RegiĂ£o portuguesa Ă© destino para todas as idades e ocasiões

Texto e fotos: Alentejo

O Alentejo Ă© a regiĂ£o mais autĂªntica de Portugal, com um extenso territĂ³rio cheio de possibilidades para os viajantes. HĂ¡ grandes propriedades vinĂ­colas, produtoras de alguns dos melhores vinhos da atualidade, diversos castelos medievais com vistas maravilhosas para os arredores, vilarejos charmosos com ruelas de pedra e casinhas brancas, e isso Ă© sĂ³ o começo.


As paisagens e hotĂ©is podem ser extremamente romĂ¢nticos. Por isso, uma viagem ao Alentejo combina perfeitamente com um momento especial a dois, como a comemoraĂ§Ă£o de um aniversĂ¡rio de namoro, um pedido de casamento ou lua de mel.


O casal pode aproveitar, por exemplo, e se hospedar em hotĂ©is pra lĂ¡ de charmosos, como o Torre de Palma, em Monforte, com quartos elegantes, um delicioso restaurante e vinhos incrĂ­veis, o M’AR De AR Aqueduto, que fica no coraĂ§Ă£o do centro histĂ³rico de Évora e foi instalado em um antigo edifĂ­cio quinhentista totalmente adaptado, ou a Herdade de SĂ£o Lourenço do Barrocal, nos arredores de Monsaraz, em que Ă© possĂ­vel reservar uma casa inteira, desfrutando de muita privacidade e tranquilidade. O vilarejo de Monsaraz pede um passeio a dois, jĂ¡ tendo sido eleito pela imprensa norte-americana como um dos melhores destinos do mundo para lua de mel.


Mas o Alentejo tambĂ©m combina com as fases mais aventureiras da vida, em fĂ©rias programadas para estar mais perto da natureza. A regiĂ£o Ă© repleta de lagos, como o Alqueva, onde Ă© possĂ­vel praticar canoagem e stand-up paddle, trilhas para caminhadas e passeios de bicicleta e campos onde se pode fazer piqueniques.


Outro bom momento para visitar o destino Ă© no inverno brasileiro, durante as fĂ©rias de julho. Quem nĂ£o gosta de baixas temperaturas encontrarĂ¡ conforto nas praias alentejanas, com suas areias douradas e falĂ©sias ao redor, ou nas encantadoras praias fluviais que se espalham pelos diversos lagos.


Aqueles que jĂ¡ estĂ£o no estĂ¡gio de planejar fĂ©rias em famĂ­lia tambĂ©m irĂ£o adorar o Alentejo, uma regiĂ£o com castelos que vĂ£o despertar a imaginaĂ§Ă£o dos pequenos que sonham com cavaleiros e princesas, passeios de tuk tuk em Évora, muitas Ă¡reas verdes para brincar e inesquecĂ­veis voos de balĂ£o.


Seja qual for o momento, uma viagem ao Alentejo serĂ¡ incrĂ­vel, pois o destino tem muito a oferecer e encanta turistas de todas as idades, em qualquer Ă©poca do ano.