Ao invés de utilizar a instalação de um estande convencional, a ABB optou por levar ao centro de exposições sua unidade móvel de Eletrificação, um caminhão customizado, onde os visitantes poderão entrar para conhecer os produtos e serviços, e que conta também com uma área com capacidade para 15 pessoas onde serão realizadas rápidas palestras de temas de interesse do público visitante: Design e Acabamento; ClimaEco (automação de climatização) e Automação de Apartamentos (ar condicionado e iluminação)

Texto e fotos: ABB

ABB leva à Equipotel suas soluções para hoteis mais inteligentes. Soluções de gestão e monitoramento de energia em nuvem (ABB AbilityTM), proteção e distribuição de energia elétrica, o sistema completo de automação predial (ABB BMS System), que atende desde as utilidades elétricas, passando pela climatização, seja ela centralizada ou não, até os mínimos detalhes dentro de cada quarto de hotel, com automação completa e uma linha diferenciada de acabamentos.


As soluções ABB oferecem aumento de eficiência energética para o setor de hospitalidade, que são traduzidos em ganhos financeiros efetivos, já que um dos grandes vilões dos empreendimentos hoteleiros é o alto consumo do ar condicionado, e a automação da climatização é a solução mais eficaz para reduzir despesas sem alterar o conforto dos hóspedes.

A empresa destaca cinco pontos fundamentais para edificações inteligentes
  • Continuidade de serviço – um sistema de automação predial não pode ter pausas;
  • Simplicidade – a atualização da tecnologia deve ser simples;
  • Design – a preocupação com a estética deve estar presente em cada detalhe;
  • Eficiência energética – evitar o desperdício ao mesmo tempo em que se faz o melhor uso da energia;
  • Sustentabilidade – utilizar tecnologias que combinem economia de energia com qualidade de vida.
Tecnologia da fundação à cobertura
Além do que está apresentado na Feira, a ABB oferece soluções completas para um empreendimento hoteleiro, desde o fornecimento de energia renovável até as facilidades de automação dentro de cada apartamento:
  • No subterrâneo – central de distribuição elétrica de baixa voltagem, distribuição confiável de média para baixa voltagem, carregadores para carros elétricos, sistemas de alta eficiência de acionamento de motores.
  • No edifício – gerenciamento de energia, segurança na eletrificação, distribuição e proteção de energia, gerenciamento de acessos, automação da climatização.
  • Nos apartamentos – automação de climatização, controle de acionamento e intensidade de iluminação, controle das persianas, controle das tomadas, aplicativo integrado aos sistemas do hotel (check in/out, serviço de quarto, reservas, automação do quarto), integração total com sistemas de PMS e controle de acesso.
Selo Hospitalidade
A ABB estreia na Equipotel sendo premiada com o Selo Hospitalidade by Revista Hotéis, publicação oficial do evento. Mais de 100 produtos de 50 expositores foram submetidos ao crivo do Conselho Consultivo da organização, formado pelos principais executivos do mercado de hospedagem de todo o Brasil. A empresa foi premiada na categoria estreante com o produto ABB Room Master Smart Kit, que é um centro de controle individual por apartamento, que possibilita o controle individual de climatização e iluminação, sem compartilhamento de infraestrutura ou dispositivos. O produto atende aos critérios da classificação da premiação, que são: inovações em termos de redução de custo operacional e maximização do serviço prestado, inovação no design, inovação quanto ao uso e aplicação e inovação sustentável.