A Ford apresenta grandes novidades no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2018, com lançamentos, conceitos e “show cars” que dão sequência à renovação da linha de produtos da marca e apontam suas futuras tendências

Texto e fotos: Ford

Seu estande, montado em formato de galeria de arte com o tema Ford Design Hall, também será palco de várias interações com o público durante o evento, de 8 a 18 de novembro no São Paulo Expo.


O Edge ST 2019, o primeiro a trazer ao Brasil a grife “Sport Technologies” de veículos de alto desempenho da marca. Ele estreia no Salão do Automóvel, onde terá início a sua pré-venda para proprietários de veículos Ford, sendo logo depois estendida para os demais consumidores.
O SUV grande da Ford é conhecido pelo conforto e alto nível de equipamentos e com a nova versão ST ganha um novo patamar de esportividade e tecnologia. Além de trazer estilo mais moderno e motor 2.7 V6 Biturbo EcoBoost de 335 cv, ele inova nas tecnologias de assistência ao motorista, na segurança e na conectividade.


O novo Edge é o primeiro SUV da Ford no mundo a receber o selo ST da Ford Performance – divisão de carros de alto desempenho da marca. Ele é equipado com o motor 2.7 V6 Biturbo EcoBoost com 335 cv e torque de 534 Nm. Tem câmbio automático de oito marchas com seletor rotativo E-Shifter, tração nas quatro rodas sob demanda com controle inteligente e suspensão com tunagem esportiva. Outra novidade é o modo de condução Sport, que oferece uma resposta mais agressiva na aceleração, nas trocas e reduções, acompanhada de um ronco mais potente.


O design do SUV foi modernizado, com novo capô, faróis de LED e elementos exclusivos, incluindo ampla grade dianteira, saias laterais, saídas duplas de escape e rodas de 21 polegadas. Na cabine, há detalhes de acabamento diferenciados no volante, nas soleiras e no console central, que abriga o novo selector rotativo de câmbio. Os bancos exclusivos com acabamento em couro e camurça oferecem ótima retenção para o motorista.


O EcoSport passou recentemente por uma grande renovação de conteúdo, com a introdução do motor 1.5 Ti-VCT de três cilindros, da nova transmissão automática e da central multimídia SYNC 3, entre outros equipamentos. A Ford revela, agora, qual será o próximo passo para completar a transformação do SUV: o lançamento de uma versão sem o estepe na traseira. O protótipo do futuro modelo é uma das atrações que a marca apresenta no Salão do Automóvel 2018.


A mudança estética virá acompanhada de uma inovação tecnológica. O modelo será o primeiro da categoria a adotar o “Run Flat Tire”, pneu com características construtivas diferenciadas capaz de rodar mesmo com pressão zero por 80 km à velocidade de até 80 km/h. Já adotado como padrão por vários carros de luxo, esse tipo de pneu se destaca pelas laterais de paredes reforçadas que podem suportar o peso do carro mesmo vazio. Assim, torna-se dispensável o estepe.


O modelo estará disponível no Salão do Automóvel e será introduzido na versão Titanium, que tem um perfil mais urbano. Entre outros equipamentos, ele tem teto solar elétrico, central multimídia SYNC 3 com tela de 8”, sensor de ponto cego, acesso inteligente, partida sem chave, sensor de chuva, faróis de xênon, bancos de couro e rodas de liga leve de 17”.


A Ford apresenta no Salão do Automóvel 2018 o mais novo lançamento da sua linha global de SUVs: o Territory. O utilitário esportivo médio, desenvolvido na China junto com sua parceira Jiangling Motors Corporation (JMC) para os mercados emergentes, tem lançamento programado para o início de 2019 no gigante asiático e é exibido aqui para testar a receptividade do público brasileiro.


Espaçoso e sofisticado, o Territory combina design moderno e tecnologias avançadas de motorização, conforto, segurança e infotenimento a bordo para atender as exigências dos novos consumidores desse segmento que vem crescendo em todo o mundo. Ele vai oferecer no mercado chinês três opções de motor: a gasolina, um híbrido com motor de ciclo Miller, também chamado de cinco tempos, e um híbrido plug-in (que pode ser recarregado na rede elétrica).


O DNA de engenharia da Ford pode ser visto em todos os sistemas do veículo, como os ajustes da suspensão e direção, para oferecer excepcional conforto e refinamento. O estilo do Territory é robusto e inovador, combinando elementos do design global da Ford. A frente é marcada pela ampla grade, que destaca a sua postura sólida, ladeada por faróis e luzes diurnas de LED de formato exclusivo. A traseira exibe fortes linhas horizontais e uma placa protetora inferior com elementos gráficos. A paleta de cores moderna com detalhes de acabamento contrastante ajuda a realçar o volume e profundidade da carroceria.


O Ka Urban Warrior dá uma roupagem mais versátil ao Ka Sedan, subvertendo a imagem de carro familiar comportado. Com visual mais robusto e suspensão elevada, ele ganha mais facilidade para enfrentar os desafios da cidade, como asfalto irregular e alagamentos. O conceito tem faróis com máscara negra, molduras das caixas de roda e das portas na cor preta e grade dianteira cinza. As rodas de liga leve de 15 polegadas seguem a mesma linha, em cinza perolizado. O nome Ka Urban Warrior (”Guerreiro Urbano”) remete à sua proposta de carro com perfil diferenciado para uso na cidade.


Além de central multimídia SYNC 3 com tela capacitiva de 6,5 polegadas, vem equipado com controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, seis airbags, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro e interior com bancos de couro. O seu desempenho é garantido pelo novo motor 1.5 Ti-VCT de 136 cv, com câmbio automático de seis velocidades.


A Ranger Storm é um conceito que destaca a vocação off-road da picape, com um design arrojado e exclusivo em duas cores e elementos visuais que imprimem robustez e musculatura. Ela vem com alargadores de para-lama, rack de teto com iluminação em LED, snorkel, capota marítima, santantônio com trilhos integrados, estribos laterais tipo plataforma, para-choques off-road e ganchos de reboque. Sua grade dianteira preta com o nome Storm em letras grandes é inspirada em elementos da F-150 Raptor e do EcoSport Storm. Ao lado do nome, dois frisos prata em formato de C simulam garras. No capô, duas faixas com grafismos reforçam o seu dinamismo. Os faróis embutem luzes diurnas de LED.


O para-choque incorpora faróis duplos de neblina, com molduras que replicam a treliça do tipo colmeia da grade central. Na parte inferior ele traz um aplique de cor prata com dois ganchos para reboque, de perfil quadrado e robusto. A carroceria pintada na cor vermelho Toscana tem molduras pretas contrastantes nos para-choques, laterais e caixas de rodas. A tampa traseira da picape é toda escura, com um grande logotipo Storm em prata e a inscrição “4x4 Off Road”. As rodas de liga leve de 17 polegadas, maçanetas, retrovisores, protetor de caçamba e snorkel também são pretos. Os para-lamas traseiros são decorados com grafismos e a inscrição “4x4 Off Road”. O santantônio tem um desenho exclusivo que se conecta com o rack de teto. Os pneus Pirelli MTR Scorpion 285/70 R17 reforçam o caráter off-road da picape.


A Ranger Black Concept é uma picape de perfil sofisticado e moderno, voltada para o público urbano, inspirada no modelo lançado originalmente pela Ford na Ásia e depois copiado em todo o mundo, inclusive por competidores. Como diz o nome, ela tem como tema dominante a cor preta, presente na carroceria, rodas, retrovisores, maçanetas e estribos elétricos, além de faróis com máscara negra. Alargadores de paralama com piscas amarelos incorporados na dianteira tornam o seu visual mais robusto.


A grade dianteira exibe o nome Ranger gravado no friso superior e um emblema da Ford de estilo vintage no centro – aplicado também na tampa traseira. O para-choque incorpora os faróis de neblina do tipo canhão e uma grade inferior com aletas horizontais. Além dos suportes dos retrovisores e maçanetas com desenho exclusivo, outros detalhes que destacam o apuro técnico do conceito são os apliques parafusados na grade dianteira e nas saídas de ar laterais.


A picape tem também santantônio estilizado com proteção lateral da caçamba, protetor e iluminação na caçamba e rodas de liga leve de 18” com pneus 265/60 R18 All Season. Na cabine, traz bancos de couro com ajuste elétrico em oito posições para o motorista, ar-condicionado automático digital com dupla zona, acendimento automático dos faróis, retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva e compartimento climatizado no console.


O Fusion Energi 2019 combina dois motores – um 2.0 Atkinson a gasolina e outro elétrico, com potência combinada de 190 cv –, e por ser plug-in permite que a bateria também seja recarregada na tomada. Sua principal novidade é uma bateria de íons de lítio refrigerada a ar, de 9,0 kW/h, que aumenta em cerca de 20% a autonomia no modo elétrico em relação ao modelo anterior, ampliando a versatilidade de uso do veículo.


A linha Fusion foi a primeira da Ford no mundo a oferecer o CoPiloto 360, um pacote de tecnologias que inclui assistência autônoma de frenagem, monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, alerta de permanência em faixa, câmera de ré e farol alto automático. O veículo também tem piloto automático adaptativo com “stop and go”, central multimídia SYNC 3 e todos os demais itens de conforto e conveniência já conhecidos da linha Fusion no Brasil. Como, por exemplo, ar-condicionado digital automático de dupla zona, acesso e partida sem chave, sistema de som premium e bancos de couro com ajuste elétrico em 10 posições para o motorista com sistema de refrigeração e aquecimento.


O Fusion Hybrid vendido no Brasil, também presente no salão, oferece o mesmo padrão de equipamentos sem a opção de recarga na rede elétrica.


Considerada a picape mais forte, robusta e inteligente já produzida pela Ford, a F-150 Raptor reforça a tradição mundial da marca nesse segmento. Sua criação foi inspirada nas corridas do deserto mais famosas e desafiadoras do mundo. Produzida com carroceria de liga de alumínio de nível militar de alta resistência, a F-150 Raptor tem motor V6 3.5 EcoBoost biturbo de 450 cv, com impressionantes 70,46 kgfm de torque a 3.500 rpm e transmissão automática de 10 velocidades. Seu sistema de tração 4x4 tem transferência de torque sob demanda, com quatro opções de tração (2H, 4A, 4H e 4L), preparadas para todo tipo de terreno e bloqueio eletrônico de diferencial. Possui também assistência de engate de reboque, que torna as manobras de estacionamento com trailers muito mais fáceis.


Ela tem suspensão dianteira independente com amortecedores Fox de alto rendimento e ajuste variável, rodas de alumínio forjado de 17” e pneus 315/70 R17 BFGoodrich All-Terrain, de uso misto. Outra exclusividade da picape são os seis modos de condução que ajustam automaticamente seus parâmetros para rodagem normal, esportiva, na chuva/neve, na lama/areia, em pedra e estilo baja. Na linha 2019, F-150 Raptor 2019 introduziu como novidade o Trail Control, que funciona como um controle de cruzeiro quando se dirige em terrenos fora de estrada. Conta também com a tecnologia Auto Start/Stop que desliga o motor ao parar em ponto morto para economizar combustível, religando-o imediatamente quando se tira o pé do freio. O sistema inteligente reconhece quando a picape está tracionando reboque ou em modo 4x4 e interrompe seu funcionamento.


Como itens de tecnologia, tem SYNC 3 com tela de 8”, sistema de som premium B&O Play, câmera 360 graus, piloto automático adaptativo, sistema de pré-colisão com detecção de pedestres, controle de curvas e sistema de permanência em faixa.


A Ford apresenta um acessório inovador, desenvolvido para ajudar na movimentação de cadeirantes nas ruas: o Tapete de Acessibilidade. Ainda em fase de protótipo, a novidade faz parte das pesquisas da Ford na área da mobilidade, que vão além do desenvolvimento de veículos para melhorar o transporte e a qualidade de vida das pessoas. O acessório transforma o tapete do porta-malas do EcoSport em uma ferramenta móvel. Ele pode ser dobrado e encaixado atrás da cadeira de rodas e usado quando necessário para a transposição de guias e desníveis no caminho. Quando aberto, o tapete automaticamente fica rígido, permitindo que a cadeira deslize até o local de acesso. Feito de materiais selecionados, como alumínio aeronáutico e revestimento de EVA, ele é leve e tem capacidade de suportar até 250 kg.


Além disso, o tapete é equipado com sensores e um microprocessador que envia sinais via Bluetooth para um aplicativo no smartphone do cadeirante toda vez que é usado. Assim, poderá ser usado na criação de um banco de dados, mapeando os pontos da cidade que requerem atenção para o avanço da acessibilidade. O projeto foi desenvolvido pela Ford em parceria com a agência GTB e o estúdio Code. Ele segue o mesmo conceito do Boné Alerta, protótipo desenvolvido pela Ford junto com a GBT no ano passado que alerta o caminhoneiro quando é hora de fazer uma pausa para não dormir no volante.


O Mustang de nova geração, equipado com um arsenal tecnológico de respeito e cavalaria pesada sob o capô, tem lugar de destaque no estande. Os fãs poderão ver três Mustangs GT Premium, um deles em versão especial tunada de 1.000 cv.