entre-eixos (mm)

2.690
VĂ£o livre do solo (mm)
180
Capacidade do porta-
malas (L)
580
Capacidade do tanque
(L)
55