A Noruega Ă© um destino perfeito para qualquer Ă©poca do ano e cada estaĂ§Ă£o tem os seus atrativos

Texto e fotos: Innovation Norway

A primavera Ă© uma Ă©poca especialmente mĂ¡gica no paĂ­s, quando as temperaturas começam a subir, o gelo acumulado durante o inverno passa a derreter, as Ă¡rvores e flores despertam e a natureza entra em festa. Os noruegueses tambĂ©m aproveitam para fazer atividades ao ar livre, curtindo cada momento de luz do sol.


Do fim de março atĂ© o fim de junho, Ă© possĂ­vel degustar as frutas e as hortaliças mais frescas que crescem na regiĂ£o, o que torna o perĂ­odo perfeito para as fĂ©rias dos amantes de gastronomia. Na regiĂ£o dos fiordes, sĂ£o famosas as plantações de macieiras e os turistas podem visitar pequenas fazendas locais e degustar um delicioso suco de maĂ§Ă£ feito na hora. As geleias feitas com as frutas vermelhas do sul da Noruega tambĂ©m sĂ£o imperdĂ­veis. Nas maiores cidades como Oslo ou Bergen, os restaurantes mais renomados tambĂ©m sĂ£o inspirados pela estaĂ§Ă£o e oferecem cardĂ¡pios especiais. A primavera tambĂ©m Ă© o momento perfeito para explorar a natureza, o grande atrativo turĂ­stico da Noruega. O sol que passa a nascer mais cedo e se por mais tarde, cria o ambiente ideal para atividades ao ar livre, sejam elas um passeio de barco pelos fiordes ou uma escalada em geleira. As trilhas tambĂ©m sĂ£o muito populares no destino, que oferece mirantes incrĂ­veis nas montanhas como a Pulpit Rock ou a Trolltunga. Com as temperaturas mais altas e o degelo, voltam Ă  vida vĂ¡rias cachoeiras e quedas d’Ă¡gua, que sĂ£o belĂ­ssimas para observaĂ§Ă£o ou para atividades como rafting e caiaque.


Em junho, acontece no norte da Noruega o fenĂ´meno do sol da meia-noite, que pode ser uma experiĂªncia incrĂ­vel de viagem. A dica Ă© visitar o Cabo Norte, que como o prĂ³prio nome sugere, Ă© o ponto mais ao norte da Europa, onde Ă© possĂ­vel ver o sol quase encostando no horizonte e voltando a subir na madrugada. Durante este perĂ­odo acontecem diversas festividades e eventos no local, como campeonatos de golfe ou a icĂ´nica Maratona do Sol da Meia-Noite na cidade de Tromsø. Muitos festivais culturais, competições esportivas e eventos gastronĂ´micos ocorrem por toda a Noruega durante a primavera, por isso sempre vale a pena conferir o calendĂ¡rio de eventos antes da viagem. Mas uma das festividades mais importantes acontece no dia 17 de maio, conhecido como o Dia Nacional da Noruega, quando os noruegueses vĂ£o para as ruas para desfilar e celebrar suas tradições.