Abertura da São Paulo International Wine & Cachaça Trade Fair contou com Aldo Rebelo, secretário da Casa Civil de São Paulo, e Francisco Jardim, secretário da Agricultura de São Paulo entre outros nomes importantes

Texto e fotos: São Paulo International Wine & Cachaça Trade Fair

Muito mais que uma feira de negócios, a São Paulo International Wine & Cachaça Trade Fair é um encontro dos norteadores do setor. Aldo Rebelo, secretário da Casa Civil de São Paulo, Francisco Jardim, secretário da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Bianca Colepicolo, secretária adjunta de Turismo do Estado de São Paulo, Orlando Melo de Castro, coordenador da APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), Múcio Carlos Lins Fernandes, presidente da Diretoria Executiva do IBRAC e  Eduardo Viotti, diretor e presidente da Market Press fizeram a abertura oficial  do evento. Em seus discursos mostraram a expectativa positiva para o crescimento do setor.

Gregorio Gutierrez, presidente da DIAGEO Brasil, e Zoraida Lobato, organizadora do evento
No primeiro dia de Congresso, muitos estabelecimentos aprenderam a guardar o vinho de forma correta e debateram a nova tendência de fornecer vinho em bags. Para os restaurantes, os bares e as cantinas essa proposta é uma forma atrativa de comércio, afinal instalada essa nova forma de consumo o cliente terá a liberdade de servir a própria taça. Essa aposta traz vantagens para o estabelecimento, já que prolonga a vida do vinho, e para o consumidor que poderá pagar mais barato pela taça.
O evento também conta outra novidade. A destilaria H. Weber relança a marca Primavera, que é um regaste às origens e uma homenagem histórica ao fundador Weber Haus. Gregorio Gutierrez. Nos vinhos, a importadora Hispania faz sucesso com seus produtos orgânicos.

Luciano Lopreto, diretor comercial da Vinícola Góes, apontou pontos importantes sobre os "Desafios Tributários para o Setor de Vinhos"
Os Congressos que fazem importante parte do conjunto de eventos, serão organizados pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), vinculada ao governo estadual do Estado de São Paulo e também pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC). Durante os três dias de evento, além das rodadas de negócios, os empresários poderão reciclar conhecimentos através de painéis e palestras.

Veja a programação

Data/Horário
Tema
Mediador
21/09 – 13h00
Reunião Câmara Setorial da Uva e Vinho
Produtores –sindicato e associações comerciais e prefeituras de São Paulo
21/09 - 14h
Cases de Sucesso – Vitivinicultura de Altitude em Santa Catarina: inovação e empreendedorismo

Emílio Brighenti (EPAGRI/São Joaquim-SC)
21/09 – 15h
Cases de Sucesso – Vinícola Guaspari: novo paradigma da vitivinicultura paulista
Fabrizia F. GennariZucherato (Vinícola Guaspari)
21/09 – 16h
Bebidas Alcoólicas no Brasil: Oportunidades e Tendências na Cachaça
Angelica Salado | EuromonitorInternational
21/09 – 17h
Cachaça: História, Cultura e prazer do Brasil
Gilberto Freyre
21/09 – 18h
Comercialização de Vinhos no Varejo Nacional

João Paulo Cruz de Sousa (gestor de vinhos do grupo GPA/São Paulo)

21/09 – 19h00
Mesa Redonda: A Cachaça à Mesa - Quebrando Paradigmas
Mediador: João Almeida Convidados: Renato Frascino, Bruno Videira, Maurício Maia, Isadora Fornari

Serviço
São Paulo International Wine & Cachaça Trade Fair
Data: 19 a 21 de setembro
Local: Pavilhão Anhembi