• Symbioz: um carro autônomo, conectado e elétrico, que representa a visão da Renault sobre o automóvel em 2030;
  • Kwid Outsider e Captur Bose chegam no primeiro semestre de 2019;
  • Renault comemora 20 anos de produção no Brasil com participação de mercado recorde no país.
Texto e fotos: Renault

A mobilidade elétrica, zero emissão de poluentes no uso, é o destaque da Renault no Salão do Automóvel de São Paulo. Pioneira e líder na venda de veículos elétricos na Europa, a marca agora começa a vender o Zoe ao público final a partir de 6 de novembro.  Até então, o veículo era comercializado no Brasil somente para empresas em projetos envolvendo a mobilidade zero emissão. O cliente que se interessar pode fazer a reserva no site, no estande da marca no Salão do Automóvel ou nas concessionárias Sinal, em São Paulo, e Globo, em Curitiba.


O compacto Zoe, o elétrico mais vendido da Europa, começa a ser vendido no dia 6 de novembro no Brasil pelo site www.eletricos.renault.com.br. O modelo chega na versão Intense, com preço sugerido de R$ 149.990. Duas concessionárias, a Sinal, em São Paulo, e a Globo, em Curitiba, terão carros para test-drive logo após o Salão do Automóvel e venderão o Zoe. O Zoe possui autonomia superior a 300 quilômetros (ciclo WLTP), graças à bateria Z.E. 40. Plugado em uma corrente trifásica de 22 kW, o veículo leva apenas 1h40 para chegar 80% de sua carga total.


A bateria Z.E. 40 foi desenvolvida com base em uma importante inovação: o aumento da densidade energética por meio do aumento da capacidade de armazenagem da bateria, mantendo o tamanho, solução mais avançada para também para respeitar a limitação em relação ao aumento de peso. O Zoe possui um motor de alta eficiência energética e uma gestão eletrônica otimizada da bateria, limitando o consumo elétrico do veículo na utilização, ao mesmo tempo em que mantém a potência. Lançado no início de 2015, o R90 é um motor 100% Renault.


Para a Renault, a mobilidade do futuro é autônoma, conectada e elétrica. O conceito Symbioz é a representação máxima dessa visão, que joga luz na sociedade de 2030, que demandará mais integração no seu ecossistema. Por isso, o conceito vislumbra como seria o carro enquanto extensão do lar, explorando a simbiose entre a pessoa e sua vida como um todo.


Com início de vendas previsto para o primeiro semestre de 2019, o Kwid também será oferecido na versão Outsider, ampliando a gama do SUV dos compactos. A nova versão se diferencia por itens estéticos, como barras de teto, faixas laterais, skis (frontal e traseiro), molduras dos faróis de neblina e adesivo “Outsider”, entre outros itens.