Pódio com três pilotos que fizeram uma batalha estratégica complicada
Texto e fotos: Pirelli
O piloto da Mercedes, Lewis Hamilton, venceu o GP do México largando da segunda fila do grid, ele usou a estratégia de Médio-Hard. A mesma tática foi usada pelos três primeiros nas condições exigentes do Autódromo Hermanos Rodriguez, as temperaturas mais altas na corrida, em comparação com o restante do fim de semana, ajudaram a tornar isso possível devido à redução de granulação.
Pontos chave
- Hamilton foi um dos primeiros pilotos a trocar o pneu Médio pelo Hard, ele conseguiu controlar perfeitamente o conjunto pelas 48 voltas seguintes e conquistar a vitória na corrida.
- Ele não foi o único piloto a fazer um longo stint com este composto, Daniel Ricciardo começou a corrida com pneus Hard, fez 50 voltas neste jogo antes de passar para o Médio e terminou em oitavo.
- Max Verstappen foi ainda mais longe, ele fez 66 voltas com o pneu Hard, depois de uma parada no pit por causa de um furo no pneu traseiro, ele chegou em sexto.
- Charles Leclerc foi o piloto mais bem colocado na estratégia de duas paradas, adotando a tática Médio-Médio-Hard que foi prevista teoricamente como a mais rápida. Ele liderou uma parte da corrida mas terminou em quarto, ele teve problemas nos boxes na segunda parada.
- Apenas sete pilotos adotaram a estratégia de duas paradas, incluindo aqueles que começaram com o pneu Soft.
- As condições climáticas estavam muito mais quentes, nos dias anteriores elas estavam mais frias por terem sido afetadas pelas chuvas. A temperatura máxima da pista chegou a 49 graus centígrados, enquanto as temperaturas ambientes também eram mais altas.
Como cada composto se comportou
Mario Isola - Gerente mundial de motorsport da Pirelli: “Foram muitas estratégias diferentes durante a corrida, com os pilotos também reagindo ao que os outros estavam fazendo. Uma única parada foi possível graças as temperaturas da pista mais quentes que nos dias anteriores, houve menos derrapagens e a granulação ficou reduzida, o que inclinou a balança para uma ou duas paradas ao invés de duas ou mais. O pneu Hard foi crucial para a corrida e vimos alguns stints muito longos com esse composto. Lewis Hamilton, em particular, aproveitou ao máximo para conquistar outra vitória, apesar de não estar na primeira fila do grid, em uma pista onde ultrapassar é sempre bastante complicado”.
Stint por piloto




0 Comentários