Compacto e econĂ´mico, a versĂ£o aventureira tem acessĂ³rios exclusivos e preço mais salgado

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Renault

Ele chegou fazendo barulho, mas como Ă© praxe, depois de um tempo ficou mais discreto, mesmo assim conseguiu povoar as ruas e avenidas do Brasil com sua proposta de ser um carro pequeno, econĂ´mico, confiĂ¡vel e com preço competitivo. Deu certo, dois anos apĂ³s seu lançamento por aqui, a Renault ousa um pouco mais e apresenta uma versĂ£o aventureira.


Durante uma semana eu pude conferir a proposta que o Kwid Outsider tem para mostrar, ele agrada um pouco mais aos olhos e tambĂ©m tem algumas vantagens, estar mais alto melhora muito a condiĂ§Ă£o de entrar e sair do carro, Ă© subir e descer.


A parte mecĂ¢nica Ă© a mesma das outras versões, motor 1.0 SCe de trĂªs cilindros, 12 vĂ¡lvulas com comando duplo (DOHC) e bloco em alumĂ­nio, com etanol tem 70 cv e torque de 9,8 kgfm e com gasolina sĂ£o 66 cv e 9,4 kgfm de torque, completa o conjunto a transmissĂ£o manual de cinco marchas SG1. O modelo que eu avaliei estava abastecido com etanol, visando assim um melhor desempenho dentro e fora da cidade.


O Kwid Outsider Ă© um tĂ­pico urban car com proposta mais aventureira, isso influencia bastante quando se fala em buracos e enchentes, a altura do solo Ă© generosa e dĂ¡ para encarar alguns desses obstĂ¡culos com mais tranqĂ¼ilidade. É um carro de manobras fĂ¡ceis e precisas por conta da direĂ§Ă£o elĂ©trica, estacionar Ă© fĂ¡cil, tanto de lado quanto de rĂ©, os espelhos tem um tamanho bom e os sensores e a cĂ¢mera traseira facilitam muito a vida do usuĂ¡rio.


Na cidade a economia ficou em 10,3 km/l, segundo dados do computador de bordo, mesmo usando o ar-condicionado e sempre com duas pessoas a bordo. O Kwid Outsider tem equipamentos necessĂ¡rios sem exagero: travas e vidros dianteiros elĂ©tricos, retrovisores elĂ©tricos, farĂ³is de neblina, barras de teto, skis frontal e traseiro, proteĂ§Ă£o lateral, Media Evolution com Android Auto, Apple Carplay e cĂ¢mera de rĂ©, abertura elĂ©trica do porta-malas, rodas Flexwheel e chave dobrĂ¡vel.


Na estrada ele Ă© bom, cumpre bem o papel, nĂ£o Ă© rĂ¡pido como um Hatch nem tem o conforto de um SedĂ£, em contrapartida Ă© muito econĂ´mico e agradĂ¡vel de dirigir em rodovias modernas, largas e com possibilidade de se transitar em qualquer velocidade. Fui de SĂ£o Paulo atĂ© Vinhedo utilizando a Rodovia dos Bandeirantes, nela a velocidade mĂ¡xima Ă© de 120 km/h que Ă© atingida sem muito esforço, a tocada sem muitas alterações evita troca de marchas, dĂ¡ para rodar um bom pedaço em 5ª.


Por conta de sua baixa cilindrada, em alguns momentos de ultrapassagem e retomada velocidade, Ă© necessĂ¡rio voltar uma ou duas marchas, na verdade, usar a 3ª nesse momento Ă© o ideal, logo ele indica no painel para subir para as duas prĂ³ximas, com isso a viagem segue sem contratempos. Mesmo com essas trocas, o resultado final na economia Ă© bem satisfatĂ³rio, segundo dados do computador de bordo, a mĂ©dia de consumo ficou em 12,2 km/l, acima atĂ© do que a montadora conseguiu em teste de eficiĂªncia.


O Kwid Outsider Ă© o mais caro da gama, seu preço sugerido Ă© de R$ 45.390, tem 6 cores para escolher, 3 anos de garantia, financiamento e consĂ³rcio prĂ³prios, RevisĂ£o e ManutenĂ§Ă£o com preço fechado, acessĂ³rios originais e vai te colocar no novo universo dos SUV, os pequenos e valentes.



Ficha TĂ©cnica
Arquitetura
Carroceria monobloco, monovolume, 5 passageiros, 5 portas
Motor
Quatro tempos, trĂªs cilindros em linha, 12 vĂ¡lvulas, injeĂ§Ă£o multiponto, bicombustĂ­vel (etanol e/ou gasolina) e refrigeraĂ§Ă£o por circuito de Ă¡gua sob pressĂ£o
PotĂªncia MĂ¡xima (ABNT)
66 cv (gasolina) @ 5.500 rpm
70 cv (etanol) @ 5.500 rpm
Torque mĂ¡ximo (ABNT)
9,4 kgfm (gasolina) @ 4.250
9,8 kgfm (etanol) @ 4.250
Cilindrada
999 cm³
Pneus/Rodas
Roda aço com calotas/pneu 165/70 R14
SuspensĂ£o Dianteira
Tipo MacPherson, triĂ¢ngulos inferiores, amortecedores hidrĂ¡ulicos telescĂ³picos e molas helicoidais
SuspensĂ£o traseira
SuspensĂ£o traseira composta por eixo rĂ­gido, molas helicoidais e amortecedores hidrĂ¡ulicos telescĂ³picos verticais
Freios
Sistema ABS, com discos ventilados na dianteira e freios traseiros com tambores
DireĂ§Ă£o

DireĂ§Ă£o elĂ©trica


CĂ¢mbio
Manual 5 velocidades
RelaĂ§Ă£o marcha
1ª................ 3,769:1
2ª.................2,048:1
3ª.................1,290:1
4ª................0,949:1
5ª...............0,791:1
Tanque de combustĂ­vel
38 litros
Porta-malas
290 litros
Carga Ăºtil
375 kg
Peso (em ordem de marcha)

806 kg


AceleraĂ§Ă£o 0 a 100 km/h
15,5 s (gasolina)
14,7 s (etanol)
Velocidade mĂ¡xima
152 km/h (gasolina)
156 km/h (etanol)
Consumo

14,1 km/l (gasolina) *



9,6 km/l (etanol) *







*Os valores apresentados correspondem à média dos valores em percurso misto