O mais novo pertence ao Lamborghini Aventador SVJ, com a ajuda dos pneus Pirelli P Zero

Texto e fotos: Pirelli

Há um novo recorde estabelecido na pista de Nürburgring Nordschleife registrado pela Pirelli, continuando uma sequência iniciada em 2010. Nos últimos oito anos foram alcançados oito recordes no 'Inferno verde', como o circuito é conhecido, de carros equipados com pneus Pirelli P Zero. Especificamente, o P Zero Trofeo R: um pneu de competição que é, no entanto, também homologado para utilização em estrada.


O mais recente recorde foi estabelecido pelo Lamborghini Aventador SVJ, que alcançou outra marca na histórica pista alemã: uma volta de 6m44.97s. Para a Lamborghini, este é o segundo recorde estabelecido nos últimos três anos: um registro destacado de realização que começou com o Aventador LP-750-4 SV, que estabeleceu uma marca abaixo da barreira de sete minutos, seguido pelo Huracán Performante (cuja marca se manteve até setembro de 2017) e agora o Aventador SVJ.
A mais nova versão do Lamborghini equipado com motor V12 será entregue aos clientes com pneus Pirelli P Zero Corsa como equipamento original, considerando que os pneus P Zero Trofeo R, usados para a quebra do recorde, estarão disponíveis como equipamento opcional. Ambos foram desenvolvidos em novas versões específicas para o Aventador SVJ, como resultado da estreita colaboração entre os engenheiros da Lamborghini e da Pirelli, que têm sido capazes de maximizar o desempenho, adaptando as características dos pneus para as do carro.
O tempo de volta no circuito de Nardo, na Itália, foi o grande destaque durante o processo de desenvolvimento. O Aventador SVJ e seus novos pneus P Zero Corsa foram capazes de ganhar cerca de dois segundos por volta em relação ao P Zero Corsa antigo, que equipava a versão anterior do Aventador SV. Para este novo Lamborghini, o principal desafio foi casar o produto com o sistema de tração das quatro rodas, assim como o sistema de direção nas quatro rodas. Os pneus também têm que garantir uma rotação consistente para distribuir de forma adequada o torque para não estressar o sistema de embreagem Haldex.
Nürburgring Nordschleife é amado por todos que são apaixonados por pilotar, bem como pelos principais fabricantes de automóveis do mundo, que usam os 20.6 km de extensão da pista para desenvolver seus modelos mais focados em desempenho. A Pirelli também usa o épico Nordschleife para afinar todas as versões diferentes de pneus P Zero, que chegaram agora a 1.028 homologações específicas, criadas de acordo com os pedidos dos fabricantes que querem garantir que seus carros são equipados com pneus capazes de complementar o desempenho de cada modelo. Isso significa que cada carro possui seu exclusivo pneu Pirelli P Zero, que pode ser distinguida com uma marcação específica no flanco do produto. Como, neste caso, a marca “L” para a Lamborghini.