Sistema online de antecipação de faturas utiliza  inteligência artificial para oferecer capital de giro rápido e superar dificuldades de acesso a crédito típicas do setor de plástico no Brasil

Texto e fotos: Well

A WEEL, primeira fintech de antecipação de recebíveis através de plataforma online, será um dos destaques da feira Plástico Brasil 2019, evento que reúne os principais integrantes da cadeia de produção e transformação do plástico no País. Ao lado de fornecedores de máquinas, insumos e matérias-primas, a WEEL irá mostrar ao setor uma nova modalidade de antecipação de recebíveis online que pode ajudar a indústria plástica a superar sua dificuldade crônica de acesso a capital de giro e de investimento na produção.


A plataforma WEEL é intuitiva e pode ser acessada pelo site da WEEL ou através dos principais sistemas de gestão (ERP) utilizados no Brasil. Nela, o fabricante cadastra todas as suas notas fiscais eletrônicas com prazos futuros a receber em uma planilha virtual que fica à disposição do gestor. A partir desse simples registro, o usuário obtém em poucos minutos uma cotação individual para cada uma dessas notas, podendo convertê-las, com alguns cliques, em capital de giro imediato para ser usado em necessidades pontuais, como a compra de um lote de polímeros, a manutenção de uma extrusora ou a encomenda de um novo molde. De acordo com Simcha Neumark, CEO e fundador da WEEL, a assimetria entre os longos prazos para receber suas faturas e a necessidade de quitar despesas à vista ou em prazos mais curtos é um dos grandes problemas do setor plástico que os bancos tradicionais não resolvem, devido a uma oferta de capital muito pouco amigável para a maioria das empresas. Pelos dados da Abiplast, 94% das empresas do setor de plástico no Brasil têm menos de 100 funcionários e 78% contam com menos de 20 colaboradores. "Estas expressivas parcelas são as que têm mais dificuldades de comprovar patrimônio e apresentar a batelada de documentos que os bancos exigem para liberar crédito", afirma o executivo.
Simcha Neumark menciona ainda um estudo recente da WEEL mostrando que o prazo médio de recebimento de uma fatura no Brasil é de 21 dias, subindo para 41 quando a empresa faturada (o sacado) figura entre os maiores compradores.  Em casos extremos, mostra o estudo, um industrial pode levar até 172 dias para converter em capital o produto já entregue. "Para a indústria plástica em particular, há uma grande vantagem em adiantar essas receitas, uma vez que os seus principais fornecedores de matéria-prima e equipamentos exigem pagamento em prazos menores do que os que a indústria necessita conceder para os clientes do setor". O executivo acrescenta que diversos clientes da WEEL do setor plástico vêm se valendo da antecipação de capitais para exercer o poder de compras à vista ou para aumentar o valor de seus pedidos. Com isto, explica ele, estas empresas obtêm descontos junto aos fornecedores que podem ultrapassar os 10% no valor de aquisição de seus insumos.
Durante a Plástico Brasil 2019, a WEEL manterá uma equipe de consultores em seu estande para apresentar o modelo aos participantes do evento e para exibir exemplos de como os fabricantes primários e transformadores podem se beneficiar dessa operação financeira.  Além de empresários do plástico, a WEEL atenderá também os fabricantes de máquinas presentes na Plástico Brasil.