A terceira ediĂ§Ă£o do Moto Premium Brasil elegeu as melhores motos disponĂ­veis em suas categorias no mercado

Texto e fotos: Eduardo Abbas / Moto Premium Brasil

Sabe aquela oportunidade de andar em uma motocicleta que vocĂª sĂ³ vĂª de longe? Sabe aquela sensaĂ§Ă£o de dominar todos os cavalos revestidos de tecnologia que as montadoras se preocupam em criar? Pois Ă©, o Moto Premium Brasil te ajuda a realizar o sonho de andar na maioria delas, nĂ£o Ă© o mĂ¡ximo?


Eu fui convidado para acompanhar a 3ª ediĂ§Ă£o do evento que ainda tem de quebra uma premiaĂ§Ă£o, ela consiste em reconhecer o esforço que as marcas fazem para estar presente em um paĂ­s confuso como o nosso, os jurados sĂ£o jornalistas, especialistas e motociclistas profissionais, que aproveitam tambĂ©m para repetir uma voltinha na moto que mais gosta, mesmo com chuva no caminho.


Tudo isso acontece por causa deste cavalheiro, Eduardo Viotti Ă© o idealizador, promotor e maior entusiasta, segundo ele, “este ano foi muito bom, o evento cresceu bastante, conseguimos trazer motocicletas de 9 montadoras diferentes, tivemos mais mulheres participando e estamos nos tornando uma agradĂ¡vel referencia quando se trata de apresentar os produtos para o pĂºblico, para todos que amam motocicletas”. Ainda segundo ele, “o setor, assim como toda a economia brasileira, vive uma crise que dĂ¡ sinais que vai se recuperar, mas precisamos pensar na mobilidade dentro das grandes cidades e as duas rodas sĂ£o boa parte da soluĂ§Ă£o, por exemplo, o aumento na venda de Scooters, Ă© veĂ­culo muito urbano e ainda ajuda a escapar do transito. O que as autoridades precisam fazer Ă© melhorar a segurança, tanto viĂ¡ria quanto patrimonial, existe espaço para todos viverem em harmonia”.


Confira os modelos que as montadoras levaram para Itu, sĂ³ tĂªm coisa muito fina:


Dafra

Citycom S 300i – o modelo 2019 recebeu opĂ§Ă£o de freios ABS
Next 300 – street mais potente da categoria equipada com freios FH-CBS

Ducati

Monster 797 – icĂ´nica moto dos anos 90
Monster 1200 S – novo pacote de componentes eletrĂ´nicos
Multistrada 1260 (versĂ£o ABS) – DVT de 1.262 cm3 e 158 cavalos

Harley-Davidson

Fat Bob – estilo agressivo, acabamento premium
Iron 1200 – motor Evolution® 1200 V-Twin com 9,5 kgf.m de torque
Road Glide Special
Road Glide Ultra

Honda

GL 1800 Gold Wing – a magia do 6 cilindros com cĂ¢mbio DCT
CB 1000R
X-ADV – espĂ­rito de aventura e uma grande dose de praticidade
CBR 1000RR Fireblade – “Nova era do Controle Total”
650 cc
XRE 300 ABS – a aventureira renovada
SH 150i
Elite 125 – tecnologia de freios CBS, painel digital, farol em LED

Kawasaki

Z900
Ninja ZX-6R – o melhor dos mundos na conduĂ§Ă£o esportiva
Ninja 400 – a evoluĂ§Ă£o nĂ£o para
Versys-X 300
Vulcan S
Z900RS – tudo o que a tecnologia de hoje pode oferecer

KTM

390 Duke ABS – naked com racing e design diferenciado

Royal Enfield

Himalayan – fruto de 6 dĂ©cadas de pilotagem

Triumph

Street RS
Thruxton R
Tiger 800 XCa
Bobber Black


Todos os mais de 40 modelos estavam Ă  disposiĂ§Ă£o, quem topou participar do evento pode se divertir mesmo, o percurso contemplava um trecho de rodovia e tambĂ©m urbano, as motocicletas saiam em comboio com velocidade controlada, claro que dava pra dar aquela esticadinha de praxe.


Todas as motos foram separadas por categoria e cilindradas, a eleiĂ§Ă£o segue critĂ©rios rĂ­gidos de avaliaĂ§Ă£o, todos os envolvidos na premiaĂ§Ă£o deste ano sĂ£o conhecidos por suas atuações na imprensa e suas ações em favor do motociclismo nacional, com isso os resultados ganham em notoriedade e importĂ¢ncia. Antes mesmo de se saber quem venceu e a certeza que este formato Ă© um sucesso, a organizaĂ§Ă£o jĂ¡ prepara novidades para a ediĂ§Ă£o de 2020 do Moto Premium Brasil.


Os vencedores recebem a Grande Medalha de Ouro, na quarta-feira, dia 05 de junho, eles foram revelados para alegria de todos que participaram:


Motos Naked/Street, sem carenagem aerodinĂ¢mica integral, de uso urbano/estrada
de 300cc até 600cc: KTM Duke 390
de 601cc até 800cc: Triumph Street Triple 765 RS
de 801cc acima: Honda CB 1000R NSC

Motos esportivas com carenagens integrais aerodinĂ¢micas, de uso urbano/estrada
de 300cc até 500cc: Yamaha R3
de 501cc até 800cc: Kawasaki Ninja ZX6R
de 801cc acima: Honda CBR 1000 Fireblade

Motos Vintage/Classic, de apelo estilĂ­stico clĂ¡ssico e/ou visual retro
de 601cc até 900cc: Kawasaki Z900RS
de 901cc acima: Triumph Bobber Black 1200

Motos de uso misto on/off road (Trail, Big Trail/Supertrail e Adventure)
de 300cc até 600cc: Honda XRE 300i
de 601cc até 900cc: Triumph Tiger 800 XCA
de 901cc acima: Triumph Tiger 1200

Motos Crossover, de uso preferencial em asfalto, com possibilidade de incursões em piso nĂ£o pavimentado
de 300cc até 600cc: Honda CB 500X
de 601cc até 900cc: Honda NC 750X
de 901cc acima: Ducati Multistrada 1260 S

Motos Custom/Cruiser, destinadas a uso preferencial em estradas pavimentadas
de 601cc até 1000cc: Kawasaki Vulcan S 650
de 1001cc até 1200cc: Harley-Davidson Sportster Iron 1200
de 1201cc acima: Harley-Davidson Fat Bob

Motos Custom/Cruiser do estilo Bagger, com bolsas laterais (alforjes) nĂ£o removĂ­veis
de 1201cc acima: Honda GL 1800 Gold Wing

Motos Custom/Cruiser do estilo Touring, com bolsas laterais (alforjes) e top case nĂ£o removĂ­veis
de 1201cc acima: Honda GL 1800 Gold Wing Tour

Scooters ou motonetas de uso urbano/rodoviĂ¡rio
até 200cc: Honda Elite 125
de 201 até 300cc: Honda SH 300i
de 301cc acima: Honda X-ADV 750


Gostou? Deu vontade de participar? EntĂ£o pode ir se preparando, no ano que vĂªm Ă© esperado um aumento no nĂºmero de inscritos e tambĂ©m a participaĂ§Ă£o das montadoras que ficaram fora desta ediĂ§Ă£o, com isso o nĂºmero de modelos deve crescer e a alegria ser muito maior!