Seis pilotos do Top 10 largam com pneus Médios no autódromo Hermanos Rodrigues

Texto e fotos: Pirelli

O piloto da Red Bull, Max Verstappen conquistou sua segunda pole position no ano depois de uma complicada sessão de classificação. O holandês marcou o tempo da pole no pneu Soft, mas ele vai começar a corrida de amanhã com o composto médio, que foi usado por seis dos dez primeiros para definir os melhores tempos do Q2.


Verstappen recebeu o Pirelli Pole Position Award da lenda mexicana da F1 Jo Ramirez, famoso team manager que era amigo íntimo de Ayrton Senna, e muitos outros pilotos de ponta. A volta mais rápida de Verstappen no Q3 também quebrou o recorde da pista por apenas um milésimo de segundo!

Possíveis estratégias de corrida
Essa é realmente uma das estratégias mais difíceis do ano, devido a multiplicidade de opções táticas e condições climáticas específicas deste fim de semana. Duas paradas parece ser a ideal no papel, como nenhum piloto tem mais de um conjunto de pneus Hard White disponível, a melhor maneira seria começar com o Médio Yellow por 20 a 23 voltas, trocar para o mesmo Médio por mais 20 a 23 voltas e terminar com o Hard.


A segunda maneira mais rápida é também de duas paradas, mas desta vez começando no Soft Red por 9 a 13 voltas, passar para o Médio por 22 a 26 voltas e depois Hard até o final. A mais lenta seria uma parada, a grande pergunta é: dá para fazer Stints tão longos aqui? A melhor maneira seria começar com o Médio por 26 a 30 voltas e trocar para o Hard até o fim. Porém, nenhuma dessas estratégias é definitiva e qualquer troca é possível, inclusive usando os compostos em qualquer ordem. Três paradas podem ser tão rápidas quanto duas paradas usando qualquer um dos compostos disponíveis e tentando fugir do tráfego, na verdade, tudo vai ser definido dependendo das condições da pista na hora da corrida.


Mario Isola - Gerente mundial de motorsport da Pirelli: “As condições da pista foram muito difíceis durante todo o fim de semana, com temperaturas baixas e os carros escorregando bastante. Tivemos mais chuva durante a noite, ela limpou a pista antes do FP3, que começou com pneus intermediários. Como resultado, vimos muita evolução da pista durante a classificação, com tempos mais rápidos ao final de cada sessão. Nestas circunstâncias, não foi nenhuma surpresa ver as três principais equipes optarem por começar a corrida com pneus Médios, o que deve permitir uma primeira parte mais longa e consistente. Mas, apesar das condições de condução complexas e da indicação de um pneu mais difícil que do ano passado, o tempo da volta de Verstappen no encerramento do Q3 foi mais rápida que o recorde estabelecido no ano passado e pela menor fração possível”.

Jogos de pneus disponíveis para a corrida