Um sedĂ£ espaçoso, econĂ´mico, com muita tecnologia embarcada e preço na mĂ©dia dos concorrentes, ele chegou pra incomodar

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Nissan

Ah os sedĂ£s, o que seria dos carros de luxo se nĂ£o fossem os trĂªs volumes? Confesso que nĂ£o Ă© meu design preferido, adoro os esportivos, atĂ© aceito os Hatchs, mas Ă© inegĂ¡vel que o charme do clĂ¡ssico desenho definindo cada compartimento sempre deixa um sorriso no canto da boca de quem gosta de automĂ³veis bem desenhados e equilibrados.


Esse Ă© o caso do Nissan Sentra SL 2.0, que pude avaliar durante uma semana e descobrir que esse novo modelo traz tantas novidades e tecnologia que parece atĂ© de uma categoria muito superior. O carro tem um acabamento e uma preocupaĂ§Ă£o com os detalhes eletrĂ´nicos de dar inveja aos concorrentes, que sĂ£o, em alguns casos, absurdamente menos equipados que este.


Ele carrega no design aquela coisa meio japonesa, meio europĂ©ia, que arredonda os pontos mais agudos da carroceria com um leve toque de esportividade, rodas de liga leve, interior espaçoso, abertura das portas de quase 90º e uma Ă³tima posiĂ§Ă£o para dirigir, o Nissan Sentra SL 2.0 Ă© na verdade um carro com muitas virtudes e poucos defeitos.


Uma das grandes virtudes Ă© o conjunto mecĂ¢nico, o motor Ă© o MR20DE flexfuel de 2 litros, 4 cilindros, 16 vĂ¡lvulas (CVVTCS) com 140 cv e 20 kgfm, cĂ¢mbio XTRONIC CVT® de sete velocidades, suspensĂ£o com reforço na barra estabilizadora e melhora de rolamentos e amortecedores, a calibraĂ§Ă£o foi desenvolvida exclusivamente para o Brasil, o resultado Ă© um enorme conforto tanto para o motorista quanto para os passageiros.


Essas mudanças impactam tambĂ©m no modo como se dirige, o Nissan Sentra SL 2.0 Ă© um carro urbano com pique “estradeiro”, andando por SĂ£o Paulo a gente pode notar que ele tem um comportamento muito diferente de seus concorrentes diretos, a relaĂ§Ă£o entre eficiĂªncia e conforto Ă© bastante grande em vĂ¡rios itens, ele conta com banco elĂ©trico, ajuste da coluna da direĂ§Ă£o (altura e profundidade), chave-inteligente i-Key, todos os vidros elĂ©tricos, sensor de estacionamento traseiro, controle de traĂ§Ă£o e estabilidade, ar-condicionado de duas zonas automĂ¡tico e a indispensĂ¡vel cĂ¢mera de rĂ©.


Abastecido com Etanol, usei o Nissan Sentra SL 2.0 em todos os compromissos que tive na cidade, andando em ruas e avenidas de velocidades relativamente baixas ou parado em congestionamentos. O comportamento Ă© muito bom, a 40 km/h ele jĂ¡ estava em 4ª marcha e com rotações abaixo de 1.500 rpm, acima dessa velocidade a 5ª jĂ¡ entra em operaĂ§Ă£o e os giros continuam os mesmos, e isso significa muito, com dados do computador de bordo, fiz uma mĂ©dia de 8,1 km/l.


A parte boa Ă© encarar uma estrada com ele, o jeito “estradeiro” logo aparece quando entro na rodovia, desta vez vou para Itatiba, aproximadamente 95 km distante de SĂ£o Paulo, a cidade estĂ¡ se tornando um local de referencia em restaurantes japoneses fora da capital. Nascida BelĂ©m de JundiaĂ­ a cidade passou a se chamar Itatiba ("muita pedra" em tupi) no ano de 1877, ficou rica com o cafĂ©, atualmente abriga vĂ¡rias indĂºstrias de tecnologia e se orgulha do nome "Capital Brasileira do MĂ³vel Colonial".


O caminho pela rodovia dos Bandeirantes faz com que o Nissan Sentra SL 2.0 se sinta em casa, rapidamente atinge a mĂ¡xima de 120 km/h sem muito esforço ou sofrimento. EstĂ¡vamos em trĂªs pessoas no carro, ar-condicionado ligado e ele nem aĂ­ pra hora do Brasil, Ă© firme, seguro e muito confortĂ¡vel, tem uma novidade no sistema multimĂ­dia: o Nissan Multi-App que tem tela sensĂ­vel ao toque de 6.2 polegadas, Multi-App Store para baixar aplicativos como Waze, Spotify, TuneInRadio, WeatherChannel, Skype, conexĂ£o bluetooth™, leitor de DVD, acesso a internet, comando de voz e nĂ£o segue a tendĂªncia de muitas montadoras, o navegador por GPS continua fazendo parte do pacote e pode ser atualizado via internet.


Na ida nĂ£o acionei o Cruise Control, teste que faço sempre para acompanhar as reações do carro com relaĂ§Ă£o ao consumo e as suas atitudes na retomada de velocidade. No pedal a coisa foi muito boa, o Nissan Sentra SL 2.0 fez a excelente mĂ©dia de 11,6 km/l, com dados do computador de bordo, que Ă© uma marca impressionante para o tamanho da cavalaria e o prĂ³prio peso do carro.


Na volta a coisa jĂ¡ mudou um pouco de figura, aproveitando os itens de segurança que se orgulham de trĂªs sistemas: Monitoramento Inteligente de Ponto Cego (BSW), Alerta Inteligente de ColisĂ£o (FCW), Alerta Inteligente de TrĂ¡fego Cruzado Traseiro (RCTA), alĂ©m dos controles de traĂ§Ă£o e estabilidade (VDC) e o volante multifuncional Ă© onde se aciona Cruise Control. A viagem com o sistema automĂ¡tico Ă© tranquila, nĂ£o faz o carro subir de giro com muita afobaĂ§Ă£o, mas cobra um preço no consumo, diminui a autonomia quando ele tenta a manter a velocidade programada, nĂ£o Ă© nada espantoso, dĂ¡ pra usar numa boa.


Com dados do computador de bordo, a mĂ©dia de consumo na volta ficou em 10,3 km/l, menor que a ida porĂ©m mais tranqĂ¼ila em termos de manutenĂ§Ă£o de velocidade principalmente em rodovias com muitos radares. O Nissan Sentra SL 2.0 Ă© muito eficiente, se lembrar que estamos com um tremendo motorzĂ£o debaixo do capĂ´, atĂ© que ficou muito barato, inclusive pela suavidade na conduĂ§Ă£o e o silencio que ele mantĂ©m dentro da cabine.


O Nissan Sentra SL 2.0 jĂ¡ estĂ¡ nas concessionĂ¡rias com test drive para ser agendado, tem preço sugerido inicial de R$ 106.350, oferece ConsĂ³rcio Nissan, 3 anos de Garantia, 2 anos de Nissan Way Assistance, Revisões com o menor custo da categoria, 5 cores para escolher e um enorme problema, para os concorrentes.


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