Ferramentas foram desenvolvidas para fortalecer a interação entre a marca e seus clientes, aumentando sua visibilidade em toda a cadeia de Aftermarket

Texto e fotos: SD&Press Consultoria

Serviços e soluções. Estes serão os destaques que a Meritor, principal fabricante de eixos e sistemas de drivetrain para veículos comerciais na América do Sul, apresentará na Automec 2019. Com estande de 150 m², a empresa traz para o evento duas novidades que vão fortalecer, ainda mais, a interação entre a marca e seus clientes. A primeira delas é o Meritor Conceito. Trata-se de um display interativo que proporciona, a princípio, informações técnicas e detalhes do eixo modelo MS-240 e permite que o cliente observe o produto em tamanho real. De acordo com Luis Maques, gerente sênior de Marketing e Aftermarket da Meritor para a América do Sul, não é apenas uma ferramenta interativa. “Vai muito além disso, pois permite conhecer de perto os nossos produtos e as nossas fábricas. Desta maneira, nos diferenciamos mais uma vez e ganhamos visibilidade dentro das lojas dos parceiros”, comenta.


A segunda novidade é o serviço de Vendas Consultivas que ajudará o distribuidor a gerenciar melhor seu estoque de peças. É mais um serviço oferecido pela Meritor para auxiliar em tomadas de decisões estratégicas com a análise de dados. Na prática, isso significa que com este serviço a compra de peças será cada vez mais assertiva.  Os benefícios e ganhos através dessa ferramenta são muito positivos, pois a área de suporte ao cliente desenvolve relatórios analíticos que os suportam em decisões estratégicas. “Temos os dados e o nosso parceiro a necessidade, então, através dessa interação conseguimos oferecer informações para ajudá-los a tomar a decisão correta”, explica Luis Marques.
Além de serviços e soluções, os visitantes da Automec poderão conferir a já consagrada linha de produtos Meritor para o mercado de reposição. Estarão em exposição no estande peças como a linha de óleos, caixa de satélite, componentes de cardan, kit de reparo, cruzetas e outros.

Fortalecimento
Nos últimos anos a Meritor vem se destacando no mercado de reposição devido à implementação de ações inovadoras que fortalecem as relações comerciais com os clientes diretos e com todo mercado. A Automec 2019 será palco para mostrar todos estes serviços que se consolidaram e que fazem com que a marca se fortaleça e cresça no Aftermarket, a começar pela Universidade Meritor que completou dois anos de existência em 2019. A plataforma digital de ensino à distância já formou mais de 1.000 alunos, entre vendedores e consumidores dos produtos, que tiveram a oportunidade de obter informações importantes sobre a marca Meritor, que vão desde dados sobre a fábrica, os fundamentos básicos e até o ensinamento prático de como deve ser feita a montagem de um diferencial. “Vale ressaltar que a conclusão deste programa de ensino gera um certificado ao aluno”, diz Marques.


Outra ferramenta que será destaque no estande será a Calculadora Meritor. A solução mostra de uma forma prática o custo-benefício ao utilizar uma peça genuína da marca levando-se em conta não somente o preço de aquisição, mas o custo deste item ao longo da vida. A empresa aproveita o evento para mostrar também o Frota Parceira, programa de relacionamento dirigido à frotistas e que tem chamando a atenção. Trata-se de uma oficina móvel que proporciona treinamento itinerante em todo o território nacional e nos países da América do Sul. “Esta iniciativa fortalece a marca e cria um vínculo forte com clientes finais”, explica Marques.


Com 5 anos de estrada, o Frota Parceira já percorreu mais de 150 mil quilômetros. Com aproximadamente um ano de existência, o serviço logístico Entrega Xpressa será outro destaque no estande da marca. "Este serviço possibilita que os produtos cheguem a diferentes regiões do País com maior brevidade possível, atendendo às necessidades dos nossos clientes por disponibilidade do produto em menor prazo possível e, também, à solicitações emergenciais”, conclui Marques.

O novo consumidor
A Automec 2019 ocorre em um período de recuperação do mercado de reposição de veículos pesados que segue com expectativa de expansão. “Estamos em um excelente momento devido às projeções positivas e o aproveitamento de uma demanda reprimida que se formou nos anos de crise econômica”, comenta Luis Marques. “A expectativa é que haja um crescimento acima de 7% no mercado doméstico em 2019.”


Para acompanhar este crescimento e se manter fortalecida, a Meritor tem observado as necessidades dos seus clientes. “Temos verificado que a demanda do novo consumidor mudou e ele não quer mais enfrentar barreiras para ser atendido e o fator predominante para que tome decisão de compra está na qualidade do relacionamento que possui com a marca escolhida”, explica Luis Marques.
Segundo o executivo, ao perceber esta mudança a Meritor substituiu sua área de atendimento ao cliente pela área de relacionamento com o cliente. “Temos a oportunidade de nos aproximar de forma personalizada e direcionada o que nos ajuda a fidelizar e, consequentemente, atender com mais eficiência”, diz Marques. Por causa desta percepção e de ações em andamento ou em estudo para aprimorar o relacionamento com os clientes a empresa mantém uma participação considerável no mercado de reposição. “A Meritor, vem ampliando seu portfólio de produtos e inovações tecnológicas, para que possamos atender essa demanda. Estamos também aprimorando dia a dia nosso catálogo eletrônico de peças, onde introduzimos recentemente, entre outras melhorias, os itens correlatos, para uma venda mais técnica e agregativa”, comenta o executivo.
Além disso, a empresa acabou de lançar o programa Meritor+Vantagens, programa de reconhecimento/incentivo e fidelização, onde as vendas realizadas pelos vendedores de rede são transformadas em pontos que podem ser trocados por milhares de prêmios de livre escolha.