Um curioso teste com um automĂ³vel pra lĂ¡ de rodado, com a ajuda da DPaschoal desvendei o mistĂ©rio do valente chinĂªs

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: JAC Motors, Eduardo Abbas

Andar com carros novos Ă© uma maravilha, mas eles tambĂ©m sofrem como nĂ³s mortais condutores, com o passar do tempo ficam velhos e obsoletos. Nem sempre, em alguns casos se conta apenas a idade, a saĂºde continua firme e forte e a disposiĂ§Ă£o tambĂ©m.


Claro que nem tudo Ă© como no dia que nascemos, no caso dos carros, o momento que ele sai da concessionĂ¡ria para começar uma aventura o odĂ´metro começa sua contagem rumo ao infinito. O lançamento deste modelo em questĂ£o foi em março de 2011 e a chegada do J3 significou tambĂ©m a entrada da JAC Motors no mercado brasileiro.


Com abertura simultĂ¢nea de 50 lojas, forte campanha na televisĂ£o, completo pacote de equipamentos de sĂ©rie, 6 anos de garantia e totalmente adaptados para rodar por aqui, o carro vendia mais que pĂ£o quente em padaria de bairro, incomodou muita gente e empresas grandes, atĂ© que criaram o Inovar Auto para frear o crescimento da importadora.


Sua importaĂ§Ă£o parou em 2017 depois de vender mais de 63.000 unidades, aqueles que foram vendidos por aqui precisam de manutenĂ§Ă£o, ela pode ser feita na concessionĂ¡ria ou mesmo em oficinas independentes.


Mas e a qualidade do carro? Como deve estar um veĂ­culo desses que foi vendido na Ă©poca do grande boom da importadora? Pensando nisso, a JAC Motors resolveu desafiar ela mesma: recomprar um modelo J3 com o plano de garantia e manutenĂ§Ă£o feito cuidadosamente (acompanhe AQUI) e colocar a disposiĂ§Ă£o dos jornalistas para qualquer tipo de avaliaĂ§Ă£o desejado. Como eu peguei o carro com mais de 120.000 km rodados, resolvi levar em um local especializado para um check-up total!


Tive a oportunidade de avaliar como consumidor de carro usado, mas bem usado, isso pode acarretar em problemas invisĂ­veis e ser uma fria para quem compra um carro tĂ£o rodado. Me ocoreu entĂ£o uma ideia, levar o J3 para o CTTi (centro tĂ©cnico de treinamento e inovaĂ§Ă£o) da DPaschoal, gentilmente cedido por seu diretor tĂ©cnico Eliel Batels para uma verificaĂ§Ă£o profunda feita pelo Instrutor Danilo Ribeiro. Andei um pouco na cidade e depois fui direto pela rodovia dos Bandeirantes atĂ© Campinas. O carro se comportou bem, puxava um pouco para o lado esquerdo e tinha uma leve descompensaĂ§Ă£o no pedal do freio, dava impressĂ£o que tinha ar no sistema. .


Fizemos a chamada RevisĂ£o de Segurança, nela se verificam todos os itens relacionados ao sistema de motor, suspensĂ£o, freios, luzes, visibilidade e de quebra o carro serĂ¡ higienizado. O nĂ­vel de Ă³leo do motor, o liquido refrigerante, os filtros de ar e combustĂ­vel estĂ£o perfeitos e dentro de suas validades, agora vamos conferir o resto.


Depois de vestir o “avental” que preserva a pintura, chegou a hora de fazer as verificações: primeiro o limpador de pĂ¡ra-brisa, a altura e a qualidade da borracha indicam que serĂ¡ necessĂ¡ria a troca, gentilmente providenciada e promovida pela Bosch, parceira da DPaschoal.


Com muitos equipamentos de ponta para diagnĂ³stico, vĂ¡rios deles desenvolvidos pela prĂ³pria empresa, começa a avaliaĂ§Ă£o mecĂ¢nica do J3. Primeiro vamos começar pelos amortecedores, a maneira certa de testar Ă© dando aquela empurradinha bĂ¡sica, sĂ³ que aqui tambĂ©m se escuta, se grava e o aparelho dĂ¡ o veredicto.


O amortecedor traseiro esquerdo estĂ¡ OK, os outros trĂªs, apesar de nĂ£o estarem vazando, precisam ser trocados, a vida Ăºtil deles jĂ¡ estĂ¡ chegando ao fim.


Agora vamos para o motor, ele serĂ¡ examinado internamente. O J3 Ă© ainda aquela versĂ£o que sĂ³ usa gasolina, a nossa nĂ£o Ă© lĂ¡ muito boa e dificulta a queima na cĂ¢mara na maioria das vezes. Detalhe: as velas sĂ£o as recomendas pelo fabricante, apresentam uma abertura normal (0,8 mm) e mostram que a queima estĂ¡ Ă³tima em todos os cilindros. Com um aparelho usado em medicina para fazer endoscopia, pudemos enxergar o estado dos pistões e qual a sua real condiĂ§Ă£o. Dos quatro, apenas um apresenta um nĂ­vel um pouco mais alto de carbonizaĂ§Ă£o, nada que faça o J3 parar, mas uma boa limpeza vai trazer o motor para condições muito prĂ³ximas de quando era 0 km.


Levantando o carro jĂ¡ dĂ¡ para notar que ele nĂ£o aparenta a idade que tem, nem a quantidade de chĂ£o que jĂ¡ rodou. Os rolamentos das rodas sĂ£o originais e continuam funcionando perfeitamente, nĂ£o Ă© recomendada nenhuma aĂ§Ă£o nem reparo, tudo estĂ¡ como novo. Seu chassi Ă© limpo e bem cuidado, o teste feito com as borrachas da suspensĂ£o mostra que todas estĂ£o integras e nĂ£o dĂ£o o menor sinal de desgaste. Foi nesse momento que o Danilo disse a frase que levou o diretor de comunicaĂ§Ă£o da JAC Motors, Eduardo Pincigher ao delĂ­rio: “nossa, esse carro Ă© tĂ£o forte que parece um Corolla!”.


Depois da boa surpresa, chegou a hora de verificar os freios, parte muito importante e que com o passar do tempo os componentes desgastados devem ser substituĂ­dos. Aqui a surpresa: o sistema de freio ainda Ă© original (discos, pastilhas e lonas foram trocados em algum momento) estĂ¡ em perfeito estado e nĂ£o apresenta desgaste irregular em nenhuma roda. Mas e aquela descompensaĂ§Ă£o no pedal do J3? Ah, ela surgiu! Na roda traseira esquerda, o burrinho que ainda Ă© original resolveu ter um pequeno vazamento! Achamos o problema e agora serĂ¡ necessĂ¡ria a troca, uma sangria, complemento do fluĂ­do, verificaĂ§Ă£o do cilindro mestre e tudo volta ao normal.


JĂ¡ quase na parte de finalizaĂ§Ă£o da revisĂ£o, Ă© hora confirmar a vida Ăºtil da bateria, que estava colocada no suporte especial para ela, mas nĂ£o estava presa, faltavam as garras de proteĂ§Ă£o, com isso ela acabou sendo fixada pela rigidez dos cabos e um dos pĂ³los acabou ficando bambo.


NĂ£o Ă© a bateria original, ela foi trocada fora da concessionĂ¡ria e jĂ¡ faz algum tempo, claro que a vida Ăºtil dela tambĂ©m se deve ao perfeito funcionamento tanto dos equipamentos elĂ©tricos quanto eletrĂ´nicos do J3. O sistema de checagem da Bosch deu a resposta: a bateria estĂ¡ Ă³tima e deve ficar assim por muito tempo.


Vamos checar o alinhamento? Sim, se bem que em todas as revisões as rodas foram checadas e alinhadas, com isso nĂ£o deve haver muita diferença mesmo com os problemas nos amortecedores e no freio traseiro. Dito e feito, tudo perfeito, o software que a DPaschoal usa permite saber de forma precisa o estado da geometria das rodas, coisa de primeiro mundo, serviço de qualidade mundial.


Mais um item de segurança que deve ser verificado com freqĂ¼Ăªncia quando se faz uma revisĂ£o, os farĂ³is. No caso do J3 foi necessĂ¡ria uma pequena correĂ§Ă£o no lado direito e tudo ficou perfeito, a obrigatoriedade de se usar farĂ³is baixos na estrada mesmo durante o dia precisa ter o conjunto Ă³ptico sempre em condições perfeitas.


Enquanto estĂ¡vamos almoçando, foi feia a higienizaĂ§Ă£o no J3, começando pela troca o filtro de ar da cabine que, caso vocĂª nĂ£o saiba, Ă© um dos maiores criadouros de Ă¡caros da galĂ¡xia! A partir daĂ­, o vapor se incumbe de eliminar todos os germes e impurezas do sistema de ventilaĂ§Ă£o, a forçada e do ar condicionado do carro.


Na volta o resultado final: troca dos amortecedores, troca do burrinho traseiro esquerdo, colocar o fixador na bateria e verificar a integridade do pĂ³lo e sĂ³, o Eduardo resolveu fazer tudo na prĂ³pria JAC Motors levando o relatĂ³rio final. Em resumo, tudo isso de defeito tĂ¡ bom pra quem jĂ¡ tem mais de 120.000 km rodados nĂ©?


Melhor ainda Ă© ver o sorriso do Pincigher, ele que estava na empresa quando esse modelo chegou 0 km e agora quando acompanhou essa verificaĂ§Ă£o profissional e competente feita pelo Danilo no CTTi da DPaschoal, ambos tĂªm aquela certeza, o primeiro que vendeu um produto muito bom e o segundo que sua revisĂ£o Ă© da maior confiança. Voltamos para casa mais felizes do que quando saĂ­mos, tudo na vida vale a pena desde que seja bem feito!