Equipotel abre sua 57ª edição com programação vasta e diversificada

Texto: Eduardo Abbas / Equipotel
Fotos: Eduardo Abbas

Nesse mais de meio século de feira sobre o setor, a Equipotel chega naquele momento que o consumidor está mais exigente e muito mais seletivo. A feira deste ano está mais focada na qualificação de pessoas, desde os CEOs das grandes redes até o estagiário do funcionário mais humilde em qualquer que seja a prestadora de serviço de hospedagem.


Os organizadores, liderados pela Thaís Faccin, gerente da Equipotel, prometem 4 dias de imersão nesse universo, são estimados 25.000 visitantes durante os 4 dias para conhecerem todas as novidades nos mais de 200 expositores e se atualizarem nas 200 horas de conteúdo prometidos, isso para poder "fisgar" aqueles que decidem em seus empreendimentos. A feira que é sinônimo de hospitalidade na América Latina, acontece nos dias 10 a 13 de setembro no São Paulo Expo. Com o tema “onde a hospitalidade se reinventa”, o evento traz diversas novidades no ramo da tecnologia, alimentos & bebidas, amenities, e muito mais no ramo da hotelaria e turismo.


Ontem às 13hs teve início a Cerimônia de Abertura com a presença de Vinicius Lummertz, secretário de estado de turismo de São Paulo; Júlio Serson, secretário de estado de relações internacionais de São Paulo; Aline Cardoso, secretária municipal de desenvolvimento econômico de São Paulo; Orlando de Souza, presidente executivo do FOHB; Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional; Felipe Martineza, presidente da ABMotéis; Roberto Bertino, presidente do Grupo Nobile; Marina Moretti, fundadora do Ô de Casa Hostel representando o setor de hostel e Paulo Octavio, vice-presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado. No Auditório Hospitalidade, às 15h30, foram iniciadas as atividades do Hostel Hour, com a palestra “O projeto hostels na Equipotel” proferida por Marina Moretti, fundadora do Ô de Casa Hostel, Silvia Galiotto, arquiteta e urbanista na Paulo Lúcio de Brito, e Thaís Faccin, gerente da Equipotel
Às 16h30, o tema ”Panorama, conquistas e desafios para a hostelaria nacional” com Ian Papareskos e André Perotto, respectivamente presidente e vice-presidente da Hostelling International Brasil, e Leo Barroso e Francielle Zuffo, respectivamente presidente e vice-presidente da ABHostels. “Como a nova geração está viajando? ” foi o assunto tratado por Stephan Leuenberger da Cloubeds, às 17h30.
Ari Furman e Diego Baeza, respectivamente vice-presidente e diretor da Chilesertur – Associação Gremial de Empresários de Turismo do Chile, e Melina Saccal, proprietária do Milhouse Hostel, na Argentina falaram às 18hs sobre “Contexto latino: uma visão sobre os hostels do continente”. Mais um palestrante internacional falou às 18h30, “The ultimate Latin America party hostel” com Chester Dror, fundador do Loki Hostel. “De pequeno a grande: a trajetória de sucesso do Sant Jordi no mercado europeu” é o tema de Rafael de Moraes Pereira, gerente de expansões do Sant Jordi Hostels, às 19hs. Encerrando a noite, “Trajetórias do mercado de hostels no Brasil” com Fabrizio Giulio, CSO do Hostelworld.

O Café do Saber começou sua programação no dia 10/09 e tem 4 principais pilares: implantação, tecnologia, gestão e pessoas.

Implantação
  • 14h30 “A iluminação inserida na arquitetura” com Luciana Guerra, arquiteta fundadora da Lu Guerra Luz & Desenho.
  • 16h30 “Certificações de sustentabilidade em empreendimentos hoteleiros: mais do que um selo, uma ferramenta de gestão” com Luiz Henrique, engenheiro na Inovatech Engenharia.
  • 18h30 “Como o projeto de interiores tem se posicionado no Brasil e no mundo” com Paulo Lúcio de Brito e Silvia Maria Galiotto, respectivamente arquiteto proprietário e arquiteta da Paulo Lúcio de Brito Arquitetura.               
  • 20hs “Novos processos construtivos (módulos prontos) a serem aplicados nos hotéis” com Edison Tateishi, diretor de operações na Lafaete.
Tecnologia
  • 14hs “Tecnologias on stay que ajudam a operação” com Osvaldo Julio Neto, da Transamerica Hoteis.         
  • 16hs “IPTV na hotelaria” com Jamyson Machado Gois.
  • 17hs “Marketing digital sem atritos: conheça 30 ferramentas que ajudarão na atração, retenção e conversão de visitar em reservas diretas” com Allessandro Canella.
  • 18hs “Guest experience: quanto vale a experiência?“ com André Noer, chief commercial officer  da VEGA I.T.
  • 20hs “Inteligência artificial para hotelaria” com Paul Dickson.
Gestão
  • 14h30 “A essência da hotelaria: você mapeia a experiência do seu cliente desde o primeiro contato?” com André Berberi, gestor comercial da Signature Brasil.
  • 16h30 “Serviços: atingindo a qualidade para impactar a experiência do cliente” com Melissa Fernandes Oliveira, diretora geral do Hotel Unique.             
  • 17h30 “Max: a transformação digital na manutenção de elevadores” com Eolo Marcio Betiol   , da Thyssenkrupp.
  • 18hs “O jogo dos 7 erros de reservas na hotelaria” com André Berberi, gestor comercial da Signature Brasil.
  • 19h30 “Hotelaria tradicional x Airbnb: o que fazer para não sermos substituídos” com Vanessa Pires Morales, diretora comercial e de marketing do Vivence Hotéis e Resorts.
Pessoas
  • 14h30 “Verdadeira universidade corporativa: certificação autorizada e reconhecida pelo MEC, ferramenta estratégica de negócios” com Paulo Bastos e Sandro Silva. 
  • 16hs “Sucesso com pessoas” com Daniel Marinho, coach executivo da Leadrs Treinamento.17hs “Liderança disruptiva e a visão sistêmica das empresas” com Alexandre Quadrelli, sócio e diretor executivo da AquaManagement Consulting.             
  • 18hs “Os 3 Q’s e como eles podem potencializar ou detonar a sua carreira” com Candida Quadrelli, sócia e diretora executiva da AquaManagement Consulting.
  • 19hs “Quem é o profissional de hospitalidade?” com Maria Sartori e Carolina Cabral, respectivamente diretora de recrutamento e gerente sênior de recrutamentos na Robert Half.
A Equipotel Kitchen by Engefood é outra atração que acontece nos 4 dias de feira cuja programação começa na terça, primeiro dia do evento. O acesso a este espaço é previamente agendado. A programação do primeiro dia conta com:
  • 14hs “Cook & Chill” com Claudemir, chef executivo da Engefood
  • 15hs “Cadeia fria na América do Sul” com Thiago Xavier, presidente da Altamura Soluções.
  • 16hs “O uso da tecnologia pelo consumidor no foodservice” com Sérgio Molinari, presidente da Food Consulting.
  • 17hs “Galunion insights: como inovar com resultados” com Rafael Cunha, chef executivo e de operações da Galunion.
  • 18hs “Gestão e estratégia para foodservice” com Cristina Souza, diretora executiva da GS&LIBBRA.
  • 19hs “Desafios do à la carte na hotelaria” com Brenno Araújo, chef corporativo na Engefood.
Em parceria com o Guia de Motéis e a ABMotéis, o Guia de Motéis Talks acontece também durante toda a Equipotel. No primeiro dia contamos com 2 encontros:
  • 16h30 “Como construir a reputação da sua empresa” com Guilherme Sebastiany, sócio-fundador da Sebastiany Branding. 
  • 17h30 “Mudanças no modelo clássico de serviços” com Maria José Dantas, diretora da Governança.com e presidente nacional da ABG.
O Business Center também acontece durante todos os dias de evento. No formato de rodada de negócios, o acesso é previamente agendado. No primeiro dia teremos o Encontro Corporativo de Compras do FOHB às 15hs.
As inscrições para a Equipotel são gratuitas para profissionais do setor de hospitalidade. Aqueles que não se cadastrarem previamente poderão fazê-lo nos dias do evento, mediante pagamento de uma taxa de R$ 50. É obrigatória a apresentação de documento com foto e convite impresso. A Equipotel é organizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado.

Serviço
Equipotel 2019
Data: terça-feira a sexta-feira, 10 a 13 de setembro de 2019
Horário: das 13h às 21h
Local: São Paulo Expo - Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 - Água Funda
Mais informações em www.equipotel.com.br