A fabricante faz parte da história e do progresso da cidade de São Paulo, sempre no mesmo endereço

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Titan Pneus / Arquivo

O começo dessa história já tem mais de um século e é um capítulo lindo e ao mesmo tempo trágico da vida na cidade de São Paulo. No local onde hoje a Titan Pneus está instalada foi antes a Companhia Nacional de Tecidos de Juta, inaugurada em 1913 pelo industrial Jorge Street.


Projetada pelo arquiteto francês Paul Pedraurrieux, que se inspirou em vilas operárias da Europa, nasceu a Vila Maria Zélia, que abrigava as famílias dos mais de 2.100 funcionários e naquela época a empresa oferecia escolas (meninas e meninos), restaurante, salão de baile, campo de futebol, igreja, creche e outros benefícios.


Em 1924, Street vendeu a empresa para Francisco Scarpa, em 1929 foi novamente vendida, agora para a família Guinle que não pagou os impostos e desativou a fábrica em 1931. Entre 1936 e 1937, durante a ditadura Vargas, o local foi utilizado como presídio político, chegando a abrigar 700 pessoas. A unidade fabril foi adquirida pela Goodyear e inaugurada em 1939, mesmo ano que foi produzido o primeiro pneu em São Paulo.


Essa é uma daquelas passagens de tempo para sempre lembrarmos que o mundo como se conhece hoje não começou pouco antes do fim do século XX, a vida foi muito difícil para nossos antepassados. O importante é que as novas gerações não esqueçam e valorizem as conquistas que custaram muito sangue e suor de irmãos brasileiros.


Por isso a Titan Pneus, indústria responsável pela produção e comercialização de pneus agrícolas e de grande porte das marcas Goodyear e Titan, inaugurou uma exposição que contou com a presença de autoridades, empresários e personalidades e que conta em detalhes essa história em comemoração aos 80 anos do primeiro pneu produzido na capital paulista.


O evento também celebrou as oito décadas de funcionamento da planta fabril da empresa e que contou com a participação de Paul Reitz, CEO mundial da Titan Pneus. Construída de forma interativa, a exposição conta a história da industrialização da cidade de São Paulo por meio de vídeos, túnel do tempo e óculos de realidade virtual.


A Titan é a empresa responsável pela produção e comercialização de pneus agrícolas, fora de estrada, caminhão e camioneta das marcas Goodyear Farm Tires e Titan. Desde 2011, ano que foi adquirida da Goodyear, já foram investidos mais de US$ 40 milhões em desenvolvimento e modernização da fábrica, é a maior fabricante de pneu agrícola do Brasil e detém 50% do mercado.


As ações de preservação do meio ambiente incluem o consumo consciente dos recursos naturais e o descarte correto de resíduos, 90% deles são reciclados. A fábrica está instalada no meio da cidade, com isso a atenção as famílias da comunidade do entorno é muito importante, são realizadas palestras sobre saúde física e mental, dicas para buscar emprego, bingos, feira de artesanato, campanha de vacinação, brincadeiras com monitores durante as férias para as crianças da vizinhança, a Feira de Profissões para os adolescentes e a Tradicional Festa Julina.


Não basta ser uma empresa que gera 7.000 empregos diretos no mundo, que tem um faturamento anual em vendas de US$ 1,6 bilhões, tem que ter história, compromisso com a sociedade e o meio ambiente, nos 80 anos da Titan Pneus aprendemos lições são para o resto da vida.