Modelo de nova geração proporcionará à Air France maior flexibilidade operacional, bem como a oportunidade de gerar economias significativas e simplificar a oferta aos clientes

Texto e fotos: Air France

Os conselhos de administração da Air France e da Air France-KLM chegaram a uma decisão sobre a substituição dos Airbus A380 da Air France e aprovaram um pedido de 10 Airbus A350-900s, que elevará o número total de aeronaves A350 para 38, incluindo três que já foram entregues. Essa decisão está em linha com a estratégia de racionalização e simplificação de frota da Air France-KLM.


A KLM já está no caminho de simplificar sua frota de longa-distância, que consistirá em apenas aeronaves Boeing 777 e 787, compartilhando um tipo comum de classificação para pilotos. Este é o próximo passo para a Air France, que segue a mesma estratégia de simplificação de frota. Como resultado, em 2023, a frota de longa-distância da Air France consistirá em 116 aeronaves divididas em apenas quatro famílias: Airbus A330 e A350 e Boeing 787 e 777. Assim como na KLM, isso proporcionará à Air France maior flexibilidade operacional, bem como a oportunidade de gerar economias de escala significativas, em especial graças à redução do número de qualificações de piloto para três até 2023 -- Airbus A330/A350, Boeing 787 e Boeing 777. Os A350, aeronaves de nova geração, substituirão os Airbus A380s atualmente em operação na Air France e que serão aposentados entre agora e o final de 2022. A chegada deles também permitirá à empresa acelerar a partida dos Airbus A340s durante o primeiro trimestre de 2021.
O Airbus A350-900 combina eficiência econômica e desempenho ambiental, com 25% menos combustível consumido em comparação com aeronaves da geração anterior, atingindo 2,5 litros por passageiro/100 km. Também possui uma redução de 40% na pegada sonora. O Air France A350-900 está equipado com uma cabine espaçosa e silenciosa, um sistema de entretenimento de bordo de última geração e conexão Wi-Fi para o conforto do cliente. “A racionalização e modernização da frota da Air France-KLM é essencial para melhorar seu desempenho econômico e operacional”, disse Benjamin Smith, CEO do Grupo Air France-KLM. ‘O resultado da experiência europeia da Airbus, o A350-900 é um avião de alto desempenho em todos os níveis e estou feliz que a Air France possa torná-lo uma das joias de sua frota, para aumentar a competitividade do nosso grupo”, completa. Anne Rigail, CEO da Air France, reforça: “Os primeiros resultados observados na operação do Airbus A350 da Air France são excelentes em todos os aspectos -- satisfação do cliente, desempenho operacional e uma pegada ambiental reduzida. Com um investimento de mais de um bilhão de euros por ano, a modernização de nossa frota é nossa principal alavanca para atingir nosso objetivo de reduzir nossas emissões de CO2 em 50% por passageiro / km até 2030.”