O Grande Prêmio da Austrália será realizado no circuito de rua de Albert Park, em Melbourne, mas é um pouco incomum

Texto e fotos: Pirelli

Ao invés de ter característica mais travada como as pistas de Mônaco e Singapura, o traçado australiano tem ritmo mais acelerado com várias curvas rápidas.


A Pirelli nomeou os compostos C2, C3 e C4 como as opções dura, média e macia, respectivamente, sob as regras mais simples deste ano em relação aos pneus com apenas três cores, branca, amarela e vermelha, em cada GP.


Características da pista
  • Sendo um circuito de rua, a pista é particularmente verde e escorregadia no início do fim de semana contando ainda com ondulações o que complica ainda mais a questão da aderência.
  • Não existem muitas curvas longas, o que significa que não é sempre fácil trazer os pneus até a temperatura ideal.
  • A estratégia de uma parada foi a escolha vencedora no ano passado sendo utilizada pela maioria dos pilotos. Nós precisamos ver as taxas de degradação após os treinos livres, mas é provável que este cenário aconteça novamente este ano.
  • Há uma alta probabilidade do carro de segurança entrar em ação em Melbourne, o que pode afetar a estratégia: esta é uma das razões pelas quais largar na primeira posição não é algo tão crucial na Austrália, como pode ser em outras corridas. O pole só venceu a corrida uma vez nos últimos cinco anos.
  • O clima é muitas vezes instável, ajudando a tornar Melbourne uma das mais imprevisíveis corridas do ano. Previsões até o momento mostram que o fim de semana será nublado, mas seco.
  • Boa tração é a chave para um tempo rápido a fim de obter boas saídas de curvas que levam paras as curtas retas que caracterizam a pista.
Mario Isola, gerente mundial de motorsport da Pirelli - "Nossas nomeações dura, média e macia, C2, C3 e C4, respectivamente, deste ano, são equivalentes aos compostos médio, macio e ultramacio de 2018. Isto deve permitir aos pilotos acelerar ao máximo desde o início até o final de cada parte da corrida. Depois de um teste muito produtivo em Barcelona, nos sentimos satisfeitos que a gama de pneus de 2019 está em curso para atingir nossos objetivos de combinar desempenho com durabilidade. Claro, existem ainda alguns aspectos, tais como a degradação ao longo da corrida, o que só será revelado após os treinos livres na Austrália. Uma outra consideração importante será ver como as novas regras aerodinâmicas estão funcionando e se isso resultará em mais ultrapassagens, o que é difícil de avaliar durante testes”.

Pneus selecionados até o momento