Valtteri Bottas conquistou sua primeira pole position da temporada no GP 1000º da Fórmula 1

Texto e fotos: Pirelli

Ele ficou apenas 0,02 segundo à frente de seu companheiro de equipe Lewis Hamilton, ambos usando os pneus Soft e Médios durante a classificação. Os cinco primeiros do grid de amanhã começarão usando o composto Médio. O presidente da FIA, Jean Todt entregou para Bottas o prêmio Pirelli Pole Position dessa corrida histórica.


Possíveis estratégias de corrida
A estratégia mais rápida para o GP da China que tem 56 voltas é a de uma parada usando o Soft vermelho por 18 voltas e depois o Hard branco até ao fim.


A segunda opção mais rápida é também de uma parada, começando com o Médio amarelo por 19 voltas e trocar pelo Hard até o fim. Se a opção for de duas paradas (é mais lento), a sugestão é começar com o Soft por 15 voltas, outro Stint com o Soft por mais 15 voltas e finalmente o Hard até o final. Depois de um sábado muito quente, o tempo amanhã deve ser um pouco mais frio e semelhante ao de sexta-feira, o que significa que as equipes podem confiar com precisão nos dados coletados durante o treino livre.

Mario Isola - Gerente mundial de motorsport da Pirelli: “As temperaturas estavam um pouco mais quentes do que se costuma ver na China nessa época do ano, na pista com mais de 40, 15 graus a mais que ontem e também vento. Não houve surpresas reais durante a classificação com os pneus funcionando exatamente como esperávamos e um interessante mix de estratégias. Como os cinco primeiros estarão usando a estratégia que é, teoricamente, um pouco mais lenta, isso pode fornecer um elemento extra, no entanto, começar no Médio também fornece um pouco mais de flexibilidade tática. Esperamos o grau de degradação do pneu Soft que será um dos principais fatores que influenciarão o timing dos pit stops”.

Jogos de pneus disponíveis para a corrida