Iniciativa é parte de uma das principais premissas da marca: construir carros cada vez melhores

Texto e fotos: Toyota

No fim de agosto, a Toyota lançará a quinta parte do projeto 5 Continents Drive na África, o quarto continente a ser visitado pelo projeto. Após a Austrália em 2014, as Américas em 2015 e 2016 e a Europa em 2017, os membros da iniciativa seguirão para a África neste ano, continente com a segunda maior área superficial e população no mundo.


Desta vez, membros da SUZUKI MOTOR CORPORATION, Hino Motors Ltd. e TOYOTA AUTO BODY Co., Ltd. também participarão da viagem. Ao vivenciar os climas, a cultura e as condições severas características que os veículos enfrentarão, o projeto buscará possibilitar uma melhor compreensão das necessidades dos clientes e considerar quais serão os carros mais adequados para a África de amanhã.


O projeto 5 Continents Drive está sendo realizado pela TOYOTA GAZOO Racing, empresa do grupo Toyota focada nas ações relacionadas aos esportes de performance automobilística. As avaliações possibilitam que engenheiros e colaboradores da matriz da Toyota e suas filiais conheçam na prática as mais diversas condições de rodovias e pavimentações ao redor do mundo. A experiência adquirida após a rodagem possibilita uma série de estudos técnicos visando a produção de carros cada vez melhores.


O projeto considera os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 como um marco e realizará todos os esforços para continuar as suas atividades até o início deste grande evento.


Duração
A partir do final de agosto até o início de novembro.
Rota
Leste e sul da África - duas equipes: Tanzânia, Zimbabwe, Zâmbia, Botswana, Namíbia, Lesoto e África do Sul. As equipes formadas principalmente por colaboradores de distribuidores locais foram organizadas para dirigir também em outras regiões.
Distância
Aproximadamente 15.000 km serão percorridos.
Estradas
Vias interurbanas e de uso diário, estradas não pavimentadas, estradas montanhosas de maior altitude, safáris, desertos e outros tipos de estradas africanas características.
Veículos
Foco em veículos 4WD, como o "Land Cruiser," "Hilux," e "Fortuner."
Membros da Equipe
Uma equipe combinada de cerca de 80 colaboradores da Toyota junto com participantes da SUZUKI MOTOR CORPORATION, Hino Motors Ltd. e TOYOTA AUTO BODY Co., Ltd.

Mensagem de Akio Toyoda (Presidente da Toyota Motor Corporation)
Nosso Projeto 5 Continentes Drive originou-se da ideia de que, "para fabricar carros cada vez melhores, precisamos compreender melhor as estradas do mundo".
Desde o início do projeto, em 2014, 480 colaboradores percorreram 89.000 quilômetros ao longo de 350 dias em três continentes: Austrália, Américas (do Norte e do Sul) e Europa.
Os membros da equipe do Projeto 5 Continents Drive deixaram seu trabalho habitual para trás e, assumindo os volantes, “comunicaram-se” com diversas estradas, com diferentes características, ao redor do mundo. Em certas ocasiões, estas estradas estavam localizadas em ambientes naturais severos.
Então, os participantes retornaram aos seus locais de trabalho com uma vasta quantidade de conhecimento recém-adquirido do mundo real, continuando a buscar respostas para a pergunta: "Como podemos produzir carros cada vez melhores que coloquem sorrisos nos rostos dos nossos clientes?”
Neste ano, encararemos os desafios impostos pelas estradas africanas. Já pude sentir antes, ao dirigir pela África, que os carros não são apenas um meio de transporte; em vez disso, são indispensáveis para possibilitar que as pessoas cuidem de suas rotinas diárias e também protejam suas vidas. Qual tipo de veículo as pessoas realmente desejam? Qual tipo de felicidade os carros proporcionam?
Todos os dias, ao passo que direcionam seu foco aos veículos e às estradas da África, os membros da equipe considerarão de que maneiras, e até que ponto, os carros são necessários. Tenho grandes expectativas de que eles descobrirão em primeira mão o poder que esses carros possuem e voltarão para casa com novas descobertas sobre como criar carros cada vez melhores.
Para esta etapa do 5 Continents Drive, desejamos boas-vindas aos membros da Suzuki, Hino e Toyota Auto Body para que dirijam conosco pelo continente africano. Cada empresa possui seu âmbito de especialidade, desenvolvido ao longo de muitos anos. Conduzindo pelas mesmas estradas e enfrentando as dificuldades como uma equipe unida, conseguiremos descobrir coisas novas uns sobre os outros, e acredito que isso permitirá que compreendamos melhor as estradas da África.
Quero criar carros cada vez melhores. Quero garantir que os carros proporcionem diversão e sejam adorados. Meu desejo é que os membros que compartilham essas ambições aprendam bastante com as estradas africanas e retornem sãos e salvos.
Fico empolgado ao pensar que, em seguida, prosseguiremos juntos no objetivo de criar carros cada vez melhores.

Etapas Anteriores do 5 Continents Drive
Ano
Continente
Distância
Duração
Características
2014
Austrália
- 20.000 km
72 dias
Desertos, estradas mal conservadas e outros terrenos acidentados foram percorridos em uma região que reúne uma variedade de estradas existentes em todo o mundo.
2015
Américas
(América do Norte)
- 28.000 km
109 dias
A etapa da América do Norte foi dividida em duas estações, verão e inverno: O Vale da Morte e outras regiões de calor intenso foram enfrentadas no verão, enquanto o Alasca e o leste do Canadá foram percorridos no inverno.
2016
Américas
(América Latina)
- 20.000 km
84 dias
Estradas de lama nos trópicos, montanhas a 5.640 metros de altitude, desertos e outras estradas foram percorridos.
2017
Europa
- 21.000 km
85 dias
No berço dos automóveis, os carros da Toyota foram comparados aos seus equivalentes europeus durante a busca para a melhora da coleta e da análise dos dados de condução. A etapa foi dividida em duas estações, verão e inverno, e os carros participantes percorreram estradas e embarcaram em viagens de longa distância.